.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1102

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


5/12/2013


  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Programa de Pós-Graduação em Química da Unesp de Araraquara abre inscrições

Estão abertas até o dia 13 de dezembro de 2013 as inscrições para os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara.

Em Química, são 30 vagas para o mestrado e 30 para o doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2014.

Podem se inscrever portadores de diploma de curso superior em Química ou área correlata.

O exame de seleção será no período de 28 a 30 de janeiro de 2014 e será aplicado nas seguintes cidades: Araraquara/SP, Dourados/MS, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, São Cristovão/SE, Fortaleza/CE, Teresina/PI, Belém/PA, Ilhéus/BA, Lima/Peru, Bucaramanga/Colômbia e Havana/Cuba. O candidato poderá optar por realizar a prova em português ou em inglês.

O exame de seleção para o curso de mestrado constará de prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e para o curso de doutorado haverá a prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e análise do curriculum vitae, histórico escolar e pré-projeto.

O edital está disponível neste link.


Fonte: Wennia Limonti de Souza dos Santos (IQ-UNESP/Araraquara)


2. Inscrições abertas para o programa de pós-graduação em ciências - UNIFRAN

O programa de pós-graduação em ciências foi implantado, na Universidade de Franca, em 2003, com a abertura do mestrado e em 2007 para o doutorado. O programa tem características multi e interdisciplinares. Apesar de recente, o programa já titulou 127 pós-graduandos (115 mestres e doze doutores).

O curso visa a formação de profissionais qualificados com amplos conhecimentos em química e que sejam capazes de atuar em áreas multi e interdisciplinares a ela relacionadas, capacitando-os a desenvolverem atividades em instituições de ensino, pesquisa ou no setor industrial.

O programa de pós-graduação em Ciências da UNIFRAN, nos níveis de mestrado e doutorado, é classificado com um programa de excelência na CAPES, com nota 5 e destaca-se pelo seu alto nível científico e qualidade distinta do seu corpo docente e discente.

O programa tem uma forte vocação para gerar produtos finais aplicáveis para o setor produtivo, assim como fornecer auxílio para vários setores produtivos locais como ensino básico, indústrias, setores investigativos como delegacias e promotorias locais e regionais.

Desde sua implantação em 2004 foram realizadas importantes pesquisas em diversos setores científicos com resultados altamente significativos que resultaram na publicação de inúmeros artigos científicos internacionais, bem como o registro de várias patentes. Além disto, as linhas de pesquisa desenvolvidas pelos pesquisadores do Programa atendem demandas advindas dos problemas relacionados ao ensino da química bem como empresas nacionais e/ou multinacionais. Vale ressaltar que as pesquisas desenvolvidas procuram ter forte contexto regional. As resoluções de problemas de grandes indústrias, não apenas da cidade de Franca, como de sua região transformam-se em dissertações de mestrado ou teses de doutorado.

Cerca de 20 patentes nacionais e internacionais foram solicitadas, (todas de grande relevância e com bastante inserção na mídia nacional, como por exemplo, no caso do desenvolvimento de pesquisas na área de doença de Chagas, que foi destaque em vários jornais e telejornais regionais e também tema de um programa do Globo Repórter). Recentemente, estudos desenvolvidos na área de produtos naturais foram novamente destaque em diversos programas e revistas; estes estudos relatam que o orégano, uma espécie vegetal muito usada na culinária, é eficaz para baixar a glicemia de pacientes diabéticos. Patentes para uso e reuso de sais de crômio, tão empregados na indústria de curtimento de couro de nossa região, também foram requ eridas. Cumprir ainda informar que 70% de seu quadro de docentes é constituídos por bolsistas pesquisadores do CNPq.

O Programa conta ainda com várias parcerias com centros de pesquisa europeus e americanos e muitos alunos realizam parte dos seus trabalhos nestes centros. Contamos também com um parque analítico de equipamentos muito expressivo, o que auxilia no desenvolvimento e excelência das pesquisas realizados. Os projetos de pesquisa do programa nos mais diversos setores são apoiados por agência como FAPESP, CAPES E CNPq.

Informações sobre o programa e processo seletivo podem ser obtidas no link www.mestradoemciencias.unifran.br.


Fonte: Eduardo José Nassar (UNIFRAN)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299