.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1498

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



24/02/2022



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Vaga de concurso para Professor Doutor em Química Orgânica - IQ-USP

O Diretor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão ordinária realizada em 27/01/2022, estarão abertas, pelo prazo de 30 (trinta) dias, com início às 08 horas (horário de Brasília) do dia 31/01/2022 e término às 18 horas (horário de Brasília) do dia 01/03/2022, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), claro/cargo nº 1235117, com o salário de R$ 11.069,17 (maio/2019), junto ao Departamento de Química Fundamental, na área de conhecimento de Química Orgânica com ênfase em Química Orgânica Sintética, nos termos do art. 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP, e o respectivo programa aprovado "ad referendum" da Congregação do IQ, que segue:
1. Estereoquímica, efeitos conformacionais e estereoeletrônicos.
2. Métodos espectroscópicos e espectrométricos de elucidação estrutural.
3. Reações de eliminação e substituição nucleofílica alifática.
4. Reações de adição a ligações múltiplas carbono-carbono.
5. Reações de compostos carbonílicos e carboxílicos com nucleófilos.
6. Reações de substituição eletrofílica e nucleofílica aromática.
7. Intermediários reativos (carbânions, carbocátions, radicais, carbenos, nitrenos e benzinos).
8. Reações de formação de ligações carbono-carbono.
9. Síntese orgânica. Filosofia de síntese, métodos e reagentes.
10. Catálise homogênea e heterogênea.

Para mais informações, veja no link abaixo
http://www.iq.usp.br/portaliqusp/?q=pt-br/node/1206


Fonte: Leandro H. Andrade (IQ-USP)


2. Concurso para Professor Doutor no IQUSP

Estão abertas, até o dia 24 de janeiro de 2014, as inscrições para o concurso de seleção de dois professores doutores para o Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). O salário é de R$ 9.184,94 para um regime de dedicação integral à docência e à pesquisa.

Do programa do concurso constam os seguintes temas: "Ácidos e bases", "Cinética química", "Termodinâmica química", "Reações de oxidação e redução", "Ligações químicas", "Interações intermoleculares", "Geometria de compostos", "Equilíbrios químicos", "Catálise", "Mecanismos de reação química".

O candidato deverá apresentar um memorial e participar de duas provas, escrita e didática. Além disso, precisa apresentar um projeto de pesquisa. A prova escrita, com duração máxima de cinco horas, é eliminatória. Será permitida consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos nos primeiros 60 minutos do exame. O candidato com nota menor do que 7 será eliminado.

A prova didática terá duração entre 40 e 60 minutos e versará sobre o programa da área exposto no edital.

O Departamento de Química Fundamental foi oficializado em 1970, com a criação do Instituto de Química da USP. O departamento é responsável pela maioria das disciplinas de graduação no campo da Química, ministradas a cerca de 2 mil alunos de várias unidades da USP.

Mais informações


Fonte: Departamento de Química Fundamental - IQ-USP



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de PD em Química Computacional Aplicada a Catálise - DEQ-UFSCar

Oportunidade de bolsa de pós-doutorado FAPESP na área de química computacional aplicada à catálise.

Maiores informações sobre a oportunidade podem ser encontradas neste link.


Fonte: Alice Medeiros de Lima (UFSCar)


2. Vaga de Pós-doutorado em química de materiais - UNIFRAN

A UNIFRAN está com uma vaga aberta para a seleção de um pós-doutorado. O projeto visa o preparo de formulações poliméricas para posterior aplicação na agricultura como sistema de liberação controlada. Este projeto de pós-doutorado está associado ao Projeto Jovens Pesquisadores – Fase 2 "TASTYGEL- liberação sustentável de nutrientes por micro e nanogéis inteligentes à base de polieteraminas-bisepóxido para fins agrícolas", financiado pela FAPESP.

Como pré-requisito o candidato deve ter notável conhecimento prático e teórico em técnicas de caracterização físico-química de materiais como: espectroscopia UV-vis e espectroscopia na região do infravermelho, difração de raios X, análise térmica (TG, DSC) e distribuição de tamanho de partícula por DLS também são bem-vindos.

O candidato deve ter doutorado em Química ou áreas afins. É desejável experiência internacional e no desenvolvimento de trabalhos multidisciplinares.

O processo seletivo será através da análise curricular, perfil e trajetória do candidato e aderência aos requisitos supracitados.

Inscrições

Enviar e-mail para eduardo.molina@unifran.edu.br com o título "Inscrição PD-FAPESP" e os seguintes itens:

A) Currículo Lattes; e
B) uma carta formato word (ou pdf) de no máximo 1 página descrevendo como sua experiência/atividades irão contribuir para as metas do projeto

Para mais detalhes ver em: https://fapesp.br/oportunidades/4892/


Fonte: Eduardo Ferreira Molina (UNIFRAN)


3. Bolsa de Doutorado Direto - IQ-Unicamp

Bolsa já pré-aprovada e para início em agosto/2022, dentro do projeto temático intitulado "Nanometallomics applied to soybean cultivation for studying the effects of metal-related nanoparticles" coordenado pelo Prof. Marco Aurélio Zezzi Arruda do IQ-Unicamp.

Atividades de pesquisa: Utilização de RMN para avaliação do perfil metabólico de soja cultivada na presença e ausência de nanoparticulas. Serão avaliados diferentes condições de cultivo para investigar como as nanopartículas afetam o conteúdo químico (composição) nas plantas de soja. Experimentos de RMN 1D e 2D empregando a técnica HR-MAS serão realizados utilizando amostras intactas obtidas em diferentes estágios do cultivo.

Candidatos/Requisitos: Candidatos deverão ter sólida formação em química, é desejável alguma experiência em RMN, além de apresentar excelente desempenho acadêmico ao longo da graduação.

Contatos: Prof. Cláudio F. Tormena (tormena@unicamp.br), enviando histórico escolar e curriculum vitae até 31/março/2022.


Fonte: Claudio Tormena (IQ-Unicamp)



  OUTRAS VAGAS

1. Analista de desenvolvimento tecnológico II (245180) - CNPEM

Para atuar na Diretoria do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio)

A vaga atenderá as atividades relacionadas à operação dos laboratórios do LNBio, viabilizando a execução das rotinas e bom o funcionamento dos laboratórios. A principal atribuição da vaga será atender técnica e administrativamente às necessidades de bens e serviços advindas das unidades laboratoriais de pesquisa. O profissional será responsável pela gestão das operações dos laboratórios do LNBio, atuando tanto em atividades relacionadas à infraestrutura laboratorial quanto na manutenção predial. Também, terá forte atuação na análise dos indicadores que auxiliarão na tomada de decisões para aperfeiçoar as atividades desenvolvidas na unidade.

Mais informações


Fonte: Daniele Epifanio da Silva Chagas (CNPEM)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299