.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1029

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


14/6/2012


  CONCURSOS PÚBLICOS / PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Processo seletivo para contratação de docente em regime de tempo integral e dedicação exclusiva - PUC-Rio

O Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro inicia processo de seleção para contratação de docente em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. O candidato deve possuir título de doutor na área de Química, experiência em docência de no mínimo de 02 anos e condução de trabalhos de pesquisa experimental. As linhas de atuação preferenciais são: proteômica, metalômica e outras afins. O professor contratado atuará no ensino de graduação e de pós-graduação e deverá mostrar claramente potencial para desenvolver pesquisa independente e, também, interagir com os grupos de pesquisa já existentes.

O processo de seleção constará das seguintes etapas:

Etapa 1 (eliminatória)
• Avaliação do Curriculum Vitae (Lattes)
• Avaliação de Projeto de Pesquisa incluindo a viabilidade de sua implementação.

Etapa 2
• Entrevista com a banca examinadora.
• Apresentação de seminário de pesquisa.
• Prova de aula (tópico de Química a ser previamente especificado)

Documentação Requerida

-Curriculum Vitae em formato livre e do Currículo Lattes atualizado na Internet
-Cópia dos diplomas, certificados cabíveis, carteira de identidade, CPF, PIS ou PASEP, carteira de trabalho*
-Separatas dos 5 últimos artigos científicos publicados em revistas indexadas
-Cartas de referência (no mínimo duas)*
-Projeto de pesquisa incluindo plano de trabalho
* Documentação entregue também via correios

Prazo limite de inscrição: 16/7/2012 (entrega de todos os documentos)

É desejável que os interessados enviem de imediato um e-mail (diretoriaqui@puc-rio.br) assinalando seu interesse.

Datas Importantes:
- Entrega da documentação completa: 16/7/2012
- Divulgação do resultado da Etapa 1: 6/8/2012
- Confirmação por parte do candidato que concorrerá à Etapa 2: 10/8/2012
- Atividades da Etapa 2: 15 a 17/8/2012
- Divulgação dos Resultados: 20/8/2012
- Efetivação do contrato: 10/9/2012


Fonte: Fátima Almeida (PUC-Rio)



2. Concurso publico para professor adjunto - Faculdade de Tecnologia da UERJ

Encontra-se disponível uma vaga para a área de Química e outra para Processos Industriais da Industria Química. Vagas para a Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Campus Regional de Resende - RJ.

Edital nº 33/2012

Edital nº 37/2012


Fonte: Sergio Machado Correa (UERJ)



3. Concurso público para professor adjunto - UTFPR

Até dia 17/6//2012, estarão abertas as inscrições para 02 vagas da Carreira do Magistério Superior, Classe Adjunto, na área de Química/Química Inorgânica, para atender o Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Maiores informações


Fonte: Marcela Mohallem Oliveira (UTFPR)



4. Concurso público para professor assistente (RDIDP) - UNESP-SJRP

Foi prorrogado o período de inscrições para o concurso público de Provas e Títulos para provimento de 01 (um) cargo de professor assistente, com a titulação mínima de Doutor, em Regime de Dedicação Integral a Docência e à Pesquisa – R.D.I.D.P., no conjunto de disciplinas "Química Orgânica I", "Química Orgânica II", "Bioquímica I" e "Bioquímica II", junto ao Departamento de Química e Ciências Ambientais, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas do Câmpus de São José do Rio Preto da UNESP.

As inscrições serão recebidas, em dias úteis, até o dia 6/7/2012, no horário das 09:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 16:00 horas.

Maiores informações


Fonte: Mauricio Boscolo (IBILCE-UNESP)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO


1. Processo seletivo para mestrado em Ciência dos Materiais - UFSCar/Campus de Sorocaba

Processo seletivo para candidatos ao curso de Pós Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba está aberta na modalidade mestrado. Interessados podem acessar a página do programa e fazer o download do edital e obter mais informações.


Fonte: Francisco Trivinho Strixino (UFSCar-Sorocaba)



2. Inscrição aberta para o Programa de Pós-Graduação em Química (Mestrado e Doutorado) - PUC-Rio

O departamento de Química da PUC-Rio encontra-se com inscrição aberta para o Programa de Pós-Graduação em Química (Mestrado e Doutorado) até o dia 22/6/2012.

1. Os candidatos devem ser graduados em Química ou áreas afins. Os candidatos ao doutorado terão que apresentar Projeto de pesquisa sobre tema de interesse. Esse projeto deve conter introdução, objetivos, metodologia e bibliografia. Não deve ultrapassar 8 (oito) páginas impressas. Os candidatos serão argüidos sobre o projeto durante a entrevista.
2. Prova escrita de inglês (compreensão de texto): 5/7/2012
3. Prova de Redação: 5/7/2012
4. Prova de conhecimentos gerais de Química: 5/7/2012
5. Entrevista Individual com a Comissão Examinadora: 6/7/2012

Os detalhes do Edital podem ser obtidos na página http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html ou do e-mail posqui@puc-rio.br.


Fonte: Fátima Almeida (PUC-Rio)



3. Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química (mestrado e doutorado) - UFJF

Estarão abertas no período de 18/6 a 18/7/2012, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora, visando o preenchimento de vagas para o 2º semestre letivo de 2012. As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, excluídos feriados e recessos acadêmicos, de 08h30 às 13h30, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química – Campus da UFJF – Instituto de Ciências Exatas – Departamento de Química – Bairro Martelos – Juiz de Fora – MG.

Estão sendo oferecidas até 18 vagas para o Mestrado em Química nas áreas de concentração em Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química e até 08 vagas para o Doutorado em Química.

Podem se inscrever portadores de Diploma de Curso Superior em Química ou em áreas correlatas, fornecidos por cursos autorizados pelo MEC, para o Mestrado, e portadores de Diploma de Mestrado em Química ou em áreas correlatas, fornecidos por cursos autorizados pelo MEC, para o Doutorado. As provas serão realizadas de 30 de julho a 01 de agosto de 2012, para os candidatos ao Mestrado em Química, e de 02 a 03 de agosto de 2012, para os candidatos ao Doutorado em Química.

O Programa possui bolsas CAPES, CAPES/REUNI e FAPEMIG para Mestrado e Doutorado.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas na home-page do Programa.


Fonte: Programa de Pós-Graduação em Química (UFJF)



4. Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Ambiental - UFAL/Campus Avançado de Poços de Caldas

Em agosto de 2012 iniciaremos as atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Ambiental no Campus Avançado de Poços de Caldas da Universidade Federal de Alfenas. O Programa abordará de forma inter e multidisciplinar estudos de preservação e remediação de ambientes naturais, envolvendo aspectos de ciências naturais (física, química e biologia), ciências humanas (gestão, planejamento e educação) e/ou ciência aplicada (Engenharia Ambiental). Busca formar recursos humanos capazes de evidenciar, identificar, discutir e propor soluções em relação aos problemas ambientais decorrentes de ambientes antropizados, bem como avaliar ecossistemas, a fim de caracterizá-los e descrevê-los para preservação ou uso sustentável.

O Edital do Processo Seletivo 2012 encontra-se disponível no Site Institucional do Programa.

Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail: ppgcea@unifal-mg.edu.br


Fonte: Leonardo Damasceno (UNIFAL)



5. Inscrições para o Mestrado e o Doutorado em Química da UFMG

Encontra-se aberto o processo de seleção (Mestrado e Doutorado) para o Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais (nota 6 na CAPES), nas áreas de concentração de Química Analítica, Fisico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica.

Inscrições de 4 a 29/6/2012 na Secretaria de Pós-Graduação do Programa ou pelo Correio com a data de postagem até dia 27/6/2012. Prova para o Mestrado poderá ser realizada em outros Estados.

O Programa possui disponibilidade de bolsas do CNPq, CAPES, CAPES/REUNI e FAPEMIG para Mestrado e Doutorado (a maioria com taxas de bancada).

Maiores informações


Fonte: Humberto Osório Stumpf (UFMG)



6. Processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Física e Química de Materiais - UFSJ

O Programa de Pós-graduação em Física e Química de Materiais da Universidade Federal de São João del Rei (FQMat/UFSJ) torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos ao ingresso no Mestrado e Doutorado Acadêmico "Stricto Sensu" com início previsto para agosto de 2012.

As inscrições estão abertas durante o período de 18/6/2012 a 3/8/2012.

Maiores informações


Fonte: Programa de Pós-graduacão em Física e Química (UFSJ)



7. Processo seletivo para a Pós-Graduação em Ciência dos Materias (mestrado) - UFSCar

Estão abertas as inscrições na Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba, o processo seletivo para a Pós-Graduação em Ciência dos Materias em nível de mestrado.

Maiores informações


Fonte: Marystela Ferreira (UFSCar/Sorocaba)



  BOLSAS DE PÓS-DOC E SANDUÍCHE

1. Bolsa para estágio de pós-doutoramento (Catálise) - UFABC

O Grupo de Pesquisa em Catálise e Síntese Orgânica da Universidade Federal do ABC disponibiliza uma bolsa para estágio de pós-doutoramento na área de Catálise, com temas relacionados a biodiesel, glicerol e química fina. A bolsa tem início imediato. Os interessados devem enviar email para wagner.carvalho@ufabc.edu.br, informando a sua área de atuação, experiência anterior e a motivação para realizar este pós-doutoramento.


Fonte: Wagner Alves Carvalho (UFABC)



2. Oportunidade de bolsas de pós-doutorado e de doutorado sanduíche

Seleção de candidatos para bolsa de Pós-Doutorado para desenvolvimento do projeto "Síntese, caracterização e estudo de compostos magnéticos moleculares multifuncionais contendo radicais orgânicos". As atividades serão desenvolvidas sob a coordenação da Profa. Maria das Graças Fialho Vaz (IQ-UFF) e do Professor Paul M. Lahti (UMASS - EUA).

Estas bolsas foram aprovadas no âmbito de um projeto PVE (Programa Ciências sem fronteiras) que envolve química, física e ciências dos materiais. O projeto prevê ainda bolsas sanduíche para estudantes que tenham interesse em desenvolver tese de doutorado neste tema.

Informações poderão ser obtidas com a Profa. Maria das Graças Fialho Vaz, através do e-mail: mariavaz@vm.uff.br

Laboratório de Magnetismo Molecular - MagMol


Fonte: Maria das Graças Fialho Vaz (IQ-UFF)



3. Bolsa de pós-doutorado - UNESP

Posição de pós-doutorado (Bolsa do CNPq aprovada, início 01/07/2012) para projeto financiado pela FAPESP. Os candidatos qualificados devem ter título de doutorado em Química, engenharia ou ciência dos materiais. Experiência em eletroquímica / ou desenvolvimento de biosensores / ou SPR.

Interessados entrar em contato por email: vpedrosa@ibb.unesp.br


Fonte: Valber de Albuquerque Pedrosa (UNESP)



4. Bolsa de pós-doutorado no Laboratório de Fotoquímica - IQSC-USP

O Laboratório de Fotoquímica do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo dispõe de uma bolsa de pós-doutorado.

Interessados devem procurar os professores Miguel G. Neumann (neumann@iqsc.usp.br) e Carla C. Schmitt Cavalheiro (carla@iqsc.usp.br), enviando seus currículos.

Uma lista completa de publicações recentes pode ser vista no site http://lattes.cnpq.br/4571096227964493.


Fonte: Carla Cristina Schmitt Cavalheiro (IQSC-USP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299