.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1054

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


6/12/2012


  CONCURSOS PÚBLICOS / PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para professor adjunto e assistente - UFES/Campus Alegre

Estão abertas as inscrições para concursos em diversas áreas na Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus Alegre, para Professor Adjunto e Assistente em regime de Dedicação Exclusiva. Estas incluem uma vaga de Química Analítica, uma vaga de Química Orgânica e uma vaga para Ensino de Química no Departamento de Química e Física.

Química Analítica: as inscrições ocorrerão no período de 13/11/2012 a 12/12/2012, Edital 72/2012.

Química Orgânica: as inscrições ocorrerão no período de 03/12/2012 a 02/01/2013, Edital 76/2012.

Ensino de Química: as inscrições ocorrerão no período de 06/11/2012 a 06/12/2012, Edital 70/2012.

Os interessados devem acessar as informaçção nos links:
- www.progepaes.ufes.br/edital-n-72-2012-r-retificado
- www.progepaes.ufes.br/edital-n-76-2012-r
- www.nts.ufes.br/edital-n-70-2012-r


Fonte: Hércules S. Miglio (UFES)

2. Últimos dias para se inscrever no processo seletivo para professor de Engenharia Química do Departamento de Engenharia de Materiais da PUC-Rio

O Departamento de Engenharia de Materiais do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para o preenchimento de uma vaga para o cargo de Professor Assistente I apto a dar aulas na graduação em Engenharia Química e no programa de pós-graduação "Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos". O prazo para envio da documentação necessária se encerra no dia 07 de dezembro. O candidato selecionado será contratado para início em fevereiro de 2013.

Os interessados devem ser formados em Engenharia Química, com doutorado na área ou afins (demais engenharias, química, física etc.). A documentação exigida inclui currículo em formato livre, pelo menos duas cartas de referência, memorial resumido e também um texto descritivo em que indica seus principais objetivos e motivações em termos de ensino, pesquisa e extensão. As cartas de referência devem ser enviadas para: Departamento de Engenharia de Materiais/PUC-Rio – Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 22.451-900. Os demais documentos podem ser enviados para o e-mail dema@puc-rio.br.

Na segunda fase (dias 17 e 18 de dezembro), os candidatos selecionados deverão fazer uma apresentação a uma banca do Departamento de Engenharia de Materiais, onde falará — e será entrevistado — sobre sua formação acadêmica, evolução profissional e futuros projetos de pesquisa. Em seguida, haverá um sorteio com os temas das aulas a serem dadas no dia seguinte, que abrangem matérias básicas da Engenharia Química: Físico-Química, Termodinâmica clássica, Cinética das reações e processos, fenômenos de transporte, modelagem e simulação.

O candidato selecionado vai lecionar disciplinas de graduação e pós-graduação, orientar alunos de iniciação científica, assim como mestrandos e doutorandos, manter uma produção mínima de dois artigos em periódicos internacionais por ano, desenvolver pesquisas de ponta com produção científica de nível internacional e ser capaz de elaborar e submeter projetos para agências de fomento e empresas.


Fonte: Maria Estrella (Approach Comunicação Integrada)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO


1. Seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - UnB

Encontram-se abertas, até 21/12/2012, as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (mestrado), da Universidade de Brasília.

Maiores informações


Fonte: Patricia Fernandes Lootens Machado (UnB)



2. Processo seletivo mestrado e doutorado em Ciência de Materiais - UFPE

O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais lança edital referente ao processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado das turmas do primeiro semestre de 2013.

São oferecidas vinte vagas para o Mestrado e vinte para o Doutorado. Adicionalmente será disponibilizada uma vaga em cada curso para servidores ativos da UFPE aprovados no processo seletivo, conforme estabelece a Resolução 01/2011 da CCEPE.

A inscrição ocorrerá do dia 03/12/2012 a 02/01/2013.

O Edital pode ser acessado no site do Programa.


Fonte: Programa de Pós-Graduacao em Ciência de Materiais (UFPE)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. PhD Scholarship in Synthetic Organic Chemistry

A PhD scholarship is available for a highly motivated individual with a proven track record in synthetic organic chemistry to work as a key team member of the project: INMOLFARM - Molecular Innovation and Drug Discovery) (ALENT-57-2011-20), with a duration of thirty (30) months. The selected candidate will have the opportunity to work with an interdisciplinary multinational team, in both Portugal and Germany, that will look at a innovative synthetic route to key potential pharmaceutical compounds. This project is co-financed by FEDER through the "Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN)". This project will be undertaken at both at the Centro de Química de Évora and the Laboratory for Chemio-Physio Development and Characterization (LADECA, part of the Alentejo Science and Technology Park - PCTA) at the University of Évora and at the Max Planck Institute of Colloids and Interfaces (MPICI), in Potsdam, Germany.

More information


Fonte: Anthony Burke (Universidade de Évora)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299