.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1005

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


24/11/2011


1. Bolsa PNPD-CAPES (área de Cristalografia e Análise Cristalográfica) - UFPR

O Departamento de Química e o Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Paraná dispõem de 01 (uma) vaga de bolsista PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado), da CAPES, para atuação na área de Cristalografia e Análise Cristalográfica.

Prazo para a indicação do bolsista: 30/11/2011.

Requisitos para indicação:
o(a) candidato(a) deverá ter concluído o doutorado em Química ou Física e apresentar experiência na análise estrutural de substâncias no estado sólido por difratometria de raios X de monocristal. Deverá também dispor de conhecimentos em análise difratométrica de materiais obtidos na forma de pós e manifestar interesse em aprofundar estes conhecimentos através de cursos de qualificação a serem realizados em outras instituições, durante a vigência da bolsa PNPD.

Título do Projeto: Difratometria de raios X (em monocristal e pó) aplicada à análise estrutural de compostos orgânicos, inorgânicos e de coordenação: ampliação das oportunidades de formação de recursos humanos no Programa de Pós-graduação em Química da UFPR.

Alguns dos objetivos da admissão do bolsista são:
1) Contribuir para que os pesquisadores do PPGQ/UFPR, incluindo os mestres e doutores em Química formados pelo Programa, aprofundem o seu conhecimento em Cristalografia e Análise Cristalográfica através da interação com um profissional familiarizado com o estado da arte na área.
2) Nuclear um grupo de pesquisa em Cristalografia e Análise Estrutural por Difratometria de Raios X no Departamento de Química da UFPR (DQUI/UFPR), que desenvolva projetos inovadores na área de materiais cristalinos naturais e sintéticos.
3) Dinamizar a oferta de cursos e disciplinas, tanto na graduação quanto na pós-graduação, que exemplifiquem o uso de conceitos de teoria de grupos e simetria molecular na análise estrutural de compostos naturais e sintéticos e no cálculo de estruturas de materiais microcristalinos obtidos na forma de pós.

Contato: Profa. Jaísa Fernandes Soares - e-mail: jaisa.soares@ufpr.br (cópia para jaisasoares@gmail.com).


Fonte: Jaísa Fernandes Soares (UFPR)


2. Bolsa DTI (CNPq) - IAE/CTA

Bolsa (CNPq) de desenvolvimento tecnológico DTI (24 meses) para profissional (doutorado ou mestrado concluido) com experiência em cromatografia a líquido e/ou cromatografia a gás para atuar em projeto já aprovado que visa a capacitação de recurso humano especializado em técnicas cromatográficas, que possa se dedicar integralmente ao desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos adequados aos materiais utilizados em veículos lançadores e sondas. O projeto será desenvolvido na Divisão de Química do Instituto de Aeronáutica e Espaço em São José dos Campos-SP.

Enviar curriculum vitae atualizado (lattes), até 01/12/2011, para veravll@iae.cta.br, vllouren@ig.com.br ou silvanasnc@iae.cta.br.


Fonte: Silvana Navarro Cassu (CTA-IAE)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299