.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1060

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


31/1/2013


  CONCURSOS PÚBLICOS / PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para professor adjunto - UTFPR/Câmpus Francisco Beltrão

Estão abertas inscrições para concurso público para atuação junto ao curso superior de Tecnologia em Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus Francisco Beltrão.

Requisitos da vaga

Graduação: em Engenharia de Alimentos ou em Engenharia Química ou em Engenharia de Bioprocessos ou em Engenharia Bioquímica ou em área afim;

Pós Graduação: todos com Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos ou em Engenharia de Alimentos ou em Biotecnologia ou em Bioprocessos ou em Bioquímica ou em área afim.

Inscrições: 18/01/2013 08:00 até 13/02/2013 23:00

Maiores informações


Fonte: Wilian Rodrigo Galeazzi (UTFPR)


2. PUC-Rio abre processo seletivo para professores de Química

Inscrições terminam dia 28/02 e candidatos devem ter doutorado na área

O Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas até dia 28 de fevereiro para o preenchimento de duas vagas para o cargo de professor de graduação e pós-graduação em Química. Em uma delas, é necessário ter conhecimento na área Físico-Química e afins e, na outra, Química Analítica. O candidato selecionado será contratado ainda no primeiro semestre de 2013.

Os interessados devem ser formados em Química, com doutorado na área, além de possuir experiência em docência de no mínimo dois anos e condução de trabalhos de pesquisa experimental. A documentação exigida inclui currículo em formato livre e Currículo Lattes atualizado na internet, pelo menos duas cartas de referência, cópias dos últimos cinco artigos publicados em revistas científicas, diplomas, Identidade, CPF, PIS ou PASEP, carteira de trabalho e projeto de pesquisa, incluindo plano de trabalho.

Os documentos devem ser enviados até 28/02 para diretoriaqui@puc-rio.br e as cartas de referência e cópias dos documentos encaminhados tanto por e-mail, como pelo correio para: Departamento de Química/PUC-Rio – Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 22.451-900. Os interessados precisam, ainda, enviar um e-mail imediato para diretoriaqui@puc-rio.br, destacando o interesse.

Na segunda fase (de 11 a 15 de março), que poderá acontecer via Skype, os candidatos selecionados terão uma entrevista com a banca examinadora do Departamento de Química, onde apresentarão seus seminários de pesquisa. Em seguida, terão que ministrar aulas sobre algum tópico de Físico-Química e/ou Química Analítica (dependendo da vaga de interesse) a ser previamente definido.

Datas Importantes:
- 28/02/2013 - Entrega da documentação completa
- 04/03/2013 - Divulgação do resultado da Etapa 1
- 06/03/2013 - Confirmação por parte do candidato que concorrerá à Etapa
- 11 a 15/03/2013 - Atividades da Etapa 2
- 18/03/2013 - Divulgação dos Resultados


Fonte: Rafael Levinstein (Assessoria de Imprensa CTC/PUC-Rio)


3. Concurso Público para Professores de Química - UNIFEI

Estão abertas as inscrições, de 21/01/2013 a 22/02/2013, para:
Ensino de Química - 1 vaga
Química Orgânica - 1 vaga
Química Inorgânica - 1 vaga

Maiores informações


Fonte: Márcia Matiko Kondo (UNIFEI)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO


1. Seleção para os cursos de mestrado e doutorado em Química - UFAM

As inscrições podem ser feitas via email, até 08/02/2013, e a prova de conhecimentos poderá ser aplicada na cidade de domicílio do candidato (capitais e interior do estado do Amazonas). Há disponibilidade de bolsas para os candidatos aprovados.

Data de realização da prova de conhecimentos: 25/02/2013 - horário 9:00 às 12:00h

Para maiores informações acesse o Edital 057/2012 - Propesp e aviso de aditamento em www.propesp.ufam.edu.br


Fonte: Maria Lúcia Belém Pinheiro (UFAM)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de Pós-Doutorado Jr. - FURB e LNEG

Estamos selecionando jovem doutor para atuar no projeto intitulado "Sustainable solventes – assisted transformation of biomass in the biorefinary concept", aprovado na chamada Pesquisador Visitante Especial-PVE, do Programa Ciência sem Fronteira. As atividades a serem conduzidas contemplam a preparação e utilização de líquidos iônicos e fluido supercrítico no pré-tratamento de material ligno-celulósico e extração de produtos naturais voláteis. A proposta objetiva contribuir com o desenvolvimento do conceito de biorefinarias, com ênfase na produção de biocombustíveis de segunda geração e de insumos.

Pesquisadores responsáveis: Rafal Marcin Bogel-Lukasik - Laboratório Nacional de Energia e Geologia – LNEG, Lisboa, Portugal e Ricardo Andrade Rebelo, Departamento de Química-FURB, Blumenau, SC.

O projeto terá duração de 3 anos e será desenvolvido nas instalações do Departamento de Química da FURB, com missões científicas ao LNEG. O bolsista selecionado iniciará suas atividades em primeiro de março próximo.

Os interessados devem enviar até o dia 15 de fevereiro seu currículo Lattes com a produção científica dos últimos 5 anos para ricardorebelo@furb.br e rafal.lukasik@lneg.pt e carta destacando sua experiência acadêmica/ profissional para atuar neste projeto.

Para maiores informações: ricardorebelo@furb.br (Prof. Ricardo Andrade Rebelo) ou jandr@furb.br (Prof. Jurgen Andreus).


Fonte: Ricardo Andrade Rebelo (FURB)



2. FAPESB lança edital para pesquisador visitante especial e pós-doutorado

Medida quer fixar pesquisadores em novas universidades

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Bahia acaba de lançar o Edital FAPESB Nº 006/2013 cujo objetivo é conceder bolsas nas modalidades Pesquisador Visitante Especial (PVE) e Pós-Doutorado Especial a fim de promover a atração, formação e fixação de pesquisadores para a implantação, desenvolvimento e consolidação de grupos de pesquisa nas novas universidades públicas - criadas a partir de 2010 ou que estejam em fase de implantação.

Cada candidato poderá apresentar apenas uma proposta. A data limite para preenchimento do formulário online é 11 de março de 2013. Para saber os requisitos necessários para a inscrição e demais informações, acesse a página eletrônica da FAPESB.


Fonte: Mauricio Moraes Victor (UFBA)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299