.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1270

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



18/05/2017



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso em Química de Produtos Naturais - DQ/UFSCar

O Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos realizará concurso para a classe de Professor Adjunto - A, em regime de dedicação exclusiva, na subárea de Química de Produtos Naturais contemplando inovações e incrementos compatíveis com tendências mundiais [biossíntese, biologia molecular, ecologia química, prospecção e aplicações de natureza mimética (não aplicável a síntese de PN e Fitoquímica Clássica)].

As inscrições ocorrerão até 23/05/2017.

O Edital completo, com os temas das provas e demais detalhes, pode ser consultado no endereço eletrônico: http://www.concursos.ufscar.br.


Fonte: Moacir Rossi Forim (UFSCar)


2. Concurso público para provimento de um cargo de Professor Doutor - IFSC/USP

Estão abertas as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, no Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar do IFSC/USP, na área de Cristalografia de Minerais.

O concurso está aberto tanto para brasileiros quanto para candidatos estrangeiros sendo que as provas podaram ser em Inglês. Fico a disposição para maiores esclarecimentos

Mais informações


Fonte: Javier Ellena (IFSC-USP)


3. Concurso para professor substituto (Química Geral/Inorgânica) - UFSCar/Sorocaba

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso para professor substituto na UFSCar/Sorocaba na área de Química Geral/Inorgânica.

Detalhes: Campus: Sorocaba
Setor: Departamento de Física, Química e Matemática
Regime: 40H
Área: Química
Sub-área: Química Geral Teórica e Experimental e Química Inorgânica

Vagas: 1

Requisitos:
1) Licenciatura Plena em Química ou Bacharelado em Química;
2) Título de Mestre em Química ou Ciência dos Materiais ou Nanociência ou Nanotecnologia.

Edital nº 092/17


Fonte: Marystela Ferreira



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado - PPQUI-UFU

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia – PPQUI, faz saber que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Mestrado e do Doutorado, segundo semestre de 2017, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química, localizada no Campus Santa Mônica, Bloco 5I, piso superior, telefone (34) 3239-4385, de 05 a 07/06/2017, nesta cidade de Uberlândia.

A documentação para inscrição e o regulamento do processo seletivo poderão ser encontrados também no site www.cpgquimica.iq.ufu.br.


Fonte: Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz (UFU)


2. Processo seletivo de ingresso no Mestrado em Química Aplicada - UDESC

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no Mestrado em Química Aplicada da Universidado do Estado de Santa Catarina (UDESC) de Joinville/SC.

Período para inscrições: 05/05/2017 a 16/06/2017

Maiores informações


Fonte: Marcia Margarete Meier (UDESC)


3. Inscrições abertas para pós-graduação em Química pelo Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)

Candidatos podem se inscrever até 18 de junho. Aulas começam no segundo semestre

O Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para seu programa de pós-graduação (PPG-QUi) até o dia 18 de junho. São cinco vagas de Mestrado e cinco de Doutorado. O PPG-Qui conquistou o conceito 5 na última avaliação da CAPES e oferece as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides.

Para concorrer, é preciso primeiro se cadastrar no endereço http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/, para, em seguida, se inscrever de fato no PPG-Qui. O processo seletivo consiste em uma prova de inglês, uma prova de conhecimentos básicos em química (química analítica, química inorgânica, química orgânica e físico-química) e uma entrevista. As provas serão nos dias 04 e 05 de julho e o resultado final será divulgado no dia 07. As aulas começam dia 14 de agosto.

O edital completo com todos os detalhes referentes à documentação necessária, datas das provas, bibliografia, modelo de carta de recomendação e estrutura do projeto de pesquisa pode ser consultado neste link.


Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa do CTC/PUC-Rio)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. CNPq e Capes oferecem bolsas de doutorado na Alemanha

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançam edital para a concessão de bolsas de estudo para doutorado na Alemanha.

O objeto da chamada é formar docentes e pesquisadores de alto nível e consolidar a cooperação científica entre Brasil e Alemanha, em todas as áreas do conhecimento. São oferecidas 30 bolsas pelo CNPq, 30 pela Capes e 20 pelo DAAD para realização de doutorado sanduíche, doutorado pleno, ou de duplo doutorado no exterior.

O programa prevê ainda um curso de alemão, cuja duração será definida de acordo com o nível de proficiência dos candidatos no idioma, área de pesquisa na Alemanha e os pré-requisitos da universidade anfitriã. Além de gratuidade nas mensalidades, os selecionados receberão passagem aérea de ida e volta, auxílio-instalação, auxílio para aquisição de seguro-saúde e auxílio adicional caso morem em cidades consideradas de alto custo.

Para concorrer às bolsas, é preciso: ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país ter confirmação formal de orientação científica na Alemanha, apresentar o projeto de pesquisa científica (em dois idiomas "português e alemão" ou "português e inglês"), não ter recebido anteriormente bolsa das agências brasileiras para realização de estudos no mesmo nível pretendido, não ter o título de doutor, o Currículo Lattes deve estar atualizado até a data da inscrição, ter mestrado, entre outros.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo candidato, exclusivamente via internet por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas, até as 23h59min do dia 08 de junho de 2017, horário oficial de Brasília, mediante o preenchimento do formulário de proposta online, disponível em: http://carloschagas.cnpq.br.

Acesse aqui o edital e saiba mais.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299