.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1443

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



14/01/2021



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para Professor Doutor na área de Química Analítica - UNICAMP

O Diretor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, através da Secretaria Geral, torna pública a abertura de inscrições para o concurso público de provas e títulos, para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, nível MS-3.1, em RTP, com opção preferencial para o RDIDP, nos termos do item 2, na área de Química Analítica, nas disciplinas QP224 - Quimiometria em Química Analítica e QP313 - Métodos Espectroquímicos de Análise, do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas.

Inscrições: 06/01/2021 a 02/02/2021

Mais informações
Edital


Fonte: Elias Barbosa (IQ-Unicamp)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Seleção PPGQ 2021-1: novo Processo Seletivo Mestrado & Doutorado do PPGQ-UFRRJ

Estão abertas inscrições para o preenchimento de vagas no Mestrado e no Doutorado em Química, com inscrições entre de 08/12/2020 até 29/01/2021, para o primeiro período letivo do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGQ-UFRRJ).

Maiores informações na página do PPGQ-UFRRJ ou através do e-mail cpqo@ufrrj.br


Fonte: Carlos Mauricio Rabello de Sant'Anna (UFRRJ)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa pos-dos FAPESP em Química-teórica no CDMF

Oportunidade de Bolsa pos-dos FAPESP em Química-teórica no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais.

O candidato deve ter título de Doutor em Química, bom conhecimento prático na Teórica do Funcional da Densidade, experiência comprovada no estudo teórico das propriedades de materiais multifuncionais utilizando o software CRYSTAL. Deverá ainda ter conhecimento do software VASP.

Os candidatos deverão enviar até 20/01/2021 para o Prof. Elson Longo (elson.liec@gmail.com)

Os candidatos deverão enviar até 20/01/2021, os seguintes documentos para o Prof. Elson Longo (elson.liec@gmail.com):

Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais

Maiores informações


Fonte: Lucia Helena Mascaro (UFSCAR)


2. Oportunidade de bolsa de Pós-Doutorado em Biomateriais

O Prof. Marcelo Ganzarolli de Oliveira, do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da UNICAMP, líder do Grupo de Pesquisa "Óxido Nítrico e Biomateriais" (https://www.nitric-oxide-biomaterials.com/), está oferecendo uma bolsa de Pós-Doutorado na área de Biomateriais, já pré-aprovada, para desenvolvimento de projeto no período de 26/02/2021 a 26/02/2022, com possibilidade de extensão.

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático da FAPESP "Biomateriais absorvíveis e tópicos para a liberação localizada de óxido nítrico"

Estamos buscando pesquisadores com grande ímpeto para desenvolver novos hidrogéis liberadores de óxido nítrico (NO) para impressão 3D de biomateriais para aplicações médicas. O projeto envolve a síntese ou a modificação química de polímeros hidrofílicos e o uso de técnicas avançadas de caracterização como SAXS e Cryo-TEM, no Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS), próximo à UNICAMP.

Os candidatos devem ter concluído o seu doutorado em Química ou Engenharia Química há menos de sete anos em instituições credenciadas, apresentar um currículo que demonstre experiência de pesquisa respaldada por publicações científicas em periódicos indexados com seletiva política editorial, possuir domínio de técnicas instrumentais básicas em química e experiência em técnicas de caracterização de materiais poliméricos.

A bolsa inclui o pagamento mensal de R$ 7,373.10, isenta de impostos, bem como auxílio para transporte e instalação para quem não residir no estado de São Paulo e Reserva Técnica correspondente a 15% do valor anual da bolsa para despesas com material de consumo e participação em reuniões científicas. A bolsa também permite estágios de curta ou média duração em outros centros de pesquisa no Brasil ou no exterior. Mais informações sobre a bolsa estão disponíveis no site da FAPESP.

Os candidatos devem enviar uma carta de motivação destacando experiências prévias relevantes ao projeto, um CV detalhado e duas cartas de recomendação para o Prof. Marcelo G. de Oliveira (mgo@unicamp.br), até 20 de janeiro de 2021. A expectativa é que o projeto seja iniciado em 26/fevereiro/2021.


Fonte: Marcelo Ganzarolli de Oliveira (UNICAMP)



3. Bolsas de Mestrado e Doutorado Direto FAPESP em Astropartículas no IFSC-USP

O Grupo de Astrofísica de Partículas do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo está oferecendo uma (1) bolsa de Mestrado (duração: 24 meses) e uma (1) bolsa de Doutorado Direto (48 meses) em Astropartículas associada a um projeto Jovem Pesquisador da FAPESP. O projeto de pesquisa propõe uma ampla diversidade de tópicos de estudos nos campos de busca de matéria escura e astrofísica de altas energias do Centro Galáctico, com foco especial na modelagem e análise de dados de telescópios de raios gama.

Podem concorrer à bolsa alunos do último semestre de graduação, recém-formados ou transferências do Mestrado para o Doutorado Direto, nas áreas de Física, Astronomia ou áreas afins – preferencialmente aprovados na prova escrita EUF (Brasil) ou GRE (exterior) – com excelente histórico escolar e nível de inglês, de acordo com os critérios estabelecidos pela FAPESP.

O(A) candidato(a) à vaga terá a oportunidade de estágio no exterior visando realizar parte de seu trabalho de tese em Instituições de Pesquisa na Europa (França ou Alemanha) ou Estados Unidos.

A bolsa poderá ser iniciada no primeiro ou segundo semestre de 2021.

Os interessados devem entrar em contato com Prof. Aion Viana (aion.viana@ifsc.usp.br). No campo "assunto", colocar "Candidato a Bolsa FAPESP". Os candidatos devem enviar os seguintes documentos (como um único arquivo PDF):

a) Histórico Escolar completo do seu curso de graduação (incluindo reprovações, quando for o caso);
b) Currículo Vitae (com link para o Currículo Lattes do CNPq, atualizado).
c) Um ou dois contatos de referência (de preferência orientador de iniciação científica, TCC ou mestrado)
d) Nota EUF ou GRE (se já tiver)
Encerramento das inscrições: 22/02/2021

Valor da bolsa: conforme tabela FAPESP (http://www.fapesp.br/3162).
Mais informações sobre Doutorado Direto: https://fapesp.br/bolsas/dd
Mais informações sobre as atividades do grupo de Astrofísica de Partículas do IFSC-USP: http://www.astro.ifsc.usp.br/


Fonte: Aion Viana (IFSC-USP)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299