.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1060

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


24/1/2013


  CONCURSOS PÚBLICOS / PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Processo seletivo para docente (Físico-Química e outras afins) - PUC-Rio

O Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro inicia processo de seleção para contratação de docente em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. O candidato deve possuir formação em Química e título de doutor na área de Química, experiência em docência de, no mínimo, 02 anos e condução de trabalhos de pesquisa experimental. Área de conhecimento Físico-Química e outras afins.

O professor contratado atuará no ensino de graduação e de pós-graduação e deverá mostrar claramente potencial para desenvolver pesquisa independente e, também, interagir com os grupos de pesquisa já existentes. Faixa salarial de R$ 8439,00 (Professor Assistente Nível I) até R$ 10.201,92 (Professor Associado Nível II), dependendo da experiência do candidato.

O processo de seleção constará das seguintes etapas:

Etapa 1 (eliminatória)
- Avaliação do Curriculum Vitae (Lattes)
- Avaliação de Projeto de Pesquisa incluindo a viabilidade de sua implementação.

Etapa 2
- Entrevista com a banca examinadora.
- Apresentação de seminário de pesquisa.
- Prova de aula (tópico de Físico-química e áreas afins a ser previamente especificado)

Há possibilidade das atividades da Etapa 2 se darem via Skype

Documentação Requerida

- Curriculum Vitae em formato livre e do Currículo Lattes atualizado na Internet
- Cópia dos diplomas, certificados cabíveis, carteira de identidade, CPF, PIS ou PASEP, carteira de trabalho *
- Separatas dos 5 últimos artigos científicos publicados em revistas indexadas
- Cartas de referência (no mínimo duas) *
- Projeto de pesquisa incluindo plano de trabalho
* Documentação entregue também via correios

Prazo limite de inscrição: 28/02/2013 (entrega de todos os documentos)

É desejável que os interessados enviem de imediato um e-mail (diretoriaqui@puc-rio.br) assinalando seu interesse.

Datas Importantes:
- Entrega da documentação completa: 28/02/2013
- Divulgação do resultado da Etapa 1: 04/03/2013
- Confirmação por parte do candidato que concorrerá à Etapa 2: 06/03/2013
- Atividades da Etapa 2: 11 a 15/03/2013
- Divulgação dos Resultados: 18/03/2013
- Efetivação do contrato: 1º Semestre de 2013.


Fonte: Marlene de Paula (PUC-Rio)


2. Concurso público para docentes (40 vagas) - UNIFESP/Campus Baixada Santista

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público (40 vagas) para docentes nas mais diversas áreas, para consolidação do Instituto do Mar da UNIFESP, Campus Baixada Santista, inaugurado no início de 2012.

Maiores informações


Fonte: Thaciana Valentina Malaspina Fileti (UNIFESP)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO


1. Curso de Especialização "Física das Radiações Ionizantes: Fundamentos e Aplicações"

O Curso de Especialização "Física das Radiações Ionizantes: Fundamentos e Aplicações" será oferecido pelo Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá, no período 16/03/2013 a 13/09/2014.

Período de Inscrições: 08 a 28/02/2013.

Informações adicionais podem ser encontradas neste link ou obtidas pelo email: fisica.radiacoes@gmail.com


Fonte: Paulo Willian (UEM)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de Pós-Doutorado (Engenharia e Tecnologia; Ciências da Terra) - ICAQF/UNIFESP

Estamos recrutando jovem doutor para a posição de Pós-Doutorado no ICAQF/UNIFESP. Esta vaga está vinculada ao projeto "Organic Compounds Remediation with In-Situ Chemical Oxidation", do Programa Ciência Sem Fronteiras. O projeto busca investigar o comportamento de oxidantes e contaminantes orgânicos em solos tropicais, incluindo as reações entre os solos e os oxidantes, e diferentes classes de contaminantes. O candidato deve possuir experiência comprovada em pesquisa de solos e águas subterrâneas. Conhecimentos de métodos analíticos e experiência de campo são desejáveis. O pesquisador irá trabalhar sob supervisão do professor visitante Neil Thomson (Universidade de Waterloo) e dos professores signatários do projeto. Os candidatos devem enviar uma cópia do CV, uma carta de interesse e os nomes e informações de dois contatos para referências. Início previsto para março/2013. A documentação do candidato deve ser enviada via e-mail para ejhbechara@gmail.com e jgfreitas@unifesp.br.

Pesquisadores principais: Etelvino Bechara (UNIFESP), Neil Thomson (University of Waterloo)

Para maiores informações: ejhbechara@gmail.com ou jgfreitas@unifesp.br


Fonte: Juliana G. Freitas (UNIFESP/Campus Diadema)



2. Processo Seletivo para uma vaga de Bolsista de Pós-doutorado - PNPD (CAPES) no DQ-UFSCar

O Programa de Pós‐Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos abre processo de seleção para um bolsista junto ao projeto do Programa Nacional de Pós‐doutorado (PNPD), intitulado "Síntese e Atividade Biológica de Novos Fotossensibilizadores com Aplicação em Terapias Anticancer – Terapia Fotodinâmica".

O(a) candidato(a) deve ser recém doutor(a) (até 5 anos de conclusão do doutorado) e se enquadrar nas exigências descritas abaixo (perfil do candidato).

As inscrições serão realizadas entre os dias 24 e 31/02/2013. Para realizar a inscrição o candidato deverá enviar e‐mail para: (kleber.oliveira@ufscar.br) com os seguintes documentos no formato pdf:

i) Currículo Lattes completo e atualizado;
ii) Histórico escolar de Doutorado;
iii) Diploma de título de Doutor ou ata da Defesa de Doutorado e
iv) telefone(s) para contato.

A seleção será realizada no dia 01/02/2013, apenas por análise dos currículo, documentos e eventual contato via telefone para breve entrevista. O início da bolsa poderá ser Imediato (01/02) ou em até 30 dias, a depender da disponibilidade do candidato.

Maiores informações poderão ser obtidas com o Prof. Dr. Kleber Thiago de Oliveira, kleber.oliveira@ufscar.br, Coordenador do projeto.

Perfil do Bolsista:
O(a) Candidato(a) deverá apresentar diploma de doutorado em Química (ou áreas afins) com ênfase em Química Orgânica/Química Orgânica Sintética.

Quando da necessidade de seleção de novos bolsistas, o(a) candidato(a) será selecionado de acordo com o perfil adequado às atividades de síntese orgânica respeitando‐se a produtividade do mesmo (artigos científicos e seus fatores de impacto, produção tecnológica, produção intelectual e formação complementar). Será considerado ainda o rendimento acadêmico do mesmo, co-orientações realizadas e participações em estágios docentes.

Caberá a este pesquisador responsável pela bolsa (Supervisor) analisar estes critérios de mérito realizando entrevista (se necessário) para avaliação sobre o potencial do(a) candidato(a), bem como a real afinidade com a área de pesquisa em questão. Os objetivos destes critérios são basicamente selecionar o(a) mais promissor(a) candidato(a) visando o maior proveito possível desta bolsa e a produção acentuada e efetiva de conhecimento científico. Neste processo não haverá necessidade de entrevista presencial, pois a mesma poderá ser feita via telefone ou Skype (se necessário). O objetivo é possibilitar que candidatos que estejam distantes de São Carlos possam participar da seleção sem a necessidade de deslocamento.

A presente bolsa terá duração até 31/10/2014.


Fonte: Kleber Thiago de Oliveira (UFSCar)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299