.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1445

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/01/2021



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo seletivo - Programa de Pós-graduação em Química UDESC/Joinville-SC

Inscrições abertas para o Processo seletivo - Programa de Pós-graduação em Química UDESC/Joinville-SC

Inscrição pelo link - https://www.udesc.br/cct/ppgq


Fonte: Rogerio A. Gariani (UDESC)


2. Inscrições abertas para mestrado e doutorado acadêmico para inovação (MAI/DAI) em Química da PPG Química/UFJF

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPG-Química), da Universidade Federal de Juiz de Fora, abriu inscrições para o processo seletivo para ingresso no Mestrado e Doutorado em Química no 1º semestre letivo de 2021, especificamente para as vagas disponíveis no âmbito dos Programas de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação, o qual foi aprovado na  Chamada Pública CNPq Nº 12/2020.

Projeto Geral: Desenvolvimento tecnológico e inovação na cadeia produtiva de alimentos e bebidas.

Linha de pesquisa: Química Tecnológica (área de Físico-Química).

Número de vagas: 02 (duas) para o mestrado e 02 (duas) para o doutorado.

Inscrições: 22/01/2021 a 08/02/2021

Maiores informações: https://www2.ufjf.br/ppgquimica/2021/01/20/edital-de-selecao-para-o-mai-dai/

Entre os “princípios norteadores” do Programa MAI/DAI, destaca-se:
2.1 – O Programa MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas, doravante chamadas Empresas Parceiras.
2.2 – Nesse Programa, os bolsistas de mestrado e doutorado desenvolverão seus projetos como estudantes regulares em curso de pós-graduação existente, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de mestrado/doutorado estará relacionado.
[...]
2.5 – Espera-se que, ao final do curso, além da produção científica, sejam gerados produtos ou processos inovadores que possam ser aplicados no setor empresarial.


Fonte: Renato Camargo Matos (Coordenador do PPG Química / UFJF)



3. Mestrado em Química (13 vagas) - Unifesspa

Interessados em ingressar no curso de Mestrado em Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) têm até o dia 31 de janeiro de 2021 para efetuar sua inscrição no processo de seleção da turma regular 2021. Acesse o edital completo aqui.

Nesta edição, são ofertadas 13 (treze) vagas e todo o processo seletivo deverá ser realizado de forma on-line, tendo em vista as restrições impostas pela pandemia de Covid-19. As vagas são distribuídas da seguinte forma: quatro vagas para Química Orgânica (área I); uma para Química Analítica (área II); e oito vagas para Química Inorgânica e Físico-Química (área III).


De acordo com o Edital, as inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pela internet por meio do preenchimento do formulário de inscrição eletrônico disponível no link. No ato da inscrição os candidatos deverão anexar: Cópia do diploma ou certificado (declaração) de conclusão do Curso de Graduação em Química ou áreas afins e cópia dos documentos pessoais.

A seleção dos candidatos será de responsabilidade da Comissão de Processos Seletivos, designada pelo colegiado do PPGQ/Unifesspa. O processo de seleção terá as seguintes etapas: prova de Química Geral, de caráter eliminatório e classificatório, e análise do Currículo Lattes, de caráter classificatório.

Mais informações em: https://ppgq.unifesspa.edu.br/


Fonte: Francisco Adriano de Oliveira Carvalho (Unifesspa)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de pós-doutoramento - FAPESP/MMV/DNDI/UNICAMP/USP

Uma bolsa de pós-doutoramento está disponível para o projeto "Consórcio FAPESP/MMV/DNDI/UNICAMP/USP para descobrir novos medicamentos para o tratamento de doenças parasitárias tropicais" na Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos, sob a supervisão do Prof. Dr. Rafael Guido. 

O objetivo deste projeto é a identificação de novos candidatos clínicos para a malária. Para isso compostos sintetizados em colaboração com o Instituto de Química da UNICAMP e a MMV (Malária for Medicine Venture) terão o perfil antiplasmodial avaliados.

Durante 2021, a equipe expandirá suas atividades, com base em colaborações anteriores de sucesso. Neste sentido, buscamos:

       • 1 (um) pós-doutor(a) altamente qualificado da FAPESP com experiência em cultura de células e ensaios de inibição, preferencialmente aplicados a parasitas, para ingressar no consórcio de descoberta de medicamentos da USP, São Carlos, São Paulo, sob a supervisão do Prof. Rafael Guido. O pós-doutor(a) selecionado(a) será responsável pela caracterização do perfil antimalárico de séries químicas fornecido pelo MMV.

O(A) pós-doutor(a) selecionado(a) devem desempenhar papel de liderança no projeto de descoberta de fármacos e manter contato próximo com outros cientistas do consórcio (por exemplo, químicos medicinais, parasitologistas, especialistas em DMPK, segurança e formulação). Portanto, esse projeto oferece a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com os principais cientistas na área de descoberta de fármacos na academia e na indústria.

A bolsa de pós-doutoramento da FAPESP inclui auxílio mensal, reserva técnica e custos de realocação (acima de 350 Km). O valor mensal da bolsa é de R$ 7.373,10, sendo a duração da mesma de 24 meses. A reserva técnica, para uso exclusivo em atividades de pesquisa diretamente relacionadas ao projeto, é de 15% do valor anual da bolsa de pós-doutoramento. O auxílio instalação pode ser requisitado caso seja necessária a realocação para a cidade São Carlos (a partir de distâncias superiores a 350 Km) e inclui um mês adicional de bolsa, além de custos de transporte. Para mais informações, favor consultar: www.fapesp.br/en/5427 e https://fapesp.br/7771.

As inscrições devem ser enviadas apenas por e-mail, com documentação anexa em formato PDF, até o dia 28 de fevereiro de 2021 para o Prof. Rafael Guido no endereço rvcguido@ifsc.usp.br

Documentação necessária:
       • carta de motivação do candidato(a)
       • currículo atualizado incluindo trabalhos publicados atestando capacidade de execução do projeto
       • uma carta de recomendação.

Qualificação necessária
- O processo seletivo está aberto a candidatos com Ph.D., ou grau equivalente, em Química Medicinal, Parasitologia, Biologia Celular, Bioquímica, Farmacologia ou disciplinas afins. Os candidatos devem ter obtido o título de doutor há no máximo sete anos.
- Registro de realizações científicas conforme evidenciado por publicações, patentes, etc.
- O candidato deverá ter inglês em nível avançado (escrito e falado) e interesse em trabalhar em um grupo multidisciplinar.

Qualificação desejável

- Experiência em pelo menos uma das seguintes áreas é desejável: Cultivo de Plasmodium falciparum e ensaios de atividade antiplasmodial utilizando o método de SYBR GREEN.


Fonte: Rafael V. C. Guido (IFSC-USP)



  OUTRAS VAGAS

1. Vaga para químicos - Robert Half (Portugal)

A Empresa
• Setor Químico localizada em Portugal.

Descrição da vaga
• Experiência no desenvolvimento ou produção de polímeros em emulsão aquosa ou em polímeros de poliuretano;
• Processo seletivo será feito todo ON LINE;
• Irá trabalhar em um laboratório onde já existe uma equipe de 5 pessoas e reportar para o Administrador do laboratório;
• Profissional com a formação química para produção e polímeros em emulsão;
• Conhecimento do processo de polimerização;
• Experiência em formular os polímeros e/ ou Emulsões.
Conhecimento de Ambiente laboratorial. Pode estar trabalhando no ambiente industrial, mas precisa conhecer do ambiente LABORATORIAL.

Perfil desejado
• Ensino Superior em Química;
• Perfil de pessoa flexível, jogo de cintura, aberta a novos desafios, multitarefa, senso crítico que saiba trabalhar com autonomia;
• Senso de Urgência;
• Boa comunicação, relacionamento interpessoal e perfil "hands-on";
• Disponibilidade para mudar-se para PORTUGAL;
• Inglês avançado/ intermediário.

Localização
• Portugal.

Interessados enviar CV para carolina.cabral@roberthalf.com.br


Mais informações


Fonte: Neyde Yukie Murakami Iha (IQUSP)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299