.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1351

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



31/01/2019



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Vaga para bolsa de pós-doutorado - IQUSP

Investigações em sistemas biológicos empregando sensores eletroquímicos miniaturizados

Resumo
O Laboratório de Sensores Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) possui uma vaga de pós-doutorado para o desenvolvimento do projeto intitulado "Investigações em sistemas biológicos empregando sensores eletroquímicos miniaturizados". A bolsa será concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e a pesquisa está vinculada ao Projeto Temático "Sensores químicos miniaturizados e integrados: novas plataformas de fabricação para aplicações biológicas, clínicas e ambientais" (Processo nº 2018/08782-1), cujo coordenador é o Prof. Mauro Bertotti (http://www.iq.usp.br/lseme/?lang=en).

O candidato selecionado realizará pesquisas envolvendo o desenvolvimento de microeletrodos e matrizes de microeletrodos para posterior utilização em sistemas biológicos, particularmente no monitoramento da liberação de neurotransmissores, bem como no estudo de processos metabólicos. Os estudos serão realizados usando dispositivos montados em diferentes configurações, dependendo do tamanho das células e da informação desejada sobre o sistema celular. Com o objetivo de melhorar a sensibilidade e seletividade da resposta dos sensores fabricados, estratégias baseadas na modificação da superfície do eletrodo serão empregadas, se necessário. O projeto será desenvolvido em colaboração com pesquisadores do Depart amento de Bioquímica, portanto vislumbra-se uma abordagem multidisciplinar com ênfase na excelência e nos mais altos padrões científicos.

A USP é a maior universidade pública brasileira (90.000 alunos matriculados) e é reconhecida por seu papel no avanço da pesquisa no país (atualmente, a USP é responsável por mais de 20% de toda a produção científica no Brasil). A USP é constituída por vários campi e nosso laboratório está localizado no campus da cidade de São Paulo. A FAPESP é uma fundação pública independente e tem como missão fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo.

Habilidades necessárias e experiência
Deseja-se contar com pesquisador motivado e criativo, capaz de projetar e realizar experimentos, bem como de apresentar trabalhos em reuniões e escrever artigos científicos. Os candidatos devem apresentar competitividade acadêmica em nível internacional, atestada por publicações em periódicos indexados nos temas de interesse do projeto de pesquisa. O treinamento avançado em Eletroanalítica, incluindo a fabricação e uso de microeletrodos, será considerado um importante diferencial. A experiência com Microscopia Eletroquímica de Varredura (SECM) é altamente desejada. Espera-se que o candidato selecionado ajude a orientar estudantes de graduação, pós-graduação e técnicos de laboratório, quando necessário.

Período de contrato e início do projeto
A duração da bolsa é de 24 meses, havendo a possibilidade de prorrogação por até mais 2 anos, dependendo da avaliação do trabalho realizado e do plano de pesquisa para o período estendido. A data de início do projeto é flexível, mas seria interessante que o candidato selecionado estivesse disponível em data anterior a 1º de junho de 2019.

Valores e Condições
1. Bolsa mensal (isenta de impostos) de R $ 7.373,10, acrescida de 15% do valor anual para despesas de contingência em itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa (Reserva Técnica);
2. Apoio financeiro para despesas de viagem e instalação pode ser solicitado para candidato selecionado que não resida em São Paulo;
3. O candidato deve ter concluído o doutorado há não mais do que 5 anos antes do início do projeto.

Mais detalhes podem ser encontrados em: http://www.fapesp.br/en/5427.

Inscrições
O prazo de inscrição é 08 de março de 2019 e os candidatos interessados devem se inscrever exclusivamente por e-mail (mbertott@iq.usp.br), incluindo como assunto da mensagem a expressão "Bolsa de pós-doutorado FAPESP", seguida de seu nome. Os seguintes documentos devem ser incluídos em um único arquivo PDF):
1. Currículo Resumido (máximo de duas páginas), contendo trabalhos publicados que atestem a competência para o desenvolvimento do projeto;
2. Um texto com no máximo duas páginas, em que o candidato deve descrever sua experiência anterior em áreas associadas ao projeto de pós-doutoramento, bem como sugestões para tornar a pesquisa mais inovadora e desafiadora.
3. Duas cartas de recomendação.

Seleção
O processo de seleção será iniciado assim que as propostas forem recebidas. A seleção será feita com base no currículo dos candidatos (experiência na área de pesquisa do projeto e na qualidade das publicações), motivação e avaliação da carta de recomendação. Entrevista por Skype pode ser requerida para alguns candidatos durante o processo de seleção. Os candidatos receberão a lista dos inscritos e o resultado do processo de seleção por e-mail até o dia 15 de março de 2019. O candidato selecionado deverá apresentar os documentos necessários para a solicitação de bolsa da FAPESP no prazo de 15 dias após sua aprovação.


Fonte: Mauro Bertotti (IQ-USP)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299