.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1098

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


7/11/2013


  CONCURSOS PÚBLICOS / PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para professor adjunto (Química/Físico-química/Materiais) - UFMT/Campus Cuiabá

Encontram-se abertas até 12/11/13 as inscrições para o concurso de Professor Adjunto Química/Físico-química/Materiais no Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso - campus Cuiabá.

Maiores infromações


Fonte: Ailton José Terezo (UFMT)


2. Concurso professor efetivo (Química Inorgânica) - UFC

Estão abertas até o dia 12/11/2013 as inscrições para professor efetico na área de Química Inorgânica na Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza.

O edital encontra-se no endereço: www.progep.ufc.br


Fonte: Luiz Gonzaga de França Lopes (UFC)



3. Concurso para Educação em Química – UFJF

A UFJF informa que até o dia 29/11/2013 estarão abertas as inscrições para concurso visando o provimento de 1 (uma) vaga para professor na área de Educação em Química no Departamento de Química – ICE com as seguintes especificações:

Habilitação exigida:
- Graduação: Química ou Licenciatura em Química ou Bacharelado em Química ou Química Industrial ou Química Tecnológica.
- Pós-graduação: Doutorado em Química ou Educação ou Ensino.

Período do concurso: 20 a 22 de janeiro de 2014.

Contato: Prof. José Guilherme da Silva Lopes (guilherme.lopes@ufjf.edu.br)

Edital 031/2013 - concurso 174


Fonte: José Guilherme da Silva Lopes (UFJF)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Últimos dias para se inscrever nos programas de Mestrado e Doutorado do CTC/PUC-Rio

Dez cursos na área de exatas estão com inscrições abertas. Candidatos aceitos podem solicitar bolsas de estudo e ganhar isenção das mensalidades

Dez cursos do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) estão com matrículas abertas para inscrições nos programas de mestrado e doutorado na área de exatas. A maioria se encerra neste mês de novembro e os cursos, cujas novas turmas começam no primeiro semestre de 2014, são os seguintes:
- Engenharia Civil
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Mecânica
- Engenharia de Materiais
- Engenharia de Produção
- Engenharia Urbana e Ambiental (Mestrado Profissional)
- Física
- Matemática
- Metrologia (Mestrado)
- Química

Os candidatos aprovados para cursar pós-graduação acadêmica em tempo integral no CTC/PUC-Rio podem solicitar bolsa de estudo da Capes, CNPq e outros órgãos de fomento. Além de uma remuneração mensal (com duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado), a bolsa inclui isenção total de pagamento de anuidades. A confirmação da concessão da bolsa está sujeita à disponibilidade em função do número de candidatos aceitos. Os candidatos que não cumprirem os requisitos para usufruir de uma bolsa Capes ou CNPq, podem ficar isentos de anuidades se forem contemplados com um tipo de auxilio da Capes, que cobre apenas as taxas escolares, ou com uma isenção concedida pela universidade.

A seleção dos candidatos é feita pela comissão de pós-graduação de cada curso com base no histórico escolar da graduação, cartas de recomendação, curriculum vitae, experiência profissional e, se necessário, será marcada uma entrevista com o candidato. Os selecionados que sejam ex-alunos da PUC pagam R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição e os demais, R$ 100,00 (cem reais). O candidato pagará a taxa de inscrição somente se for aprovado no processo de seleção.

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio é um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica do país e investe de forma expressiva em pesquisa, contando com cerca de 140 laboratórios modernos e especializados. Atualmente, o CTC/PUC-Rio conta com cerca de 1.200 alunos de pós-graduação. Com um corpo docente formado por aproximadamente 180 professores, a maioria com doutorado no exterior, o CTC/PUC-Rio oferece uma formação alinhada com as necessidades do mercado.


Resultados da CAPES 2007-2009 confirmam excelência dos cursos de pós-graduação do CTC/PUC-Rio

De acordo com os resultados da avaliação CAPES da pós-graduação brasileira no triênio 2007/2009, dos 2.700 programas brasileiros avaliados, apenas 10,9% dos cursos de todo país conquistaram as notas sete (máxima), seis e cinco, tornando-se referência de qualidade de ensino no Brasil. Dos 12 cursos de pós-graduação do CTC/PUC-Rio avaliados pela CAPES no triênio 2007-2009, oito estão entre essa elite acadêmica. O resultado reafirma o reconhecimento da instituição como um dos mais importantes polos de ensino, pesquisa e extensão do país.


Veja aqui os detalhes para se candidatar às pós-graduações oferecidas pelo CTC/PUC-Rio

Física – Inscrições até 06/11/13 – Nota 6 na CAPES
Os interessados devem se inscrever no Exame Unificado para a Pós-graduação em Física do Rio de Janeiro, o UNIPOSRIO – FÍSICA. O exame reúne os programas da PUC-Rio, CBPF, UFRJ, UERJ e UFF em uma única prova. De acordo com a última avaliação da Capes (triênio 2007-2009), dos 51 cursos de Física avaliados em todo país, a PUC-Rio conquistou nota seis, ficando entre as 14 universidades que atingiram as notas seis e sete (nota máxima). A prova da UNIPOSRIO-FÍSICA para 2014.1 será no dia 12 de novembro, no Instituto da UFF.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://uniposrio-fisica.cbpf.br/index.php?page=home.Edital. Após a divulgação dos resultados do exame, que será no dia 06 de dezembro, o aluno poderá optar pela instituição que quer cursar.
Mais informações em: http://www.fis.puc-rio.br/.

Química – Inscrições até 14/11/13 – Nota 5 na CAPES
O programa conquistou nota cinco (em sete) na CAPES, está entre as melhores do país, e oferece quatro linhas de pesquisa: Energia, Meio Ambiente e Ciências do Mar; Nanociências; Fármacos e Interações Químico-Biológicas; Desenvolvimento de Métodos Analíticos. No total, são oferecidas dez vagas para Mestrado e cinco para Doutorado para iniciar no primeiro semestre de 2014. Os candidatos podem se inscrever pelo site http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/.

Matemática – Inscrições até 15/11/13 – Nota 5 na CAPES
Com áreas de concentração em Matemática Pura ou Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece dez linhas de pesquisa. O Departamento conta com 16 professores, de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.
Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/pagina.php?id=posgraduacao

Engenharia Elétrica – Inscrições até 24/11/13 – Nota 6 na CAPES
O curso alcançou nota seis na Capes, sendo que apenas oito das 59 pós-graduações avaliadas em todo país no triênio 2007-2009 conquistaram notas seis e sete (nota máxima). A pós-graduação do Departamento de Engenharia Elétrica oferece seis áreas de concentração. São elas: Eletromagnetismo Aplicado, Métodos de Apoio à Decisão, Nanotecnologia, Processamento de Imagem, Automação e Robótica, Sistemas de Comunicações e Sistemas de Energia Elétrica.
Mais informações: http://www.ele.puc-rio.br/pos_inscricao.php?pageSet=22.

Engenharia de Produção - Inscrições até 29/11/13 - Nota 4 na CAPES
A pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção oferece seis linhas de pesquisa, divididas em três áreas de concentração: Logística e transportes, Finanças e Análises de Investimentos e Gerência de Produção. Com a crescente valorização da qualidade e produtividade na produção de bens e serviços, o curso tem como objetivo especializar o aluno para atuar nesse novo quadro do mercado.
Mais informações

Engenharia Mecânica – Inscrições até 30/11/13 – Nota máxima (7) na CAPES
O curso vem mantendo nota máxima na Capes desde 2004, mostrando mais uma vez sua superioridade nacional e equivalência com os melhores cursos do mundo. A pós-graduação do Departamento de Engenharia Mecânica oferece nove linhas de pesquisa, divididas em três áreas de concentração: Petróleo e Energia, Termociências e Mecânica Aplicada.
Mais informações: http://www.mec.puc-rio.br/index.php.

Engenharia Civil – Inscrições até 30/11/13 – Nota 6 na CAPES
O curso tem a nota seis na Capes, sendo que, das 85 pós-graduações avaliadas no triênio 2007-2009 em todo país, apenas oito conquistaram notas seis e sete. A pós-graduação do Departamento de Engenharia Civil oferece 13 linhas de pesquisa, divididas em duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia.
Mais informações: http://www.civ.puc-rio.br/pt/index.php

Mestrado em Metrologia – Inscrições até 30/11/2013 – Nota máxima (5) na CAPES
O programa de pós-graduação em Metrologia conquistou a nota máxima na avaliação da Capes pela excelência da sua atuação. O curso tem um caráter multidisciplinar e está estruturado sob três pilares: metrologia, qualidade e Inovação. No que concerne à metrologia e à qualidade, atende às demandas críticas da competitividade industrial e dos segmentos de metrologia em energia, química e biociências. Promove a qualidade em seu sentido amplo, preocupando-se com os sistemas da qualidade, meio ambiente, certificação de produtos e pessoas, responsabilidade social, relações de trabalho e meio ambiente. Já no que diz respeito à inovação, pesquisa, monitora e avalia programas e sistemas de inovação, locais, regionais e nacionais e contribui para o desenvolvimento de práticas, rotinas e métricas para sua gestão O candidato ao Mestrado em Metrologia para a Qualidade e Inovação deverá possuir Diploma de Graduação em Engenharia, Física, Matemática, Química ou áreas afins.
Mais informações: http://www.metrologia.ctc.puc-rio.br/?pag=selecao

Engenharia Materiais – Inscrições até 02/12/13 – Nota 6 na CAPES
O curso é nota seis na Capes, sendo que apenas 14 das 68 pós-graduações avaliadas em todo país no triênio 2007-2009 conquistaram notas seis e sete. A pós-graduação oferece dez linhas de pesquisa, divididas em duas áreas de concentração: Ciência e Engenharia dos Materiais e Engenharia de Processos e Meio Ambiente. Além disso, aceita graduados de várias especialidades, tais como: Engenharias (Metalúrgica, Materiais, Química, Mecânica, Civil, Elétrica, Ambiental, etc.), Ciências Básicas (Biologia, Química, Física, Matemática e Informática), Ciências da Saúde (Farmácia, Odontologia e Medicina), Arquitetura e Geologia.
Mais informações: http://www.dema.puc-rio.br.

Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental – Inscrições até 31/01/2014 – Nota 3 na CAPES (curso recente)
Trabalhar uma visão ampla e multidisciplinar de um modelo de desenvolvimento sustentável para as cidades brasileiras é o objetivo principal do Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental que tem atraído uma série de profissionais ao Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). A pós-graduação Stricto-Sensu é recomendada pela Capes/Brasil e pela ASIIN/Alemanha (Accreditation Agency for Degree Programmes in Engineering, Informatics, the Natural Sciences and Mathematics) e os mestrandos terão dupla diplomação: pela PUC-Rio e pela Universidade de Braunschweig, na Alemanha. O mestrado profissional em Engenharia Urbana e Ambiental é dirigido a engenheiros, arquitetos e demais profissionais das áreas de meio ambiente, urbanismo e infraestrutura, interessados em obter uma visão geral dos problemas das grandes cidades, com ênfase específica nos aspectos relacionados com a sustentabilidade de aglomerações urbanas.
Mais informações: http://www.urb.puc-rio.br/pdfs/edital_2014.pdf.


Fonte: Maria Estrella (Approach Comunicação Integrada)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de Pós-Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais – PPGMAT - UFMT

Bolsa de Pós-Doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES de 2013 para o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Materiais - PPGMAT- Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso.

Esta bolsa destina-se ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa preferencialmente dentro de uma das linhas de pesquisa do PPGMAT:
- Propriedades Elétricas e Ópticas de Filmes Ultrafinos;
- Superfícies e Interfaces de Materiais Nanoestruturados;
- Bioensaios e processos biológicos;
- Modelagem e Simulação de Materiais.

Os candidatos devem ser portadores do título de Doutor em áreas afins aos temas acima mencionados e não possuir vínculo empregatício ou ser portador de outro tipo de bolsa.

Podem-se inscrever pesquisadores que se enquadram nas seguintes modalidades (conforme previsto na portaria CAPES 086/2013):
a. Brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
b. Estrangeiro, residente no exterior sem vínculo empregatício;
c. Docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, desde que afastados da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.
É vedado o acúmulo da percepção de bolsa com qualquer modalidade de bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, empresa pública ou privada, ou ainda com o exercício profissional remunerado, ressalvadas as exceções previstas no item c. ou expressa permissão em norma específica da Capes.

Para se inscrever é necessário encaminhar por e-mail (assunto: BOLSA PNPD – nome do candidato) entre os dias 07/11 e 20/11 à secretaria do PPGMAT (ppgmat@ufmt.br), em arquivos pdf, os seguintes documentos:

(a) requerimento de candidatura assinado e digitalizado contento as seguintes informações: nome completo, CPF, RG e endereço;
(b) curriculum vitae em arquivo (formato Lattes, se brasileiro);
(c) projeto de pesquisa em (≤ 8 páginas).

O resultado será divulgado no site do PPGMAT dia 27/11/2013.

Coordenador: Josmary R. Silva (silvajosmary@gmail.com)
Secretária: Márcia Helena (ppgmat@ufmt.br)

Site do Programa: http://araguaia.ufmt.br/ppgmat/


Fonte: Josmary Rodrigues Silva (UFMT)


2. Bolsa PNPD-CAPES pós-doutorado - UFS

O Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal de Sergipe, informa que estão abertas, de 06/11 a 02/12/2013, as inscrições para o processo seletivo de doutor, referente a 01 (uma) vaga de bolsista de Pós-Doutorado para atividades em projeto com abrangência na aplicação multidisciplinar das técnicas de espectroscopia de RMN, conforme Portaria CAPES Nº 86, de 03/07/2013. A bolsa tem duração de até 5 (cinco) anos, sendo o valor mensal de R$ 4.100,0 0 (quatro mil e cem reais).

Maiores informações: npgq.ufs@gmail.com


Fonte: Sandro Navickiene (UFS)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299