.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1042

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


13/9/2012


  CONCURSOS PÚBLICOS / PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Vaga de professor adjunto (Química Inorgânica) - UNILA

Foram abertas as inscrições para o concurso público que visa ao preenchimento de 64 vagas de professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). As inscrições, gratuitas, seguem até dia 03/10/2012 e devem ser feitas pelo site concurso.unila.edu.br. Há vagas para 15 áreas diferentes. As vagas são para 40 horas semanais e dedicação exclusiva. A inscrição é permitida a brasileiros e estrangeiros, mas para a posse será obrigatória a apresentação de visto permanente aos estrangeiros. Mais informações e orientações podem ser encontradas no edital. Dúvidas e orientações podem ser obtidas junto à Comissão Organizadora do Concurso pelo email coc2012@unila.edu.br.


Fonte: Marcela Boroski (UNILA)


2. Vaga para docente no Instituto de Química da USP

O Departamento de Química Fundamental (DQF) do IQ-USP tem reputação consolidada em nível nacional e internacional. Os cursos de Graduação mantidos pelo DQF são estruturados em grades curriculares bastante flexíveis, permitindo aos egressos um leque variado de opções de trabalho. O programa de Pós-Graduação possui nota máxima na CAPES e o credenciamento de novos docentes é fortemente incentivado e facilitado. Pesquisadores do DQF desenvolvem pesquisas em inúmeras áreas de conhecimento, garantindo um ambiente altamente propício para o intercâmbio de idéias e pesquisas de natureza interdisciplinar. É neste ambiente altamente qualificado, desafiador e favorável à inovação que o DQF está inserido e, para a manutenção de sua qualidade, o recrutamento de pesquisadores ta lentosos e comprometidos com a pesquisa e o ensino de elevado nível é essencial. Nesse contexto, o DQF estimula candidatos interessados em iniciar carreira acadêmica a se inscreverem em concurso para o preenchimento de vaga de Professor Doutor.

Maiores informações


Fonte: Angélica Maria Silva de Oliveira (IQUSP)


3. Concurso público para professor assistente (Química Inorgânica) - UNESP/São José do Rio Preto

Estão abertas as inscrições para concurso publico para professor de Química Inorgânica e Química Geral na UNESP de São José do Rio Preto.

Maiores informações


Fonte: Mauricio Boscolo (IBILCE-UNESP)


4. Inscrições abertas para provimento de vagas de professores efetivos - UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Agrárias (CCA), situada em Areia/PB está com inscrições abertas para provimento de vagas de professores efetivos em diversas áreas. Destas 05 vagas são para Química Analítica, Química Inorgânica, Físico-Química e Bioquímica, 01 vaga para Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado, 01 vaga para Física e 01 vaga para Matemática, todas estas para professor Adjunto T40-DE. Os requisitos mínimos exigidos, para a área de Química, são Licenciatura/Bacharelado em Química e Doutorado em Química. Clique aqui para ver o edital ou acesse www.cca.ufpb.br para maiores informações. As inscrições estão abertas de 10/9 a 05/10/2012.


Fonte: Lucina Rocha Sousa (UFPB)


5. Concurso público para professor adjunto (Físico-química e de Química Analítica Instrumental) – UTFPR - Câmpus Ponta Grossa

Estão abertas as inscrições para o concurso público para professor de magistério superior, classe adjunto DE, no Departamento de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal. O período de inscrições ocorrerá de 03/09/2012 à 23/09/2012.

Área: Química/Físico-química e Química Geral (1 vaga). Formação exigida: Graduação em Química ou em Engenharia Química, com grau de Doutorado em Química com concentração na área de Físico-química. Edital 055/2012-CPCP-PG.

Área: Química/Química Analítica Instrumental e Química Geral (1 vaga). Formação exigida: Graduação em Química ou em Engenharia Química, com grau de Doutorado em Química (área de concentração Química Analítica). Edital 056/2012-CPCP-PG.


Fonte: Luciano Fernandes (UTFPR-PG)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Vaga de Pós-Doc empresarial na Oxiteno

A empresa Oxiteno está buscando por doutores para um pós-doc empresarial a ser realizado no seu Centro de Pesquisas em Mauá, São Paulo para desenvolver projeto de pesquisa na área de encapsulamento. É desejável que o candidato tenha experiência de pesquisa em físico-química, surfactantes, emulsão ou técnicas de encapsulamento de ativos.

Os candidatos interessados devem enviar CV por e-mail com assunto: Pós-doc Empresarial para: natalia.fernandes@oxiteno.com até 18/09/2012.

E, após seleção, estar apto para submeter o projeto de pesquisa a CNPq na modalidade abaixo, dentro do Cronograma 3 da CNPq:

Modalidade: Pós-Doutorado Empresarial – PDI

Finalidade: Possibilitar ao pesquisador a consolidação e atualização de seus conhecimentos, assim como agregar competência às ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação de empresa no País, com vistas a torná-la mais c ompetitiva.

Benefícios:
Mensalidades; auxílio instalação, quando a empresa estiver em município distinto do da instituição de origem do candidato; passagem aérea de ida e volta, em trecho nacional, quando houver deslocamento por distância superior a 350 km.

Duração: De 6 a 12 meses, prorrogáveis até 12 meses.

A Oxiteno oferece transporte, restaurante no local, seguro de vida e complemento da bolsa mensal.

Sobre a Oxiteno:

Pautada pela inovação e pela sustentabilidade, a Oxiteno é uma empresa química de origem brasileira com atuação global e líder na produção de Tensoativos e produtos Químicos Especializados, atuando nos mais diversos mercados como: Cosméticos, Produtos de Higiene e Limpeza, Agroquímicos, Tintas e Vernizes, Petróleo, Alimentos, Construção Civil, entre outros.

Presente em oito países, nas Américas e Europa, sua estrutura conta com onze unidades industriais e oito escritórios comerciais. Possui centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia em três países: Brasil, México e Venezuela e investe cerca de 1,5% de seu faturamento anual em Pesquisa e Desenvolvimento.


Fonte: Natalia Fernandes (Oxiteno)


2. Bolsa de Pós-doc do CNPq (Pesquisador Visitante Especial)

Uma Bolsa de Pós-doc do CNPq vinculada à Chamada 61/2011 Bolsa Pesquisador Visitante Especial - CAPES/CNPq/FAPs com o título do projeto: "Viabilidade dos processos de oxidação avançada no tratamento de efluentes para reuso"

Contato: Prof. Dr. Amilcar Machulek Jr. (machulekjr@gmail.com)


Fonte: Amilcar Machulek Junior (UFMS)


3. Bolsa na modalidade PNPD (Química Orgânica) - UnB

Vaga para doutor em Química Orgânica, para bolsa na modalidade PNPD, na Universidade de Brasília, para desenvolvimento do projeto "Reações Multicomponentes Assistidas por Micro-Ondas para a Síntese de Peptóides". Início em outubro/novembro de 2012. Interessados entrar em contato urgente pelo e-mail: ckleber@unb.br


Fonte: Carlos Kleber Z. Andrade (UnB)


4. Ciência sem Fronteiras - vagas para Doutorado e Pós-doutorado na Freie Universität Berlin

A Freie Universität Berlin é uma das universidades internacionais de excelência que participa do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Em 2012, estamos oferecendo uma quantidade significativa de vagas para Doutorado e Pós-doutorado direcionadas aos candidatos do programa CsF. A próxima inscrição para as bolsas de Doutorado e Pós-doutorado para a Alemanhã está aberta. A nova data-limite é o dia 27 de setembro de 2012.

O programa Ciência sem Fronteiras também será o tema principal do tour "Estudar e Pesquisar na Alemanha", promovido pelo DAAD de 26 de setembro a 1º de outubro em três estados brasileiros. Haverá feiras e palestras em Belo Horizonte, Campinas, São Carlos, São Paulo e Florianópolis. A Freie Universität Berlin participará do tour, além do DAAD e representantes de 11 outras instituições alemãs. Mais informações podem ser encontradas no convite em anexo e no site do DAAD.

Maiores informações


Fonte: Christina Peters (Freie Universität Berlin)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299