DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ

OPORTUNIDADES


  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

  • 10/05/2018

    Pós-Doutorado em Sínteses Assimétricas - Laboratorio de Síntesis Assimétricas Instituto de Química de Recursos Naturales Universidad de Talca, Talca, Chile

    O Laboratório de Sínteses Assimétricas procura por um candidato para uma bolsa de pós-doutoramento na Universidade de Talca (R$ 8.000 por mês aprox.) por um periodo mínimo de 2 anos, disponível para pós-doutor (com doutorado obtido de 2013-2018) com experiencia comprovada em sínteses orgânicas. O projeto a ser desempenhado se dará dentro da linha de pesquisa em novos catalisadores orgânicos/organometálicos aplicados em sínteses de compostos ativos. Boa infraestrutura de laboratorios e equipamentos (RMN 500 MHz, Q-tof-MS, ESI-MS, MALDI-MS, etc).

    Maiores detalhes em http://las.utalca.cl/index.html. A bolsa é pré-aprovada internamente pela Universidad de Talca e implementável imediatamente. Se você estiver interessado nesta vaga, envie seu CV e 2 cartas de referencias para o e-mail lssantos@utalca.cl até o dia 20 de MAIO de 2018.

    Fonte: Leonardo Silva Santos (Universidad de Talca)


  • 10/05/2018

    Bolsa de Pós-Doutorado no Projeto Temático "Espectroscopia Vibracional com Resolução Espacial" - IQUSP

    O Projeto Temático "Espectroscopia Vibracional com Resolução Espacial", apoiado pela FAPESP, procura candidatos a Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolver projeto no Instituto de Química da USP, em São Paulo. Há interesse em candidatos com experiência nas áreas de catálise, nanocatálise, utilização de nanoestruturas como substratos para detecção SERS, combinação de estudos SERS e catalíticos, síntese de nanoestruturas por métodos químicos e caracterização por técnicas físicas (MET, MEV e outros).

    Os candidatos interessados devem enviar, até o dia 10 de junho de 2018, os seguintes documentos em formato PDF para Prof. Mauro Ca rlos da Costa Ribeiro (mccribeir@iq.usp.br) e Profa Paola Corio (paola@iq.usp.br): carta de interesse, resumo da tese de doutorado (1-2 páginas) e curriculum vitae.

    Fonte: Paola Corio (USP)


  • 03/05/2018

    Seleção de bolsista de pós-doutorado - PPGQ-UTFPR CampusCuritiba

    O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, torna público, para conhecimento dos interessados, o edital de seleção de bolsista de pós-doutorado (Programa Nacional de Pós-Doutorado, PNPD/CAPES).

    Mais informações podem ser obtidas no seguinte endereço http://ppgq.ct.utfpr.edu.br/index.php/editais/

    Fonte: Paulo Roberto de Oliveira (UTFPR CampusCuritiba)


  • 19/04/2018

    Bolsa FAPESP de Posdoc para trabalhar em armazenamento de Energia

    O atual cenário energético e ambiental tem levado a sociedade a repensar novas fontes de energia, como alternativa aos combustíveis fósseis. Além disso, surge também a necessidade de novos modos de armazenamento energético. Neste contexto, enquadram-se os capacitores eletroquímicos (CE) e as baterias de ions metálicos (Li+ e Na+, por exemplo). No caso de CE, diferentemente das baterias, tais materiais retêm energia proveniente do carregamento eletrônico da dupla camada elétrica (eletrodo/solução) e, em alguns casos, de processos faradaicos rápidos, ou pseudocapacitivos. Outra divergência entre os CE e as baterias é a quantidade de energia armazenada (capacidade) e a potência média de cada dispositivo. Enquanto os capacitores possuem uma baixa capacidade e elevada potência; as baterias retêm uma expressiva capacidade, entretanto, com potências medianas.

    No entanto, o advento da nanotecnologia viabilizou novos materiais eletródicos que flexibilizaram tais limites entre CE e baterias. Seja um capacitor eletroquímico de dupla camada elétrica, seja um pseudocapacitor ou um capacitor eletroquímico híbrido, o emprego de materiais nanoestruturados permitiu que tais dispositivos obtivessem desempenho energético próximo ao de baterias. Tal fato deve-se, não exclusivamente, à elevada superfície específica presente em materiais nanoestruturados.

    No presente estudo, valendo-se de técnicas eletroquímicas, procurar-se-á explorar estes limites entre capacitores e baterias e entender as origens da capacitância e o comportamento eletroquímicos dos eletrodos que compõem o dispositivo. Desta forma, iremos produzir eletrodos com boas qualidades físicas e eletroquímicas e estudar sua performance em líquidos iônicos que vêm sendo desenvolvidos no grupo com ampla janela eletroquímica e boa propriedade de transporte.

    Atualmente, o desafio das baterias de íon lítio é desenvolver sistemas com maior ciclabilidade e altas densidades de potência e energia. Enquanto os eletrodos negativos de carvão podem ter bom desempenho (alta ciclabilidade e alta densidade de carga reversível acima de 370 mAhg-1), o óxido de cobalto LiCoO2, que é o material eletroativo normalmente usado em eletrodos positivos, tem muitas desvantagens, como baixa carga específica prática (140 mAh g-1) e instabilidade térmica no estado carregado (oxidado).

    A necessidade de baterias de íon-lítio de alta potência e densidade de energia acarreta um problema relacionado com a segurança, devido aos problemas relacionados ao uso de solventes orgânicos tipicamente empregados como eletrólitos. Sabe-se que os líquidos iônicos (LIs) podem ser utilizados como eletrólitos, devido ao fato de não serem inflamáveis e terem altas estabilidade térmica e eletroquímica, porém são necessários LIs com boas propriedades de transporte, que permitam a fácil difusão do lítio.

    O candidato a esta bolsa deve ter expertise em técnicas eletroquímicas em geral e de caraterização física (SEM, TEM, especroscopias vibracionais, RX, ICP-OES, etc). O selecionado deverá conduzir experimentos de modo independente; auxiliar na orientação de alunos e em atividades do laboratório; e apresentar desenvoltura na redação de relatórios e artigos científicos, em inglês.

    A bolsa tem duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. Os interessados devem enviar, até 30/04/18, os seguintes documentos para o e-mail rtorresi@iq.usp.br:
    a) carta justificando o interesse na vaga;
    b) curriculum vitae atualizado ou link para o CV Lattes;
    c) Email e telefone de dois (2) pesquisadores para referências.

    Fonte: Roberto M. Torresi (IQUSP)


  • 19/04/2018

    Oportunidade – Bolsa de Doutorado FAPESP

    O grupo do Prof. Caio Oliveira, no Instituto de Química da UNICAMP, dispõe de duas bolsas de doutorado direto (DD) da FAPESP vinculadas ao auxílio Jovem Pesquisador "Novos complexos metálicos quirais e suas aplicações em catálise assimétrica".

    Os interessados em iniciar suas atividades no segundo semestre de 2018 precisam ser aprovados no Exame de Seleção para a Pós-Graduação do IQ-UNICAMP (inscrições abertas até 30/04).

    Potenciais candidatos devem possuir excelente histórico escolar e interesse em Síntese Orgânica e Catálise.

    Mais detalhes sobre a bolsa: http://www.fapesp.br/278#5

    Adicionalmente, a FAPESP oferece uma mensalidade adicional, como Auxílio Instalação, para candidatos oriundos de outros Estados.

    Fonte: Caio Oliveira (UNICAMP)


  • 19/04/2018

    Bolsa de Doutorado Direto FAPESP

    O Grupo de Energia Renovável, Nanotecnologia e Catálise (wwww.greencat.ufscar.br) do Departamento de Química-UFSCar tem uma bolsa de Doutorado Direto-FAPESP disponível para início no 2° semestre de 2018.

    O projeto envolve a síntese de catalisadores para a oxidação seletiva de derivados da biomassa em precursores para biopolímeros.

    Interessados devem contactar o Prof. Jean Marcel R. Gallo pelo e-mail jean@ufscar.br até 20 de maio de 2018. O e-mail deve conter os seguintes documentos:
    1) Curriculum vitae
    2) Histórico escolar da graduação
    3) Duas cartas de recomendação
    4) Declaração especificando a data prevista de formatura. Caso já seja formado, enviar cópia do diploma.

    Fonte: Jean Marcel R. Gallo (UFSCar)


  • 12/04/2018

    Bolsas de Pós-Doutorado - LASSBio, ICB-UFRJ

    O Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro está recebendo candidaturas de Doutores com formação em Química Medicinal ou Síntese Orgânica para trabalhar vinculado a subprojetos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) com bolsas da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

    Interessados devem preencher o formulário de cadastro disponível no site do INCT-INOFAR.

    Para maiores informações endereçar mensagem para: Prof. Carlos Alberto Manssour Fraga (cmfraga@ccsdecania.ufrj.br).

    Fonte: Carlos Alberto Manssour Fraga (LASSBio, ICB, UFRJ)


  • 12/04/2018

    Edital - Pós-doutoramento (PNPD/CAPES) 2018 - Universidade Federal de Ouro Preto

    Período de inscrição
    As inscrições estarão abertas entre os dias 09/04/2018 a 25/04/2018.

    01 (uma) vaga de bolsista de Pós Doutorado para: Atuar na área de Química Inorgânica e/ ou Química Orgânica e/ou Físico-Química e/ou Química Analítica.

    Mais informações

    Fonte: Jason Guy Taylor (UFOP)


  • 12/04/2018

    Edital para processo seletivo de bolsista de pós-doutorado programa PNPD-Capes 2018 – Edital 01/2018-UFMG

    O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) TORNA PÚBLICO que estão abertas as inscrições para o processo seletivo, referente a 5(cinco) vagas para bolsistas de pós-doutorado concedidas pelo Programa Nacional de Pós-doutoramento (PNPD/CAPES), para atuar em atividades de Pesquisa e Docência.

    Mais informações

    Fonte: Alessandra Dinotte (PPG-Química-UFMG)


  • 05/04/2018

    Oportunidade de Bolsa de doutorado Sanduíche na Alemanha

    Nosso grupo de Pesquisa, está selecionando estudantes de doutorado em Química para realizar projeto de pesquisa na Alemanha via programa de intercâmbio (doutorado sanduíche), com financiamento da Capes/DAAD. O projeto versa sobre 'Ativação de Ligação C-H via Catálise com Metais de Transição visando Funcionalização Seletiva de Moléculas Bioativas'.

    Os alunos interessados precisam estar regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG (Avaliado com Nota 7 pela Capes). Em geral a seleção para entrada no doutorado ocorre em Junho com inscrições em Maio. Estudantes interessados em Síntese Orgânica, com vontade de buscar novas fronteiras, publicações de elevado fator de impacto e uma imensa vontade de aprender e desenvolver suas habilidades científicas, são muito bem-vindos!

    Alunos Interessados entrar em contato com o Prof. Eufrânio Júnior pelos e-mails: eufranio.junior@yahoo.com.br ou eufranio@ufmg.br

    Fonte: Eufranio Silva (UFMG)


  • 05/04/2018

    Centro de Tecnologia em Nanomateriais – CTNano seleciona pesquisador(a) em nível de Pós-Doutorado para atuar na frente de pesquisa em Polímeros

    O Centro de Tecnologia em Nanomateriais – CTNano está selecionando 1 (um) pesquisador(a) em nível de Pós-Doutorado para atuar na frente de pesquisa em Polímeros. O(a) candidato(a) deve ter título de Doutor(a) em uma das seguintes áreas: Química / Engenharia Química / Física / Engenharia de Materiais.

    Espera-se que o(a) candidato(a) tenha experiência em processamento/caracterização de termoplásticos e plásticos de engenharia (especialmente UHMWPE). É desejável conhecimento/experiência na operação de misturador interno (HAAKE). Também se espera que o(a) candidato(a) tenha dedicação exclusiva ao projeto e facilidade para trabalho em equipe interdisciplinar.

    O(a) candidato(a) selecionado(a) atuará no desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos aditivados com nanomateriais (grafeno, óxido de grafeno, nanotubos de carbono ou outros) para aplicações em sistemas de transporte de minérios. O plano de trabalho está inserido em um projeto de pesquisa com empresa da área de mineração.

    O CTNano é referência nacional no desenvolvimento de aplicações utilizando nanomateriais de carbono em compósitos poliméricos, cimentícios, sensores e síntese de nanomateriais. Além disso, o CTNano dispõe de infraestrutura completa para a caracterização físico-química dos nanomateriais e nanocompósitos produzidos. Maiores informações sobre o Centro podem ser obtidas em: www.ctnano.com.br. O Centro está localizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), na cidade de Belo Horizonte – MG, e é uma iniciativa dos Departamentos de Física, Química, Microbiologia e da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

    A seleção será feita através da análise eliminatória dos CVs dos(as) candidatos(as). Os(as) aprovados(as) nesta etapa serão chamados(as) para entrevista. Interessados(as) devem enviar CV para: contato@ctnano.com.br com o assunto: "POSDOC Polímeros" até 01/05/2018. Os(as) selecionados(as) serão avisados(as), por email, de sua convocação para entre vista até 15/05/2018.

    Fonte: Marcos Daniel Vozer Felisberto (CTNano)


  • 05/04/2018

    Post-doctoral Fellowships in Chemistry Universidade Federal de São Carlos São Carlos, SP, Brazil

    The post-doctoral fellows will work at the Federal University of São Carlos (UFSCar), in the Chemistry Department (CD), in the city of São Carlos, São Paulo State, Brazil.

    The candidates will carry out research on the interaction between plants, insects and microorganisms to better understand the communication between them and to generate strategies for insect and phytopathogen control, under supervision of Prof. Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva and Prof. Antonio Gilberto Ferreira, and co-supervision of Dr. Tiago Venâncio and Dr. Rose Maria Carlos. The research is linked to the Thematic Project "The Biorational Control of Pest-Insect and Phytopathogens" (Grant number 2014/50918-7), coordinated by Professor Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva and funded by the Sao Paulo Research Foundation.

    The post-doctoral fellows will work in the following activities:
    Cultivars that are resistant to many fungal and bacterial pathogens or insects could play an important role in the search for new pesticides. These plants have compounds that can act as a good barrier for colonies from bacteria and fungi, and for insects. Therefore, the search for novel methodologies to determine which compounds are associated wi th these resistances will be developed (3 Post-doctoral Fellowships; each scholarship will involve different microorganisms and/or insects).

    Furthermore, if it is assumed that it is possible to modify the chemical structure of compounds to improve activity and selectivity, our future results could help direct the rational design of derivatives as potent and effective bactericide, fungicide and insecticide agents for plant diseases. Therefore, novel methodologies to synthesise more potent bactericide, fungicide and insecticide will be developed (1 Post-doctoral Fellowships).

    This research program requires expertise in:
    To identify the compounds involved in the interaction plant-fungi-bacteria-insects requires experience in: development of chromatographic conditions via LC-UV, L C-MS/MS, LC-SPE/NMR and LC-SPE-BPSU/NMR, acquiring NMR measurements in 5.0 and 1.7 mm cryogenic probe head; additional NMR experience in the DOSY and STD-NMR experiments and related techniques (used for studying ligand-target binding) as well as chemometric analysis background are strongly recommended. Background in Mass Spectrometry, Biochemistry and theoretical simulations (docking) are welcome. To synthesize more potent bactericide, fungicide and insecticide, the scholarship candidate should show experience in the use of the Schlenk technique for the synthesis of coordination of natural products compounds with several metallic centers and a wide range of binders with different coordination sites.

    CONTACT INFORMATION:
    The applicants should send their résumé (in pdf) before April 30st, 2018, showing their experience with these techniques and highlighting their publications in indexed journals.

    To submit your application, please send email to dmfs@ufscar.br address with title "Biorational Control 14/50918-7" with one file (pdf maximum 2 MB). This opportunity is open to candidates of any nationalities. The selected candidate will receive a FAPESP's Post-Doctoral fellowship in the amount of R$ 7,174.80 monthly and a research contingency fund, equivalent to 15% of the annual value of the fellowship which should be spent in items directly related to the research activity.

    Areas of Research
    - Chemistry, Agronomy, Biochemistry

    Fonte: Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva (UFSCar)


  • 29/03/2018

    Bolsa de Pós-doutorado no Instituto de Química da UNICAMP

    Nosso grupo de Pesquisa, com financiamento do Instituto Serrapilheira, está contratando um Doutor em Química para trabalhar no projeto: "NEW CHIRAL METAL COMPLEXES AND THEIR APPLICATIONS IN ASYMMETRIC CATALYSIS".

    Serão considerados apenas os candidatos com formação sólida em Síntese Orgânica. Experiência em catálise assimétrica é desejável, mas não obrigatória.

    O início das atividades está previsto para o mês de abril.

    Remuneração inicial: R$ 4.100,00

    Interessados, enviar currículo para o email caio.oliveira@iqm.unicamp.br até o dia 08/04/2018

    Lattes - Caio Oliveira

    Fonte: Caio Oliveira (UNICAMP)


  • 22/03/2018

    Projeto Temático "Espectroscopia Vibracional com Resolução Espacial" - IQUSP

    O Projeto Temático "Espectroscopia Vibracional com Resolução Espacial", apoiado pela FAPESP, procura candidatos a Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolver projeto no Instituto de Química da USP, em São Paulo.

    Há interesse em candidatos com experiência nas áreas de catálise, nanocatálise, utilização de nanoestruturas como substratos para detecção SERS, combinação de estudos SERS e catalíticos, síntese de nanoestruturas por métodos químicos e caracterização por técnicas físicas (MET, MEV e outros).

    Os candidatos interessados devem enviar, até o dia 15 de abril de 2018, os seguintes documentos em formato PDF para Prof. Mauro Carlos da Costa Ribeiro (mccribeir@iq.usp.br) e Profa Paola Corio (paola@iq.usp.br): carta de interesse, resumo da tese de doutorado (1-2 páginas) e curriculum vitae.

    Fonte: Paola Corio (IQUSP):


  • 22/03/2018

    The Campinas Electrochemistry Group is looking for candidates to postdoctoral positions under the supervision of the Prof. Raphael Nagao with FAPESP fellowships

    The Campinas Electrochemistry Group (CampEG) is looking for candidates to postdoctoral positions under the supervision of the Prof. Dr. Raphael Nagao with FAPESP/SHELL fellowships already approved in the project: Dense Energy Carriers (2017/11986-5). The scientific mission belongs to the Center of Innovation of New Energies (CINE) hosted at UNICAMP, Brazil. The stipend is R$ 7,174.80/month and granted for 12 months (renewable for up to 12 months). The starting date is expected to be around July 2018, but it can be negotiated;

    Goals
    Development of in operando techniques to unravel reaction mechanisms and characterize the nanostructured catalysts simultaneously. Emphasis will be given in the (photo)electrochemical production of hydrocarbons and molecular hydrogen from carbon dioxide reduction and water splitting, respectively;

    Requirements
    Applicants must have a PhD in Chemistry, Physical Chemistry, Physics or Chemical Engineering focusing on electrochemistry, electrocatalysis or differential electrochemical mass spectrometry (DEMS) measurements. Only highly qualified applicants with experience in the field will be considered;

    Documents
    - Updated lattes curriculum or curriculum vitae;
    - Letter of presentation indicating the reason of interest in the fellowship with a brief account of your experience in the field of electrochemistry;
    - Letters of recommendation (optional);
    - Please, sent it as a .pdf file to nagao@iqm.unicamp.br;

    Fonte: Raphael Nagao (IQ-UNICAMP)


  • 01/03/2018

    Bolsas de pós-doutoramento - Projeto Temático Pro-Planta

    O Projeto Temático Pro-Planta possui duas posições acompanhadas de bolsas de pós-doutoramento aprovadas pela Fapesp (Síntese Orgânica, Química Medicinal e Podutos Naturais).

    Os interessados devem acessar este link.

    Fonte: Luis Octavio Regasini (Unesp Rio Preto)


  • 01/03/2018

    Pós-Graduação em Química abre seleção para bolsista de pós-doutorado - UFC

    O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará divulga edital que selecionará um bolsista de pós-doutorado, dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O processo seletivo será realizado no âmbito das linhas de pesquisa: Aplicações em RMN, Bioinorgânica, Biotecnologia, Catálise, Desenvolvimento de Metodologias Analíticas, Eletroquímica de Materiais, Filmes Inorgânicos, Química Analítica Ambiental, Química Teórica, Química de Materiais, Quími ca de Polímeros, Nanotecnologia, Química de Produtos Naturais, Química dos Compostos de Coordenação e Síntese Orgânica.

    O edital, com detalhes sobre a seleção, está disponível no website do Programa.

    Fonte: Programa de Pós-Graduação em Química da UFC


  • 01/03/2018

    Pós-doutorado em Física Atmosférica com bolsa da Fapesp

    O Laboratório de Física Atmosférica do Instituto de Física da USP oferece uma oportunidade de pós-doutorado em Espectrometria de Massa de aerossóis com bolsa da Fapesp. O prazo de inscrição vai até 25 de março de 2018. A bolsa está vinculada ao Projeto Temático 2017/17047-0 com o título "Ciclos de vida de aerossóis e nuvens na Amazônia: emissões biogênicas, de queimadas e impactos no ecossistema", coordenado pelo professor Paulo Artaxo.

    O bolsista selecionado integrará projeto que investiga os efeitos de aerossóis no ecossistema amazônico, utilizando espectrometria de massa de aerossóis. Através de medidas na torre ATTO de 325 metros na Amazônia Central, medidas em Chacaltaya, Bolívia, nos Andes, a 5.250 metros de altitude e em barcos e aviões, pretendemos estudar o ciclo de vida de aerossóis e gases biogênicos e como estes influenciam o clima e o ecossistema amazônico.

    O candidato deve ter título de doutor e conhecimento de medidas de aerossóis e gases traços, para trabalhar em uma equipe multidisciplinar. Valoriza-se o conhecimento de espectrometria de massa de aerossóis e de VOCs, com o uso de Aerosol Mass Spectrometry (AMS) e de Proton Transfer Reaction Mass Spectrometry (PTR-MS). Valoriza-se também a experiência com medidas de propriedades físicas de aerossóis como distribuição de tamanho, absorção e espalhamento de radiação, e de medidas de composição química de partículas.

    Os candidatos devem enviar e-mail com o título "PD Fapesp LFA" para artaxo@if.usp.br, anexando os seguintes arquivos em formato pdf: 1) Curriculum Vitae; 2) carta descrevendo sua formação profissional; 3) Carta descrevendo sua experiência com medidas de aerossóis e gases traços.

    A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

    Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis neste link.

    Fonte: Universidade de São Paulo


  • 11/01/2018

    Bolsa para pesquisador na área de Química, Física e Engenharias - FUNDEP

    Estamos buscando profissionais com doutorado ou que estejam prestes a defender o doutorado nas áreas de Química, Física e Engenharias para atuar no projeto de Inovação Tecnológica com duração de 20 meses. A contratação será feita através de bolsas de pesquisa. Os candidatos devem demonstrar perfil de independência, capacidade de lidar com desafios, alta qualificação técnico-científica e disponibilidade para morar em Belo Horizonte, MG e realizar viagens nacionais e/ou internacionais de curta ou média duração.

    Buscamos por um profissional de alto nível, com formação sólida e ampla em eletroquímica. É desejável que o candidato tenha experiência prévia em ao menos um dos itens abaixo: 1) Impedância eletroquímica; 2) Fabricação e caracte rização de dispositivos eletroquímicos; 3) Recobrimentos anticorrosivos; 4) Polimerização eletroquímica; 5) Eletrodeposição.

    Os interessados deverão encaminhar os currículos e duas cartas de recomendação para os e-mails: agp@fundep.ufmg.br, anapaula.sandinha@gmail.com, walquiria.marcondes@cdtn.br, fernando.santos@iebt.com.br e dcelias@fisica.ufmg.br até o dia 15 de janeiro 2018 às 17:00 horas (prazo alterado).

    Informações

    Fonte: Vanessa Luciane Oliveira (CDTN/UFMG)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299