.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1051

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


14/11/2012


  CONCURSOS PÚBLICOS / PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso para Educação em Química – UFJF

O Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora informa que no período de 09 a 26 de novembro de 2012, estarão abertas as inscrições para concurso público de provas e títulos visando o provimento de 1 (uma) vaga para professor do magistério superior na área de Educação em Química.

- O concurso será realizado entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2012.

Habilitação exigida: Graduação em Química com Doutorado em Química, ou em Educação, ou em Ensino de Ciências.

Maiores informações (edital, pontos, datas e documentação necessária para inscrição etc.): http://www.ufjf.br/quimica/

Edital 051/2012 – concurso 110.


Fonte: José Guilherme da Silva Lopes (UFJF)



2. Concurso público para professor adjunto - UFPR

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público para professor adjunto, na área de Cristalografia Química e Difratometria de Raios X em Monocristais do Departamento de Química, UFPR.

Inscrições até 29/11/2012.

O edital do concurso encontra-se neste link e o programa pode ser acessado em http://quimica.ufpr.br/novadqui/concursos.php.


Fonte: Herbert Winnischofer (UFPR)


3. UFMG seleciona professor adjunto na área de Fisiologia e Biofísica

Até 21 de janeiro de 2013, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG recebe inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto do Departamento de Fisiologia e Biofísica. O candidato deve possuir doutorado em Fisiologia, Biofísica ou áreas afins e demonstrar habilidades e competências que atendam às demandas de ensino, pesquisa e extensão do Departamento e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica (INCT Nanobiofar).

De acordo com o Edital nº 688, há uma vaga, em regime de dedicação exclusiva, com remuneração de R$ 7.627,02, nas áreas de Fisiologia, Biofísica ou afins, com ênfase em Proteômica, Biofísica Molecular ou Ensaios Pré-Clínicos. Como parte do processo seletivo, serão realizadas prova de títulos, arguição de memorial e apresentação de seminário, cujo escopo deve ser um projeto de pesquisa na área de conhecimento do concurso.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à Secretaria Geral do Instituto de Ciências Biológicas, Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte (MG) – CEP: 31270-901. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 16h30, de segunda a sexta. É necessário apresentar o termo de requerimento preenchido; RG; comprovante de isenção ou de pagamento da taxa de inscrição (R$ 190,68); comprovação de quitação com o serviço militar, quando for o caso, e com a Justiça Eleitoral; sete cópias do curriculum vitae; sete exemplares do memorial e tema do seminário. Mais informações no site www.icb.ufmg.br


Fonte: Heloísa Oliveira Alvarenga (FUNDEP)


4. Concurso para professor adjunto I – áreas de Educação em Química e Química Inorgânica - UFJF

Encontram-se abertas as inscrições para preenchimento de 2 vagas junto ao Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora: uma para a área de Educação em Química e outra preferencialmente para a área de Química Inorgânica, referentes respectivamente aos concursos 110 e 111 que reproduzimos a seguir, do edital completo que pode ser acessado neste link: http://www.ufjf.br/concurso/files/2012/11/Edital-51-JF-Concursos-n%C2%BA-44-a-114-cronograma-58.pdf - Concurso 110: Depto. Química – Proc. nº 23071.012427/2012-64

As inscrições serão efetuadas do dia 9/11 ao dia 26/11, também de acordo com as diretrizes do edital em anexo.

Maiores informações podem ser obtidas através dos endereços de email abaixo:
alexandre.cuin@ufjf.edu.br;
luiz.oliveira@ufjf.edu.edu.br;
flavia.machado@ufjf.edu.br.


Fonte: Luiz Fernando Cappa de Oliveira (UFJF)


5. Concurso público para professores - UNIFESP/Campus Diadema

Encontram-se abertas as inscrições para contratação em regime DE de 25 professores de Educação Matemática, Física, Química e Biologia, 1 (hum) de psicologia e 1(hum) de Políticas Públicas na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Campus Diadema, para o Curso de Ensino de Ciências. Consulte o site.

Maiores informações


Fonte: Etelvino Bechara (UNIFESP)


6. Processo de seleção para contratação de docente - PUC-Rio

O Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro inicia processo de seleção para contratação de docente em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. O candidato deve possuir título de doutor na área de Química, experiência em docência de no mínimo de 02 anos e condução de trabalhos de pesquisa experimental. As linhas de atuação preferenciais são:
- Vaga 1: proteômica, metalômica e outras afins.
- Vaga 2: Eletroquímica e outras afins

O professor contratado atuará no ensino de graduação e de pós-graduação e deverá mostrar claramente potencial para desenvolver pesquisa independente e, também, interagir com os grupos de pesquisa já existentes.

O processo de seleção constará das seguintes etapas:

Etapa 1 (eliminatória)
• Avaliação do Curriculum Vitae (Lattes)
• Avaliação de Projeto de Pesquisa incluindo a viabilidade de sua implementação.

Etapa 2
• Entrevista com a banca examinadora.
• Apresentação de seminário de pesquisa.
• Prova de aula (tópico de Química a ser previamente especificado) Há possibilidade das atividades da Etapa 2 se darem via Skype

Documentação Requerida

- Curriculum Vitae em formato livre e do Currículo Lattes atualizado na Internet - Cópia dos diplomas, certificados cabíveis, carteira de identidade, CPF, PIS ou PASEP, carteira de trabalho*

- Separatas dos 5 últimos artigos científicos publicados em revistas indexadas - Cartas de referência (no mínimo duas)*

- Projeto de pesquisa incluindo plano de trabalho

*Documentação entregue também via correios

Prazo limite de inscrição: 25/11/2012 (entrega de todos os documentos)

É desejável que os interessados enviem de imediato um e-mail (diretoriaqui@puc-rio.br) assinalando seu interesse.

Datas Importantes:

- Entrega da documentação completa: 25/11/2012
- Divulgação do resultado da Etapa 1: 28/11/2012
- Confirmação por parte do candidato que concorrerá à Etapa 2: 04/12/2012
- Atividades da Etapa 2: 11 a 14/12/2012
- Divulgação dos Resultados: 17/12/2012
- Efetivação do contrato: 1º Semestre de 2013.


Fonte: Marlene de Paula (PUC-Rio)


7. Vagas para docente na UFSCar-Campus Araras

Vaga 1:

O candidato deve ter a formação de Químico Bacharel/Licenciado e ter título de Doutor em Ciências ou Química nas áreas de Química Orgânica-Bioquímica.
Período de Inscrição: de 06/11/2012 a 30/11/2012, exclusivamente via internet.

Vaga 2:

O candidato deve ter a formação de Químico Bacharel/Licenciado e ter título de Doutor em Ciências ou Química na área de Físico-Química.
As inscrições serão realizadas no período de 12/11/2012 a 12/12/2012, exclusivamente via internet.

Maiores informações


Fonte: Roselena Faez (UFSCar)




  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO


1. Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química (2013-1) - UFES

Encontram-se abertas até 7/12/2012, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química 2013-1 da Universidade Federal do Espírito Santo.

Maiores informações


Fonte: Valdemar Lacerda Júnior (UFES)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Vaga para Pos-Doc no IPEN-USP

Temos uma vaga disponível para dois anos de bolsa de Pós-Doutorado do CNPq no Programa Ciência sem Fronteiras. O Projeto de Pesquisa intitulado "Composite membranes with tunable transport properties for selective carbon dioxide separation" é na área de eletroquímica de membranas cerâmicas condutoras de íon oxigênio, em colaboração com a Universidade de Aveiro, Portugal. Interessados devem entrar em contato com Dr. R. Muccillo, Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais, IPEN, muccillo@usp.br.


Fonte: R. Muccillo (IPEN-USP)




  OUTRAS VAGAS


1. Vaga na empresa Oxiteno

A empresa Oxiteno, com atuação nas áreas de tensoativos, solventes e especialidades químicas, seleciona candidatos para bolsa de pós-doutorado empresarial vinculada ao CNPq, em regime de dedicação exclusiva, com início previsto para junho/2013 e duração de 1 a 2 anos. Os candidatos devem possuir Doutorado em Química Orgânica (ou ter defendido a tese até maio/2013) e disponibilidade para trabalhar na Grande São Paulo. Os interessados devem enviar o link para seus currículos Lattes atualizados para o endereço rodrigo.cella@oxiteno.com, com o título "PROJETO OXITENO" no campo "assunto" do email. Serão aceitos currículos enviados até o dia 21/12/2012.


Fonte: Rodrigo Cella (Oxiteno S. A.)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299