.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1003

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


10/11/2011


1. Concurso público para professor adjunto (Espectrometria de Massas e Química Analítica Instrumental) - UFG

Encontram-se abertas até 29/11/2011, as inscrições para concurso público para professor adjunto, no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, nas áreas de Espectrometria de Massas (1 vaga) e Química Analítica Instrumental (1 vaga).

Maiores informações


Fonte: Wendell Karlos Tomazelli Coltro (UFG)



2. Concurso Público para professores de química - IFPR

Encontram-se abertas as inscrições durante o período de 04 a 18/11/2011 presencialmente e de 04 a 14/11/2011 via Correios/SEDEX, para provimento de vagas de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Classe "D I", Nível 1, para químicas, licenciados em Química, Engenharia química e outras.

Edital Nº 87 /2011 - PROGEPE – IFPR – Concurso público


Fonte: Marcos José Barros (IFPR)



3. Concurso público para professor adjunto (Ensino de Química) - UFG

Aberta até o dia 29/11/2011 a inscrição para o concurso público para o preenchimento de 01 vaga para professor adjunto, no Instituto de Química da UIniversidade Federal de Goiás, na área de Ensino de Química.

Formação: Licenciado em Química com Doutorado em Ensino de Química OU Ensino de Ciências ou Educação (com tese na área de ensino de química) ou Química (Com tese na área de ensino de química).

Maiores informações


Fonte: Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (IQ-UFG)



4. Seleção de candidatos a Bolsa de pós-doutorado PNPD da Capes - UFRJ

Encontram-se abertas as inscrições para a seleção de candidatos a Bolsa de pós-doutorado PNPD da Capes no âmbito do projeto institucional "Metabolismo do Lactato Integrando a Resistência a Insulina e a Tumorigênese: Ação de Polifenois e outros Produtos Naturais de Lantana e Amasonia sp. (Verbenaceae) no Controle de Patologias" coordenado pelos professores Mauro Sola Penna, Suzana Guimarães Leitão e Patrícia Zancan, aprovado pela CAPES no Edital MEC/CAPES Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD - 2011.

1- Perfil do candidato:
Será selecionado um (1) candidato para atuar na seguinte área do projeto, de acordo com o perfil indicado:
a) Isolamento e Identificação de Produtos Naturais Doutorado na área de Química de Produtos Naturais com experiência comprovada no isolamento e purificação de produtos naturais, experiência em elucidação estrutural de flavonóides e fenilpropanoides através das técnicas de RMN 1H e 13C, com ênfase na interpretação de espectros dessas substancias pelas técnicas de RMN em duas dimensões, experiência na utilização da cromatografia contra-corrente de alta velocidade e métodos de escolha de sistema de solventes para esta técnica, familiaridade com a técnica de LC-MS.

Além de desenvolver atividades de pesquisa previstas no projeto, o candidato selecionado contribuirá com a formação de recursos humanos mediante a orientação de alunos de Iniciação Científica e/ou co-orientação de alunos de Mestrado e Doutorado.

A inscrição dos candidatos deverá ser feita pessoalmente, no horário de 10 às 15 h, ou mediante envio pelo correio (com data de postagem até 01/12/2011) dos documentos relacionados a seguir para a Secretaria de Pós-Graduação Stricto sensu da Faculdade de Farmácia da UFRJ, Av. Carlos Chagas Filho, 273, CCS, Bloco K – 1° andar – sala 011, Cidade Universitária, CEP 21941-902, Rio de Janeiro, RJ, no período de 28/11/2011 a 01/12/2011.

Para maiores informações entrar em contato com a Prof. Suzana G. Leitao através dos e-mails sgleitao@pharma.ufrj.bre sgleitao@superig.com.br


Fonte: Suzana Guimarães Leitão (UFRJ)



5. Pós-Graduação em Química do IQSC/USP recebe inscrições

Encontram-se abertas, até dia 6/12/11, as inscrições para ingresso no 1º semestre/2012 no Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos - IQSC/USP.

O IQSC oferece curso de mestrado e doutorado, nível 7 da CAPES, nas áreas de Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Química Biológica.

Clique aqui para obter maiores informações ou através do e-mail spgr@iqsc.usp.br.


Fonte: Maria Silvia de Guzzi Plepis (IQSC/USP)



6. Bolsa DTI-1 (nível doutorado, 12 meses) para desenvolvimento de pesquisa em projeto multidisciplinar - DQUI/UFPR

O Laboratório de Química de Biomassas do Departamento de Química da UFPR divulga a disponibilidade de uma bolsa DTI-1 (nível doutorado, 12 meses) para desenvolvimento de pesquisa em projeto multidisciplinar associado à produção de biocombustíveis derivados de microalgas e outras fontes lipídicas. Sendo multidisciplinar, o projeto poderá acomodar várias competências, mas será dada prioridade para candidatos com boa formação em química de biodiesel e métodos cromatográficos e espectrométricos de análise (particularmente, GC-MS e LC-MS).

Contato: Prof. Luiz Ramos (DQUI/UFPR)
Página pessoal: www.quimica.ufpr.br/lramos
Fone: (41) 33613175 - Email: luiz.ramos@ufpr.br


Fonte: Luiz Ramos (DQUI/UFPR)



7. Processo Seletivo para uma vaga de Bolsista PNPD (CAPES) no Departamento de Química da UFSCar

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos abre processo de seleção para um bolsista ao projeto do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), intitulado "Organocatálise: Uma Excelente Ferramenta para Síntese de Inibidores das Enzimas relacionadas à Doença de Chagas e Leishmaniose". O candidato deve ser recém doutor (até 5 anos de conclusão do doutorado) e apresentar experiência na condução de trabalhos na área do projeto. As inscrições serão realizadas entre os dias 16 e 17/11/2011.

Para realizar a inscrição o candidato deverá enviar para o e-mail: agcorrea@ufscar.br com os seguintes documentos: Currículo Lattes atualizado; Histórico escolar de Doutorado; Diploma de título de Doutor ou ata da Defesa de Doutorado.

A seleção será realizada no dia 22/11/2011, às 9h, na Sala 01 do edifício Prof. José Carlos Nogueira no Departamento de Química da UFSCar, por análise de Currículo e Entrevista.

Maiores informações poderão ser obtidas com a Profa. Dra. Arlene G. Corrêa, Coordenadora do projeto.


Fonte: Arlene G. Corrêa (UFSCar)



8. Bolsas PNPD para desenvolvimento de projeto de pesquisa - UFMG

Estão abertas as inscrições para duas (02) bolsas PNPD para desenvolvimento de projeto de pesquisa sobre a coordenação a metais como estratégia de planejamento de novos candidatos a fármacos, no Departamento de Química Universidade Federal de Minas Gerais.

Maiores informações poderão ser obtidas com a Profa. Heloisa Beraldo (hberaldo@ufmg.br ou heloisaberaldoufmg@gmail.com)


Fonte: Heloisa de Oliveira Beraldo(UFMG)



9. Concurso público para professor adjunto (Educação em Química, Físico-Química, Química Inorgânica e Química do Petróleo) - UFRN

Encontram-se abertas, até 2/12/2011, as inscrições para o concurso público para Professor Adjunto, nas áreas de Educação em Química, Físico-Química, Química Inorgânica e Química do Petróleo, junto ao Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maiores informações


Fonte: Ótom Anselmo de Oliveira (IQ-UFRN)



10. Processo Seletivo de aluno regular (Mestrado e Doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Química - UFPel

Encontram-se abertas, até 24/11/2011, a inscrições para Processo Seletivo de aluno regular nos níveis de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pelotas.

Consulte documentação necessária e mais detalhes do Edital ou entre em contato pelo email ppgq.ufpel@hotmail.com.


Fonte: Anderson Schwingel Ribeiro (UFPel)



11. 4º Processo Seletivo Simplificado - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está com inscrições abertas, até 18/11/ 2011, para o 4º Processo Seletivo Simplificado para contratação de docentes em caráter temporário. No total, estão sendo ofertadas 182 vagas divididas em diversos cursos dos cinco campi da Instituição sendo 56 para Cascavel, 39 Foz do Iguaçu, 27 Francisco Beltrão, 27 Toledo e 33 Marechal Cândido Rondon.

Há vagas em todas as áreas do conhecimento (ver Edital).

A inscrição pode ser feita das 9 horas do dia 04 às 17 horas do dia 18/11/2011 tão somente por meio de internet. A documentação da inscrição deve ser entregue nos setores de Recursos Humanos da Unioeste ou na Coordenadoria Geral de Concursos e Processos Seletivos (Cogeps), pessoalmente ou por autorização a terceiro, ou ser enviada na modalidade de Sedex, respeitados os prazos deste edital.

Para a inscrição o candidato deve apresentar os documentos encadernados na ordem estabelecida a seguir: requerimento de inscrição obtido no endereço www.unioeste.br/concursos; ficha cadastral do candidato obtida junto à ficha de inscrição; comprovante original de pagamento da taxa de inscrição; fotocópia da carteira de identidade ou de documento equivalente com foto; fotocópia do diploma de graduação na área, devidamente registrado; fotocópia de diplomas ou certificados de pós-graduação na área, acompanhados dos respectivos históricos escolares; fotocópia de outro documento que seja exigido como requisito mínimo para a área/matéria, se for o caso; currículo de acordo com o modelo da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com os documentos comprobatórios devidamente organizados; os documentos comprobatórios devem ser apresentados na ordem prevista no Anexo III do edital disponível na página da Unioeste, ser paginados e ser rubricados pelo candidato; termo de compromisso (Anexo IV no edital). As provas acontecem a partir do dia 05 de dezembro de 2011, com início às 9 horas, no câmpus para o qual a vaga é ofertada. As provas se constituem de: prova didática com arguição; prova prática com arguição, se for o caso e avaliação de currículo.


Fonte: Eduardo Borges de Melo (Unioeste)



12. Inscrições para seleção de pesquisadores visitantes - Fiocruz

A Presidência da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, através da Vice Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, faz saber, por via do presente Edital, que estão abertas as inscrições para seleção de pesquisadores visitantes para as suas unidades localizadas nos campi de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA).

A divulgação do resultado final será em 19/12/2011.
Entrega da documentação para implementação de bolsa: – 16 a 23/01/2012.

Maiores informações


Fonte: Núbia Boechat (Fiocruz)



13. Processo Seletivo para uma vaga de Bolsista PNPD (CAPES) - DQ-UFSCar

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos abre processo de seleção para um bolsista ao projeto do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD), intitulado "Síntese e Atividade Biológica de Novos Fotossensibilizadores com Aplicação em Terapias Anticancer – Terapia Fotodinâmica". O(a) candidato(a) deve ser recém doutor(a) (até 5 anos de conclusão do doutorado) e se enquadrar nas exigências descritas abaixo (perfil do candidato). As inscrições serão realizadas entre os dias 9 e 10/2011. Para realizar a inscrição o candidato deverá enviar para o e-mail: kleber.oliveira@ufscar.br com os seguintes documentos no formato pdf: Currículo Lattes atualizado; Histórico escolar de Doutorado; Diploma de título de Doutor ou ata da Defesa de Doutorado. A seleção será realizada no dia 11/11/2011, às 14h, na Sala 02 do edifício Prof. José Carlos Nogueira no Departamento de Química da UFSCar, por análise de Currículo e Entrevista.

Maiores informações poderão ser obtidas com o Prof. Dr. Kleber Thiago de Oliveira, kleber.oliveira@ufscar.br, 016-3351-8083 (sala), Coordenador do projeto.

Perfil do Bolsista:

O(a) Candidato(a) deverá apresentar diploma de doutorado em Química (ou áreas afins) com ênfase em Química Orgânica/Química Orgânica Sintética (ou áreas afins). Quando da necessidade de seleção de novos bolsistas, o(a) candidato(a) será selecionado de acordo com o perfil adequado às atividades de síntese orgânica de compostos heterocíclicos (em especial derivados porfirinóides) respeitando-se a produtividade do mesmo (artigos científicos e seus fatores de impacto, produção tecnológica, produção intelectual e formação complementar). Será considerado ainda o rendimento acadêmico do mesmo, co-orientações realizadas e participações em estágios docentes. Caberá a este pesquisador responsável pela bolsa (Supervisor) analisar estes critérios de mérito realizando entrevista para avaliação sobre o potencial do(a) candidato(a), bem como a real afinidade com a área de pesquisa em questão. Os objetivos destes critérios são basicamente selecionar o(a) mais promissor(a) candidato(a) visando o maior proveito possível desta bolsa e a produção acentuada e efetiva de conhecimento científico.


Fonte: Kleber Thiago de Oliveira (UFSCar)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299