.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1264

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



06/04/2017



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Programa CAPES de Duplo Diploma com Case Western Reserve University

Serão abertas em julho as inscrições para o novo programa de Duplo Diploma de Doutorado na área de Ciências e Engenharia de Polímeros e Coloides entre Case Western Reserve University (Department of Macromolecular Science and Engineering, CWRU, EUA,http://engineering.case.edu/emac/macro-capes) e uma dentre as seguintes instituições brasileiras:

• PUC-Rio (PEM - PPG em Engenharia Mecânica)
• UFRJ (TPQB - PPG de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos)
• UFSCar (PPGCEM - PPG em Ciência e Engenharia de Materiais)
• UFRGS (PPGQ - PPG em Química)

O Departamento de Ciência e Engenharia Macromolecular de CWRU é o líder nos Estados Unidos e um dos líderes mundiais na área de polímeros. Nesta parceria entre CWRU e algumas Instituições de liderança no Brasil, será oferecido um programa de Duplo Doutorado de excelência internacional onde serão exploradas as potencialidades de cada Instituição envolvida para fornecer ao aluno formação de alta qualidade, com possibilidade de atuação em diferentes setores da indústria e da academia. Ao final do curso o aluno receberá dois Diplomas de Doutorado, um da Universidade brasileira e outro de Case Western.

O programa admite alunos com Mestrado nas áreas de Engenharia, Física, Química, Ciência de Materiais, Matemática e afins e prevê que os alunos façam as disciplinas todas no Brasil no primeiro ano. No segundo e terceiro anos o aluno irá desenvolver pesquisa em CWRU (EUA) e retornará no último ano para o Brasil, onde defenderá a Tese. Os alunos aceitos receberão bolsa de estudo da CAPES. As disciplinas serão realizadas no Brasil, e a língua oficial e única do programa é o inglês.

Candidatos que já tenham título de doutorado não poderão participar do programa, assim como aqueles que já tenham recebido bolsa de doutorado de agência de fomento brasileira, seja na modalidade plena ou sanduíche, no Brasil ou no Exterior.

A inscrições serão realizadas entre 3 e 31 de julho de 2017, para início do curso em 28 de agosto de 2017. A documentação necessária, a ser fornecida exclusivamente em Inglês, é:

1. Formulário de inscrição de CWRU
2. Formulário com a indicação de PPG Brasileiros por ordem de preferência
3. Carta de intenção do candidato
4. Currículo Lattes do candidato
5. Três cartas de recomendação
6. Grau mínimo de 90 obtido no Exame TOEFL (obs: a inscrição será aceita sem o certificado do TOEFL, mas o aceite do aluno é condicional a apresentação do certificado até o dia 05 de agosto de 2017).

Os resultados serão divulgados até 14 de agosto de 2017.

Esta documentação tem que ser enviada diretamente para o coordenador do Programa em CWRU, através dos e-mails: joao.maia@case.edu e tac77@case.edu.

Mais informações podem ser obtidas neste link ou pelo e-mail: joao.maia@case.edu.


Fonte: Paulo Henrique Schneider (UFRGS)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Processo Seletivo de Bolsista de Pós-Doutorado (PNPD) na área de Química Analítica – PPGQ/UNIFAL-MG

O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) abriu inscrições no período de 03/04/2017 a 28/04/2017 para seleção (Edital 010/2017) de um Bolsista de Pós-Doutorado (Programa Nacional de Pós-doutoramento - PNPD) para atuar na área de Química Analítica em atividades de Pesquisa e Docência em uma das linhas de pesquisa do Programa (Bioanalítica; Desenvolvimento e Aplicação de Métodos Analíticos; Espectrometria; Preparo de Amostras; Separações).

Maiores informações poderão ser obtidas na homepage: http://www.unifal-mg.edu.br/ppgq/node/86 ou pelo email: pgquimica2010@gmail.com


Fonte: Jerusa S. Garcia (UNIFAL-MG)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299