.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1314

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/04/2018



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Mestrado e Doutorado no PPGQ-UnB

Aberto período de inscrições para seleção de mestrado e doutorado 2018/2 no PPGQ-UnB.

Mais informações


Fonte: Angelo Machado (UnB)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa FAPESP de Posdoc para trabalhar em armazenamento de Energia

O atual cenário energético e ambiental tem levado a sociedade a repensar novas fontes de energia, como alternativa aos combustíveis fósseis. Além disso, surge também a necessidade de novos modos de armazenamento energético. Neste contexto, enquadram-se os capacitores eletroquímicos (CE) e as baterias de ions metálicos (Li+ e Na+, por exemplo). No caso de CE, diferentemente das baterias, tais materiais retêm energia proveniente do carregamento eletrônico da dupla camada elétrica (eletrodo/solução) e, em alguns casos, de processos faradaicos rápidos, ou pseudocapacitivos. Outra divergência entre os CE e as baterias é a quantidade de energia armazenada (capacidade) e a potência média de cada dispositivo. Enquanto os capacitores possuem uma baixa capacidade e elevada potência; as baterias retêm uma expressiva capacidade, entretanto, com potências medianas.

No entanto, o advento da nanotecnologia viabilizou novos materiais eletródicos que flexibilizaram tais limites entre CE e baterias. Seja um capacitor eletroquímico de dupla camada elétrica, seja um pseudocapacitor ou um capacitor eletroquímico híbrido, o emprego de materiais nanoestruturados permitiu que tais dispositivos obtivessem desempenho energético próximo ao de baterias. Tal fato deve-se, não exclusivamente, à elevada superfície específica presente em materiais nanoestruturados.

No presente estudo, valendo-se de técnicas eletroquímicas, procurar-se-á explorar estes limites entre capacitores e baterias e entender as origens da capacitância e o comportamento eletroquímicos dos eletrodos que compõem o dispositivo. Desta forma, iremos produzir eletrodos com boas qualidades físicas e eletroquímicas e estudar sua performance em líquidos iônicos que vêm sendo desenvolvidos no grupo com ampla janela eletroquímica e boa propriedade de transporte.

Atualmente, o desafio das baterias de íon lítio é desenvolver sistemas com maior ciclabilidade e altas densidades de potência e energia. Enquanto os eletrodos negativos de carvão podem ter bom desempenho (alta ciclabilidade e alta densidade de carga reversível acima de 370 mAhg-1), o óxido de cobalto LiCoO2, que é o material eletroativo normalmente usado em eletrodos positivos, tem muitas desvantagens, como baixa carga específica prática (140 mAh g-1) e instabilidade térmica no estado carregado (oxidado).

A necessidade de baterias de íon-lítio de alta potência e densidade de energia acarreta um problema relacionado com a segurança, devido aos problemas relacionados ao uso de solventes orgânicos tipicamente empregados como eletrólitos. Sabe-se que os líquidos iônicos (LIs) podem ser utilizados como eletrólitos, devido ao fato de não serem inflamáveis e terem altas estabilidade térmica e eletroquímica, porém são necessários LIs com boas propriedades de transporte, que permitam a fácil difusão do lítio.

O candidato a esta bolsa deve ter expertise em técnicas eletroquímicas em geral e de caraterização física (SEM, TEM, especroscopias vibracionais, RX, ICP-OES, etc). O selecionado deverá conduzir experimentos de modo independente; auxiliar na orientação de alunos e em atividades do laboratório; e apresentar desenvoltura na redação de relatórios e artigos científicos, em inglês.

A bolsa tem duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. Os interessados devem enviar, até 30/04/18, os seguintes documentos para o e-mail rtorresi@iq.usp.br:
a) carta justificando o interesse na vaga;
b) curriculum vitae atualizado ou link para o CV Lattes;
c) Email e telefone de dois (2) pesquisadores para referências.


Fonte: Roberto M. Torresi (IQUSP)


2. Oportunidade – Bolsa de Doutorado FAPESP

O grupo do Prof. Caio Oliveira, no Instituto de Química da UNICAMP, dispõe de duas bolsas de doutorado direto (DD) da FAPESP vinculadas ao auxílio Jovem Pesquisador "Novos complexos metálicos quirais e suas aplicações em catálise assimétrica".

Os interessados em iniciar suas atividades no segundo semestre de 2018 precisam ser aprovados no Exame de Seleção para a Pós-Graduação do IQ-UNICAMP (inscrições abertas até 30/04).

Potenciais candidatos devem possuir excelente histórico escolar e interesse em Síntese Orgânica e Catálise.

Mais detalhes sobre a bolsa: http://www.fapesp.br/278#5

Adicionalmente, a FAPESP oferece uma mensalidade adicional, como Auxílio Instalação, para candidatos oriundos de outros Estados.


Fonte: Caio Oliveira (UNICAMP)


3. Bolsa de Doutorado Direto FAPESP

O Grupo de Energia Renovável, Nanotecnologia e Catálise (wwww.greencat.ufscar.br) do Departamento de Química-UFSCar tem uma bolsa de Doutorado Direto-FAPESP disponível para início no 2° semestre de 2018.

O projeto envolve a síntese de catalisadores para a oxidação seletiva de derivados da biomassa em precursores para biopolímeros.

Interessados devem contactar o Prof. Jean Marcel R. Gallo pelo e-mail jean@ufscar.br até 20 de maio de 2018. O e-mail deve conter os seguintes documentos:
1) Curriculum vitae
2) Histórico escolar da graduação
3) Duas cartas de recomendação
4) Declaração especificando a data prevista de formatura. Caso já seja formado, enviar cópia do diploma.


Fonte: Jean Marcel R. Gallo (UFSCar)



  OUTRAS VAGAS

1. Researcher Connect Confap/Fapesp - edital 2018-2019

Research Connect (open ´til June 3, 2018) to select institutions to host a series of face-to-face courses aimed at developing scientific communication skills for researchers.

You can have a RSC Science Connect workshop day added if it is of interest https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/researcher-connect-2018-2019


Fonte: Elizabeth Magalhaes (Royal Soc Chem)


2. CNPEM Oferece oportunidade para Pesquisador

Localização: CTBE, localizado em Campinas/ São Paulo, Brasil.
Posição: CLT

Atividades envolvidas:
Atuará em atividades de projetos institucionais relacionados a área de processos físico-químicos de fracionamento de biomassas lignocelulósicas e em desenvolvimento de rotas químicas para obtenção de produtos de alto valor agregado, como por exemplo a partir de lignina e açúcares oriundos de biomassas lignocelulósicas. Gerenciará também, projetos de P&D em parceria com o setor produtivo nas áreas de processos físico-químicos e downstream, bem como, uma linha de pesquisa na área de processos físico-químicos concatenado com a missão do CNPEM.

Apoiará a gestão dos laboratórios de processos químicos e auxiliará em atividades na planta piloto do CTBE.

Mais informações


Fonte: Mariana Stevanatto (CNPEM)






Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299