.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1402

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



05/03/2020



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para Professor Douto na área de Ensino de Química - UNICAMP

Estão abertas, até 14 de abril no IQ/UNICAMP, as inscrições para o concurso de Prof. Dr. na área de Ensino de Química.

Edital


Fonte: Elias Barbosa (IQ/UNICAMP)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo seletivo para nível Doutorado ou Doutorado Direto - PPGCF-UNIFAL-MG

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, faz saber que estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, nível Doutorado ou Doutorado Direto, na área de concentração em Ciências Farmacêuticas, na seguinte linha de pesquisa: Bioquímica e Farmacologia aplicadas às Ciências Farmacêuticas.

Mais informações


Fonte: Diogo Teixeira Carvalho (UNIFAL-MG)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Oportunidades de bolsas de pós-doutorado na UNICAMP e na USP para participar de projetos na área de Doenças Tropicais

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade de São Paulo (USP) trabalham em conjunto por meio de equipes interdisciplinares com o objetivo comum de descobrir novos medicamentos inovadores para o tratamento de doenças tropicais em estreita colaboração com duas organizações internacionais líderes: (i) Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi, www.dndi.org), e (ii) Medicines for Malaria Venture (MMV, www.mmv.org) - ambas com um importante histórico na descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos para doenças infecciosas.

Os grupos de pesquisa são apoiados pelo Programa de Parceria de Apoio à Pesquisa em Inovação Tecnológica (PITE-FAPESP) e pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Descoberta de Medicamentos (CIBFar - http://cibfar.ifsc.usp.br). Os principais objetivos são: (i) a entrega de candidatos pré-clínicos de alta qualidade para o tratamento da doença de Chagas, leishmaniose e malária; e (ii) a consolidação de um centro multidisciplinar de descoberta de fármacos para doenças tropicais na América Latina.

Em 2020, a equipe de trabalho será ampliada com a incorporação de cientistas altamente qualificados que contribuirão no desenvolvimento dos projetos de pesquisa, incluindo:

• 4 (quatro) bolsistas de pós-doutorado FAPESP com sólida experiência em síntese orgânica, de preferência aplicada à química medicinal, para trabalhar na UNICAMP (Campinas-SP) sob a supervisão do Prof. Luiz Carlos Dias (http://lattes.cnpq.br/2941335797138677). Os pesquisadores de pós-doutorado selecionados serão responsáveis pelo planejamento, síntese e caracterização de moléculas-alvo.

• 1 (um) bolsista de pós-doutorado FAPESP com sólida experiência em química medicinal computacional, para trabalhar na USP (São Carlos-SP) sob a supervisão do Prof. Adriano D. Andricopulo (http://lattes.cnpq.br/5598322661148873). O pesquisador de pós-doutorado selecionado será responsável pela elaboração de estratégias e aplicação de ferramentas in silico para o planejamento e otimização de compostos bioativos.

• 1 (um) bolsista de pós-doutorado FAPESP com vasta experiência em cultura celular e biologia molecular, para trabalhar na USP (São Carlos-SP) sob a supervisão do Prof. Rafael Guido (http://lattes.cnpq.br/2540731936765059). O pesquisador de pós-doutorado selecionado será responsável pela determinação do perfil antimalárico de séries de compostos.

Todos os candidatos selecionados deverão ter interesse em trabalhar em equipes interdisciplinares de cientistas com experiência na descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos (por exemplo, química medicinal, parasitologia, DMPK, toxicologia e formulação), contribuindo para o avanço global do projeto.

As bolsas da FAPESP serão concedidas por um período inicial de 24 meses, com a possibilidade de renovação por mais 12 meses. O valor mensal da bolsa, isento de impostos, é de R$ 7.373,10, mais um auxílio de custo (único) para a mudança para as cidades de Campinas (UNICAMP) ou São Carlos (USP), de acordo com as regras vigentes da FAPESP. Podem se candidatar pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

As inscrições devem ser feitas por e-mail, com a documentação anexada em formato PDF, até 30 de março de 2020. Os candidatos na área de síntese orgânica e química medicinal deverão entrar em contato direto com o Prof. Luiz Carlos Dias (UNICAMP) (ldias@unicamp.br). Os candidatos na área de química medicinal computacional deverão entrar em contato com o Prof. Adriano D. Andricopulo (USP) (aandrico@ifsc.usp.br). Já para a vaga de parasitologia e biologia molecular, os candidatos deverão entrar em contato com o Prof. Rafael Guido (USP) (rvcguido@ifsc.usp.br).

Documentos requeridos: (i) breve carta de interesse; (ii) currículo atualizado, incluindo a lista de trabalhos publicados, e (iii) duas cartas de recomendação.

Requisitos essenciais:
• Doutorado em química, química medicinal, ciência da computação, física, farmácia, biologia, parasitologia, biologia molecular ou microbiologia. Os candidatos devem ter obtido o diploma nos últimos 7 (sete) anos.
• Histórico consistente de atividades científicas relevantes, evidenciado por publicações, participação em projetos, patentes, etc.
• Experiência internacional e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.
• Ótima comunicação em língua inglesa (escrita e oral).


Fonte: Luiz Carlos Dias (UNICAMP)


2. Vaga de PNPD no IQ-UFG

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química (PPGQ-IQ) da Universidade Federal de Goiás (UFG) torna pública a abertura do edital de inscrições para a seleção de 01 (um) bolsista em nível de Pós-Doutorado, no contexto do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

A inscrição poderá ser feita por meio do correio eletrônico ppgq.iq@ufg.br com o título "INSCRIÇÃO PNPD", no período entre 02/03/2020 e 20/03/2020. A inscrição também poderá ser efetuada diretamente na Secretaria de Pós-Graduação em Química, situada no pavimento superior do Instituto de Química (Bloco IQ-1), Campus Samambaia, CEP 74690-900, Goiânia/GO, das 13h00 às 17h00.

Informações no site: https://ppgq.quimica.ufg.br/


Fonte: Danielle Cangussu (UFG)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299