.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1381

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/09/2019



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para contratação de docente no CENA-USP

O Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP) divulga o concurso público para a contratação de docente na área de conhecimento Técnicas analíticas avançadas (LIBS, ICP-MS e IRMS) em estudos agroambientais. O docente contratado deverá atuar junto à Divisão de Desenvolvimento de Métodos e Técnicas Analíticas e Nucleares do CENA-USP, com salário inicial de 11.069,17, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa.

As inscrições estarão abertas até 19 de novembro de 2019, exclusivamente pela internet, através do Sistema de Admissão de Docentes https://uspdigital.usp.br/gr/admissao.

O Edital (008/2019) está disponível em: www.cena.usp.br/concursos.

Mais informações: academica@cena.usp.br.


Fonte: Fábio R. P. Rocha (CENA-USP)


2. Concurso público para professor substituto (área de química analítica e química geral) - UFV

A Universidade Federal de Viçosa torna público o concurso para professor substituto na área de química analítica e química geral para atuar no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa. As inscrições finalizam em 28/09/2019.

Para maiores detalhes favor consultar edital de seleção no. 71/2019 – DOU no. 181 de 18.09.2019


Fonte: Maria do Carmo Hespanhol (UFV)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo Seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP

Está aberto, até às 16:00h do dia 14/10/2019, o período de inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Faculdade de Ciências, UNESP campus de Bauru, Cursos de Mestrado e Doutorado, para ingresso em 2020.

Mais informações poderão ser obtidas na Página do Programa, por meio do link https://www.fc.unesp.br/#!/poseducacao.


Fonte: Roberto Nardi (UNESP-Bauru)


2. Processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2020 (mestrado e doutorado) - UFU

Encontram-se abertas as inscrições para o processo de seleção para ingresso no primeiro semestre de 2020 no programa de Pós-Graduação em Química, níveis mestrado e doutorado, na Universidade Federal de Uberlândia.

Edital PPQUI/IQUFU/UFU Nº 3/2019


Fonte: Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz (UFU)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. CTC/PUC-Rio abre seleção para bolsa integral nos cursos de graduação em Matemática, Física e Química a vestibulandos de todo o Brasil

Inscrições abertas para o "Provas Desafios 2019" até 27 de setembro. Para participar e concorrer a uma das seis bolsas que serão oferecidas, é preciso também prestar o vestibular PUC-Rio 2020, cujas inscrições se encerram na próxima segunda, dia 23

Uma bolsa integral para cursar graduação em Matemática, Física ou Química no Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é o sonho de muitos candidatos. Este ano, o edital para o "Provas Desafios 2019" já foi lançado e a seleção vai premiar os dois melhores vestibulandos em cada área aprovados no exame paralelo ao Vestibular 2020 da Universidade. As inscrições são gratuitas, seguem até 27 de setembro pelo site http://www.puc-rio.br/desafios/ e, para concorrer, é preciso prestar também o Vestibular PUC-Rio, cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 23 de setembro.

As provas serão realizadas na Universidade, no período da manhã, nas respectivas datas de acordo com a graduação pretendida: Química, 28 de setembro; Matemática, em 29 setembro, e Física, 05 de outubro. Os exames seguem o mesmo padrão adotado nas olimpíadas nacionais, com exercícios desafiadores e dinâmicos. Eles buscam descobrir e aperfeiçoar jovens talentos vindos do Ensino Médio em cada uma das disciplinas, com elevado potencial: competitivos, estudiosos e dispostos a enfrentar — e se destacar — em uma das três exigentes carreiras. Cada estudante pode concorrer em mais de uma graduação (Matemática, Física e/ou Química).

"Os bacharelados de Física, Matemática e Química do CTC/PUC-Rio têm se destacado nacionalmente através do Guia do Estudante, conquistando, anualmente, as cinco estrelas como nota máxima", destaca o decano do CTC/PUC-Rio, o professor Luiz da Silva Mello, lembrando que mais de 60 alunos de todo o País já se beneficiaram desde 2007, quando a iniciativa foi lançada.

Além das bolsas integrais, os vencedores das Provas Desafios 2019 poderão receber benefícios adicionais — dependendo do desempenho acadêmico — como bolsas decorrentes de convênios com a iniciativa privada e projetos de Iniciação Científica. Cada curso dispõe ainda de uma bolsa integral adicional para medalhistas nas Olimpíadas Brasileiras de Física, Matemática e Química.

SERVIÇO:
PROVA DESAFIOS 2019
Inscrições: Até 27 de setembro
Site: http://www.puc-rio.br/desafios/
Datas das provas: 28 e 29 de setembro e 5 de outubro
Local: PUC-Rio: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro, RJ


Fonte: Maria Estrella (CTC/PUC-Rio)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299