.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1365

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ



16/05/2019



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para a carreira do magistério superior - UFPR

Área de Conhecimento: Físico-Química
Período de Inscrições: 10/05/2019 até 10/06/2019
Período provável para a realização das provas: Segunda quinzena de Julh o/2019
Número de vagas: 01 (uma)
Número limite de candidatos habilitados: 05 (cinco)
Edital PROGEPE nº 196/19 – PROGEP
Perfil do Candidato, Programa e Bibliografia

Inscrições

email: dqui@ufpr.br


Fonte: Orliney Maciel Guimarães (UFPR)



2. CTC/PUC-Rio abre processos seletivos para professor nos departamentos de Física, Engenharia Civil e Ambiental e Engenharia Química e de Materiais

Entre outras condições, é preciso ter o título de Doutorado para concorrer às vagas

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com três processos seletivos em andamento para a contratação de professores para graduação e pós-graduação e que tenham o título de Doutor. As vagas são para as áreas de Física, Engenharia Química, Engenharia Civil e Ambiental.

Seguem abaixo os respectivos editais com mais detalhes e a data limite de inscrição para cada departamento.

ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL – Inscrições até 31/05

FÍSICA – Inscrições até 31/05

ENGENHARIA QUÍMICA – Inscrições até 05/07


Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa do CTC/PUC-Rio)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Programa de Pós-Graduação em Química – Processo Seletivo 2º/2019 - UFSCar

A Coordenação do Programa de Pós - Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos - PPGQ/UFSCar, em conformidade com o Regimento Interno do PPGQ/UFSCar, torna público que, a partir do dia 20 de maio de 2019, serão abertas as inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado para o 2º semestre de 2019, de acordo com as disposições estabelecidas neste edital.

As informações sobre o PPGQ/UFSCar (corpo docente, linhas de pesquisa, disciplinas, etc.) devem ser consultadas na página oficial do programa www.ppgq.ufscar.br ou na sua secretaria.

MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO
Físico-Química, Química, Química Inorgânica, Química Analítica e Química Orgânica

Mais informações


Fonte: PPGQ/UFSCar


2. CTC/PUC-Rio abre inscrições para mestrado e doutorado em oito programas de pós-graduação

Segundo avaliação CAPES 2013-2016, programas estão entre os mais conceituados do Brasil na área de exatas

Oito programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) — Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Informática, Matemática e Química — estão com inscrições abertas para mestrado e doutorado Stricto Sensu, com aulas começando no segundo semestre de 2019. Quatro deles são nota máxima (sete) na CAPES, um é nota seis e três são nota cinco, confirmando a excelência do ensino oferecido na pós-graduação do CTC/PUC-Rio.

Reconhecido como um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica no Brasil, o CTC/PUC-Rio tem em torno de 1.200 alunos de pós e aproximadamente 140 laboratórios modernos e especializados. Seu corpo docente é formado por cerca de 180 professores, todos com doutorado (a maioria no exterior), oferecendo aos alunos uma formação sólida, alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto ao pleno desenvolvimento de pesquisadores no Brasil.

Veja os detalhes das inscrições para cada um dos programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio:

Engenharia Civil – Inscrições até 30/06/2019 – Conceito 6 na CAPES O Programa oferece cursos de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia. A primeira conta com nove linhas de pesquisa: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fratura de Materiais, Estruturas de Aço e Mistas, Estruturas de Concreto, Instabilidade e Dinâmica de Estruturas, Materiais Cimentícios Avançados, Materiais Não-Convencionais e Sustentabilidade, Metodologias de Projeto na Engenharia e Métodos Variacionais e Computacionais. Já a Geotecnia, possui cinco linhas divididas em: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Experimental e Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia.
Mais informações: http://www.civ.puc-rio.br/admissao/

Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos – Inscrições até 15/06/2019 – Conceito 5 na CAPES Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre duas áreas de concentração: Ciência e Engenharia de Materiais ou Engenharia de Processos e Meio Ambiente. Ao todo são dez linhas de pesquisas dividas em: Processo e Caracterização de Materiais, Desempenho e Integridade de Materiais, Junção de Materiais, Transformação de Fases, Materiais Nanoestruturados / Caracterização, Tecnologia Mineral, Siderurgia, Extração, Síntese e Processamento Químico de Materiais, Tecnologias Ambientais, Materiais Nanoestruturados / Síntese.
Mais informações:
http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_doutorado_materiais.pdf

Engenharia de Produção – Inscrições até 31/05/2019 – Conceito 5 na CAPES As seis linhas de pesquisa oferecidas são: Planejamento de Sistemas de Produção e Operações, Programação e Controle de Sistemas de Produção e Operações, Finanças Corporativas, Mercado de Capitais, Planejamento de Sistemas de Transporte e Logística, Programação e Controle de Sistemas de Transporte e Logística. As pesquisas estão inseridas nas áreas de concentração de Gerência de Produção, Finanças e Análise de Investimentos, e Transporte e Logística.
Mais informações:
http://www.ind.puc-rio.br/ensino/pos-graduacao-academica/apresentacao/

Engenharia Mecânica – Inscrições até 30/06/2019 – Conceito 7 na CAPES Desde 2004, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima no processo de avaliação da CAPES, sendo considerado dos melhores do país. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração: Mecânica Aplicada, Petróleo e Energia e Termociências, com oito linhas de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos. Não há taxa de inscrição.
Mais informações: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao

Engenharia Elétrica – Inscrições até 23/06/2019 – Conceito 7 na CAPES Os candidatos ao título de mestre e doutor podem se inscrever nos programas oferecidos em Engenharia Elétrica em uma das cinco áreas de concentração: Eletromagnetismo Aplicado, Métodos de Apoio à Decisão, Processamento de Sinais, Automação e Robótica, Sistemas de Comunicações e Sistemas de Energia Elétrica.
Mais informações: http://www.ele.puc-rio.br/posgraduacao/inscricao/

Informática – Inscrições até 14/06/2019 – Conceito 7 na CAPES O programa é um dos pioneiros na área de computação no País. Foi o primeiro da área a receber a nota 7 (máxima) da CAPES e tem mantido tal nota desde então. Candidatos ao título de mestre ou doutor em Informática poderão se inscrever nos cursos das seguintes linhas de pesquisa: Banco de Dados, Ciência de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ou Teoria da Computação.
Mais informações: http://www.inf.puc-rio.br/pos-graduacao/.

Matemática – Inscrições até o dia 22/06/2019 – Conceito 7 na CAPES Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece oito linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2013-2016, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota máxima e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.
Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/pos_admissao.htm.

Química – Inscrições até 18/06/2019 – Conceito 5 na CAPES O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado e Doutorado, com cinco vagas em cada curso. Os cursos são voltados para profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins. O PPG-Qui tem as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides.
Mais informações: http://www.qui.puc-rio.br/pos-graduacao/ingresso/


Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa do CTC/PUC-Rio)



3. Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da UFSJ

Abertas Inscrições para Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da UFSJ, nos cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições podem ser feitas de até 11 de junho neste link.


Fonte: Marco Antonio Schiavon (UFSJ)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Postdoctoral position in protein biochemistry, Brazil

Applications are invited for postdoctoral research to study the relationship between structure and function of specific molecular chaperones with emphasis in protein-protein and protein-ligand interactions. The goal is to build models to explain the mechanism by which molecular chaperones interact with unfolded substrates and transfer them to specified molecular machines also seeking to identify potential targets for therapeutic intervention. The research group involves three main institutions of the state of São Paulo (Unicamp at Campinas and USP at São Carlos and São Paulo).

The successful candidate will have a relevant Post-doc in Biochemistry or correlated areas and will have experience in the techniques involved, including molecular biology, protein purification, molecular biophysics, structural biology and protein-protein interaction.

Evidence of practical work experience in structural protein crystallography, NMR, CRyo-EM and/or SAXS would be an advantage.

- Period: one to four years, depending on performance.

- Expected beginning in September 2019.

- Benefits: FAPESP fellowship (monthly stipend of R$ 7.373,10; expenditure on transport; aid installation; and research contingency funds). More information: http://www.fapesp.br/en/5427

- Main obligations: The candidate should have concluded a doctorate less than seven years before the beginning of the PD fellowship; The fellowship demands full time dedication to the research project; The fellowship holder may not hold any formal or informal employment nor receive, during the term of the fellowship. More information: http:// www.fapesp.br/en/5427

- Applications with letter of interest (with emphasis on the candidate independence, critical thinking and communication skills) , CV and name of three references should be sent to Carlos Ramos (http://www.researcherid.com/rid/C-1571-2012) at ccramos@unicamp.br.


Fonte: Carlos Henrique Inacio Ramos (IQ-UNICAMP)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299