.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1074

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


9/5/2013


  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO


1. Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC-USP abre inscrições para o processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), estará recebendo inscrições para o processo seletivo – 2º semestre de 2013, a partir do dia 02 de maio até 06 de junho de 2013.

Os cursos oferecidos são de mestrado e doutorado, nas áreas de Físico-Química, Química Analítica e Inorgânica e Química Orgânica e Biológica.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site e a documentação pode ser encaminhada eletronicamente.

A prova, no dia 18 de junho de 2013, será realizada em várias cidades do Brasil e também no exterior.

O edital completo poder ser visualizado no site http://spgr.iqsc.usp.br/

Maiores informações: e-mail spgr@iqsc.usp.br


Fonte: Serviço de Pós-Graduação (IQSC-USP)


2. USP/FZEA abre processo seletivo para o "Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais"

Estarão abertas no período de 13 a 24 de maio de 2013 as inscrições para o curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP-FZEA) - Campus de Pirassununga.

O curso compreende as linhas de pesquisa em "Tecnologia de Polímeros Naturais" e "Materiais Cerâmicos e Compósitos".

Aos alunos classificados no exame de seleção, o programa oferece bolsas de estudos distribuídas de acordo com as cotas disponíveis.

Inscrição: 13/05/2013 a 24/05/2013
Início do processo seletivo: 03/06/2013
Matrícula: 03/07/2013 a 16/07/2013

Maiores informações


Fonte: Fernando G. Tonin (FZEA-USP)


3. Exame de seleção de ingresso dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química - USP/Campus de Ribeirão Preto

Estão abertas, até 31/05/2013, as inscrições para o exame de seleção de ingresso dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da USP, campus de Ribeirão Preto. O exame de Proficiência em Língua Inglesa, exigido para a inscrição, poderá ser realizado gratuitamente no Departamento de Química no dia 27 de maio de 2013 às 08:00 h.

Inscrições abertas de 09 a 22 de maio de 2013, na secretaria do DQ ou pelo e-mail dq-pg-quimica@ffclrp.usp.br

Maiores informações


Fonte: Paulo Olivi (FFCLRP- USP)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Pós-doutoramento em desenvolvimento de estruturas plasmônicas para detecção via espalhamento Raman intensificado por superfície

O Projeto Temático "Espectroscopia Vibracional Em Fases Condensadas", apoiado pela FAPESP, procura candidatos a Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolver projeto no Instituto de Química da USP, em São Paulo. Há interesse em candidatos com experiência em espectroscopia Raman e na utilização de nanoestruturas como substratos para detecção SERS, na sua síntese por métodos químicos e caracterização por técnicas físicas (MET, MEV e outros).

Os candidatos interessados devem enviar, até o dia 30 de maio de 2013, os seguintes documentos em formato PDF para Prof. Mauro Carlos Costa Ribeiro (mccribei@iq.usp.br) e/ou Profa. Paola Corio (paola@iq.usp.br): carta de interesse, resumo da tese de doutorado (1-2 páginas) e curriculum vitae.


Fonte: Paola Corio (IQUSP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299