DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ

OPORTUNIDADES


  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

  • 10/01/2019

    Seleção de Bolsista PNPD/Capes pelo Programa de Pós-graduação em Química da UFRRJ

    O Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está realizando seleção para o preenchimento de uma vaga de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD/Capes. As inscrições estão abertas até 21/01/2019.

    Maiores informações no site do PPGQ/UFRRJ.

    Fonte: Carlos Mauricio Rabello de Sant'Anna (UFRRJ)


  • 13/12/2018

    Processo de seleção de candidatos a bolsas de pós-doutorado no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES)

    O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGQu-UFRJ) torna público que no período de 06/12/2018 a 14/01/2019, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de bolsistas de pós-doutorado, no âmbito do PNPD, para atuarem junto ao PPGQu-UFRJ.

    Mais informações

    Fonte: Marco Antonio Chaer Nascimento (UFRJ)


  • 13/12/2018

    Processo de Classificação para Atribuição de Bolsas de Estudo

    Dia 10/12/2018: Publicação do edital.

    Dia 31/01/2019: Último dia para envio da documentação para análise e habilitação de candidatos para realização da prova de distribuição de bolsas para o período a que se refere este edital.

    A partir do dia 12/02/2019 - Publicação da lista dos candidatos aprovados para ingresso no PPGQ-CTS, e que estarão habilitados para realização da prova de distribuição de bolsas.

    Dia 15/02/2019 as 14h (local a definir*.) - Unifesp Campus Diadema, Diadema – SP, e na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Bloco da Química, Sala 26 - Avenida Dr. Guarany, no. 317, bairro: Derby - Sobral – CE, e em instituição internacional previamente autorizada pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação - Prova de conhecimentos em química geral.

    A partir do dia 22/02/2019 - Publicação da lista dos candidatos aprovados no processo seletivo para classificação e atribuição de bolsas. Matrícula de 25/02/2019 a 01/03/2019 - horário de matrícula das 09h30 às 12h00 e das13h30 às 16h00, na Secretaria de Pós-Graduação, da Unifesp – Campus Diadema.

    Edital

    Fonte: Izilda A. Bagatin (UNIFESP-Diadema)


  • 06/12/2018

    Bolsa FAPESP Pós-Doutorado - IF-USP

    O Projeto "Instabilidades de rede funcionais em Perovskitas naturalmente estruturadas" dispõe de uma vaga de pós-doutorado, com bolsa da FAPESP, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

    O projeto de pós-doutorado faz parte de uma cooperação bi-lateral entre grupos da USP e da Universidade do Porto com fomento da FAPESP em parceria com a FCT de Portugal. Informações sobre o projeto podem ser encontradas em: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/101517.

    O candidato deve ter doutorado em Física, Ciência dos Materiais ou áreas afins e com experiência comprovada em simulações computacionais através de cálculos de estrutura eletrônica ab initio, no âmbito da Teoria do Funcional da Densidade.

    A inscrição pode ser feita enviando para o e-mail hmpetril@if.usp.br da Professora Helena Maria Petrilli, em formato pdf: a) curriculum vitae; b) carta de interesse; c) nomes e e-mails de duas pessoas de referência. O prazo de inscrição se encerra no dia 17 de dezembro de 2018.

    A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Os candidatos devem ter título de doutor obtido nos últimos sete anos.

    Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, ele poderá ter direito a um auxílio-instalação. Requisitos do candidato e informações sobre a bolsa devem ser obtidas em: https://www.fapesp.br/bolsas/pd.

    Fonte: Helena Maria Petrilli (IF-USP)


  • 29/11/2018

    Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolver projeto no Laboratório de Espectroscopia Molecular do IQ-USP

    O Projeto Temático "Espectroscopia Vibracional com Resolução Espacial", apoiado pela FAPESP, 2016/21070-5, procura candidatos para Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolver projeto no Laboratório de Espectroscopia Molecular do Instituto de Química da USP, em São Paulo (http://lem.iq.usp.br).

    O projeto será na área de química quântica e simulação de líquidos iônicos. O projeto envolverá um estudo computacional da fase cristalina e mudanças estruturais ao longo de transições de fases conforme evidenciado em difração de raios-X e espectros

    vibracionais (Raman e infravermelho) de líquidos iônicos. A Bolsa de Pós-Doutorado será oferecida no período 01/05/2019 – 01/05/2021 durante o Projeto Temático. Os candidatos interessados devem enviar curriculum vitae até o dia 07/01/2019 para o Prof. Dr. Mauro C. C. Ribeiro (mccribei@iq.usp.br).

    Fonte: Mauro Carlos Costa Ribeiro (IQ-USP)


  • 29/11/2018

    Vaga para Pós-Doutorado na UFABC – Bolsa FAPESP

    Área de conhecimento: Física/Química de materiais Nº do processo FAPESP: 2017/02317-2 Título do projeto: Síntese e caracterização de propriedades físicas de perovskitas de haletos Pesquisadores: Dr. Gustavo Dalpian e Dr. Jose Antonio Souza Unidade/Instituição: Universidade Federal do ABC – Campus Santo André Data limite para inscrições: 30/12/2018 Localização: Avenida dos Estados, 5001 - Bairro Santa Terezinha - Santo André, São Paulo.
    E-mails para inscrições: (gustavo.dalpian@ufabc.edu.br); (joseantonio.souza@ufabc.edu.br)

    As atividades de pesquisa estão relacionadas ao projeto temático "Interfaces em Materiais: Propriedades Eletrônicas, Magnéticas, Estruturais e de Transporte", sob coordenação do Prof. Adalberto Fazzio (LNNano, CNPEM – Campinas). O supervisor do pós-doutorado será o Prof. Gustavo Dalpian em colaboração com Prof. Jose Antonio Souza da Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – São Paulo.

    Pretende-se desenvolver pesquisas envolvendo síntese e caracterização das propriedades físicas de perovskitas híbridas orgânico/inorgânico de haletos do tipo ABX3 (onde A = Cs, CH3NH3, etc.; B = Pb, Sn, etc.; e X = Cl, Br ou I). Esses materiais vêm sendo amplamente estudados devido às suas propriedades favoráveis à conversão de energia solar. A compreensão dos fenômenos físicos envolvendo as propriedades estruturais, morfológicas, ópticas e elétricas são de grande interesse científico neste projeto. Dessa forma, síntese desses materiais na forma de bulk e/ou filmes finos e/ou heteroestruturas e/ou quantum dots e o estudo das propriedades físicas são de interesse. A pesquisa será desenvolvida na Universidade Federal do ABC – Campus Santo André.

    A oportunidade está aberta igualmente a candidatos brasileiros e estrangeiros com título de doutor, no Brasil ou no exterior, em áreas relacionadas ao tema proposto. É imprescindível que o candidato tenha alguma experiência internacional, além de publicações nas áreas correlatadas ao projeto em revistas de relevante impacto internacional.

    Os seguintes documentos são necessários para candidatura: 1. Curriculum vitae, apresentando a experiência acadêmica do candidato e a lista de trabalhos publicados em periódicos. O currículo deve ser submetido em formato eletrônico pdf (Portable Document Format), onde os artigos devem ser identificados pelo DOI; 2. Documento que comprove que é portador de título de doutor; 3. Pelo menos duas cartas de recomendação as quais devem ser enviadas diretamente para os e-mails cotados acima.

    Para avaliação das propostas serão levados em consideração os seguintes aspectos: histórico de pesquisa do candidato e análise das cartas de recomendação recebidas. No que se refere à análise curricular, não será considerado somente o número de publicações do candidato, mas também sua qualidade e relevância. Adicionalmente, os candidatos serão convocados para uma entrevista presencial ou online com o supervisor para avaliar aderência das áreas de experiência do candidato aos temas de pesquisa relacionados ao projeto.

    A implantação da bolsa está condicionada à aprovação do candidato selecionado pela FAPESP. Caso a decisão seja referendada pela FAPESP, o candidato selecionado receberá bolsa no valor de R$ 7.174,80 mensais e reserva técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa, destinada a realizar apenas despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Mais informações sobre a bolsa podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.fapesp.br/bolsas/pd.

    O candidato deverá enviar toda a documentação via e-mail para o endereço eletrônico acima com o título "Fellowship PD - Application". O prazo para envio das inscrições se encerra em 30/12/18. Serão consideradas as inscrições em que todos os documentos (inclusive as cartas de recomendação) tenham sido recebidas impreterivelmente até a meia-noite do dia 30/12/2018, no horário de Brasília (UTC-3, horário de brasileiro de verão).

    Fonte: Jose Antonio Souza (UFABC)


  • 29/11/2018

    Bolsa de Pós-Doutorado na área de eletroquímica/microscopia eletrônica de transmissão in situ - UFSCar

    Área de conhecimento: Química/Engenharia
    Nº do processo FAPESP: 2017/11986-5
    Projeto: BG E&P Brasil (Shell) - CPE / Portadores Densos de Energia
    Área de atuação: Eletroquímica / Microscopia Eletrônica de Transmissão
    Número de vagas: 1
    Pesquisador principal: Marco Aurélio L. Cordeiro
    Unidade/Instituição: Departamento de Engenharia de Materiais / Universidade Federal de São Carlos
    Rod. Washington Luiz, km 235, Monjolinho - São Carlos, SP – Brasil.
    Caixa-Postal: 676
    Publicado em:
    Data limite para inscrições: 14/12/2018
    Início previsto das atividades: 01/01/2019
    E-mail para inscrições: mcordeiro@ufscar.br

    Resumo
    O Centro de Inovação em Novas Energias (CINE)- Divisão de Portadores Densos de Energia oferece uma bolsa de Pós-Doutorado na área de eletroquímica/microscopia eletrônica de transmissão in situ, vinculada a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A bolsa tem duração de 12 meses com previsão de início em janeiro de 2019 e com a possibilidade de prorrogação por até 12 meses adicionais, de acordo com o desempenho do candidato. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado (Shell -Brasil) no valor de R$ 7.373,10 mensais.

    A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros altamente qualificados, com título de Doutor (obtido no país ou no exterior) em Química, Ciência/Engenharia de Materiais e áreas correlatas há no máximo 8 anos, com comprovada trajetória de publicações em periódicos científicos de impacto. O bolsista investigará a eletrodeposição ex situ e in situ de filmes finos de materiais catalíticos de interesse (e.g., selenetos, teluretos, óxidos metálicos e eletrodepósitos metálicos.) sobre diversos substratos. Estudos in situ serão realizados visando a observação direta da formação desses filmes em tempo real e em escala sub nanométrica, em um microscópio eletrônico de transmissão de alta resolução com porta amostra de capacidade eletroquímica (i.e., estudos em solução concomitantemente a aplicação de potenciais e variação de temperatura).

    Assim, é esperado que o candidato tenha experiência na produção eletroquímica de materiais, síntese de nanomateriais e conhecimentos sólidos em microscopia eletrônica de transmissão. Ademais, é desejável que o candidato tenha familiaridade com técnicas de caracterização, tais como: microscopia de força atômica (AFM); difração de raios X (DRX); espectroscopias de fotoelétrons excitados por raios X (XPS), vibracional na região do infravermelho e Raman. Finalmente, é ainda desejável que o candidato tenha conhecimentos em simulação por elementos finitos.

    O candidato deve também apresentar habilidade de escrita e comunicação em inglês pelos trabalhos já publicados e apresentados em congressos internacionais, capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares e em colaboração com outros grupos de pesquisa, ser proativo nas atividades do grupo de pesquisa e auxiliar na supervisão e desenvolvimento de alunos de pós-graduação.

    Os interessados devem enviar um e-mail para o Prof. Dr. Marco Aurélio L. Cordeiro (mcordeiro@ufscar.br) até 14/12/2018, contendo os seguintes documentos em formato pdf:

    i) Carta de apresentação, na qual o candidato explicitará sua motivação e a experiência no tema;
    ii) Duas cartas de recomendação;
    iii) Curriculum vitae ou Currículo Lattes;

    Fonte: Marco Aurélio L. Cordeiro (UFSCAR)


  • 29/11/2018

    Bolsa pós-doutorado PNPD-CAPES - UNICAMP

    A Comissão de Pós-graduação do IQ-Unicamp está selecionando doutores para o programa de pós-doutorado PNPD-CAPES, regulamentado pela portaria da CAPES 086/2013. Serão aceitos projetos em todas as áreas da Química e ciências correlatas, sendo desejável que o projeto contemple temática atual de pesquisa e que seja compatível com a infraestrutura disponível no IQ-Unicamp.

    O candidato terá acesso a toda infraestrutura de pesquisa disponível no IQ-Unicamp. As propostas recebidas serão avaliadas por uma comissão composta pelos membros da comissão de pós-graduação e pelo coordenador de pesquisa do IQ-Unicamp, considerando a documentação descrita no Edital em anexo.

    As propostas serão recebidas através do e-mail cpgiq@iqm.unicamp.br até 13/12/2018.

    O candidato selecionado terá sua bolsa implementada por um período de 12 meses, sendo o valor da mensalidade de R$ 4.100,00

    Fonte: Fabio Augusto (Unicamp)


  • 22/11/2018

    Vagas disponiveis para doutorado em Quimica - Wayne State University (Michigan, EUA)

    Wayne State University (Michigan, EUA) tem vagas disponiveis para estudantes interessados em fazer o doutorado em Quimica comecando no ano 2019.

    Pesquisa em nosso Departamento inclui Inorgânica, Materiais, Fisico-Química, Orgânica, Bioquímica, e Analítica.

    O Departmento de Química oferece financiamiento durante todo o programa de doutorado. Para saber mais sobre os requerimentos para submeter a sua aplicação visite o nosso website chem.wayne.edu ou contate-se com o Professor Federico Rabuffetti (far@chem.wayne.edu).

    Revisão das aplicações começará no dia 7 de Dezembro de 2018.

    Fonte: Federico Rabuffetti (Wayne State University - Michigan, EUA)


  • 22/11/2018

    Bolsa PNPD/CAPES - POSMAT-UNESP

    O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT), torna público o processo seletivo para concessão de 1 (uma) bolsa oferecida pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES) com duração de até 36 meses .

    Maiores informações no site: https://www.fc.unesp.br/#!/posmat


    Fonte: Luiz Carlos da Silva Filho(UNESP)


  • 14/11/2018

    Bolsa Fapesp (Doutorado-Direto e Pós-doutorado) IQSC-USP

    O Instituto de Química de São Carlos, através do Projeto Temático – FAPESP "Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica", coordenado pelo professor doutor Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza, está oferecendo várias oportunidades de bolsa Fapesp.

    As inscrições devem ser feitas até o dia 05 de dezembro de 2018.

    (a) Doutorado-Direto em Eletroquímica Ambiental
    São quatro bolsas, com oportunidades nas seguintes cidades do estado de São Paulo: São Carlos (IQSC-USP), São José dos Campos (INPE) e Santo André (UFABC)
    Informações: https://bit.ly/2z0BjM8

    (b) Pós-doutorado em Eletroquímica
    É oferecida uma bolsa para atuar em São Carlos –SP, junto ao IQSC-USP
    Informações: https://bit.ly/2SVMI8r

    (c) Pós-Doutorado em Estatística Aplicada à Educação Química
    É oferecida uma bolsa para atuar em São Carlos –SP, junto ao IQSC
    Informações: https://bit.ly/2D797u1

    Fonte: Sandra Zambon (Comunicação IQSC-USP)


  • 08/11/2018

    Oportunidade de Bolsas de Doutorado-Direto (FAPESP) em Eletroquímica Ambiental

    Resumo

    A equipe de pesquisadores do Projeto Temático – FAPESP intitulado "Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica" (Processo 2017/10118-0) está oferecendo 4 (quatro) bolsas de Doutorado-Direto da FAPESP.

    Neste projeto de pesquisa pretende-se desenvolver, avaliar e aplicar novos materiais em processos eletroquímicos (e associados) para a degradação eletroquímica de compostos com atividade de interferência endócrina (interferentes endócrinos), avaliando-se a eficiência desses processos e a identificação de subprodutos de degradação. Além disso, o projeto prevê o desenvolvimento de sensores eletroquímicos de análise para este tipo de composto e a divulgação científica dos conhecimentos produzidos tanto no meio científico quanto para a sociedade em geral, com atenção especial para alunos de escolas públicas.

    Orientação Geral

    As bolsas de doutorado-direto destinam-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado de São Paulo, sem o título de mestre, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese. Tendo em vista que as bolsas de pós-graduação visam principalmente a formação de novos quadros para o sistema de pesquisa do Estado, a FAPESP, na análise das solicitações de bolsa de doutorado direto, prioriza candidato que tenha recém-concluído a graduação, dentro do prazo normal de sua duração com excelente histórico escolar e, preferencialmente, estágio bem sucedido de iniciação científica.

    Referência: http://www.fapesp.br/bolsas/dd

    São 4 (quatro) bolsas de doutorado-direto vinculadas ao Projeto Temático, sendo oferecida uma (1) bolsa em cada um dos seguintes temas:

    Tema I
    Desenvolvimento de novos materiais eletrocalisadores para a aplicação em Processos Eletroquímicos Oxidativos Avançados (PEOA) de degradação de compostos orgânicos com atividade de interferência endócrina.
    Orientador: Prof. Dr. Marcos R. V. Lanza
    Instituição: Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP
    Local: São Carlos / SP

    Tema II
    Avaliação e aplicação de eletrodos de misturas de óxidos e de diamante dopado com boro para a degradação de compostos orgânicos com atividade de interferência endócrina.
    Orientador: Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo
    Instituição: Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP
    Local: São Carlos / SP

    Tema III
    Síntese, avaliação e aplicação de eletrodos de filmes de diamante dopados com boro para a degradação de compostos orgânicos com atividade de interferência endócrina.
    Orientadora: Profa. Dra. Neidenei Gomes Ferreira
    Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do MCTI
    Local: São José dos Campos / SP

    Tema IV
    Preparação, caracterização e utilização de eletrodos a base de carbono modificado com materiais avançados para a geração eletroquímica de H2O2 a partir da reação de redução de oxigênio e a sua aplicação na degradação de interferentes endócrinos.
    Orientador: Prof. Dr. Mauro Coelho dos Santos
    Instituição: Universidade Federal do ABC (UFABC)
    Local: Santo André / SP

    Inscrições
    Os(as) candidatos(as) deverão entrar em contato diretamente o pesquisador responsável por um dos temas apresentados até o dia 05/12/2018 declarando o interesse na vaga e enviando os documentos requeridos:

    TEMA I
    Prof. Dr. Marcos R. V. Lanza (marcoslanza@usp.br):
    1) Histórico Escolar completo de graduação;
    2) Currículo Vitae (ou link para o Currículo Lattes do CNPq);
    3) Nome e e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências sobre o(a) candidato(a);
    4) Preencher o formulário disponível no link https://dr ive.google.com/open?id=1_sGk8bgWPtMgC-pVSRe8psNY9eHbz5Wr, devendo o(a) candidato(a) perfazer no mínimo 10 pontos para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC/USP.

    Observações:
    a) Na modalidade Doutorado-Direto, com bolsa FAPESP e perfazendo no mínimo 10 pontos, o(a) candidato(a) será aceito(a) no Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC/USP.
    b) O(a) candidato(a) passará à condição de bolsista após sua indicação aceita pela FAPESP.

    Maiores informações poderão ser obtidas no site do Serviço de Pós-Graduação do IQSC: http://spgr.iqsc.usp.br

    TEMA II
    Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo (artur@iqsc.usp.br):
    1) Histórico Escolar completo de graduação;
    2) Currículo Vitae (ou link para o Currículo Lattes do CNPq);
    3) Nome e e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências sobre o(a) candidato(a);
    4) Preencher o formulário disponível no link https://dr ive.google.com/open?id=1_sGk8bgWPtMgC-pVSRe8psNY9eHbz5Wr, devendo o(a) candidato(a) perfazer no mínimo 10 pontos para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC/USP.

    Observações:
    a) Na modalidade Doutorado-Direto, com bolsa FAPESP e perfazendo no mínimo 10 pontos, o(a) candidato(a) será aceito(a) no Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC/USP.
    b) O(a) candidato(a) passará à condição de bolsista após sua indicação aceita pela FAPESP.

    Maiores informações poderão ser obtidas no site do Serviço de Pós-Graduação do IQSC: http://spgr.iqsc.usp.br

    TEMA III
    Profa. Dra. Neidenei Gomes Ferreira (neidenei.ferreira@inpe.br):
    1) Histórico Escolar completo de graduação;
    2) Currículo Vitae (ou link para o Currículo Lattes do CNPq);
    3) Nome e e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências sobre o(a) candidato(a);
    4) O primeiro passo para a inscrição é realizar um cadastro no site do INPE. Para isso, basta acessar o link "Ins crição para Pós-Graduação" disponível http://www3.inpe.br/pos_graduacao/. Escolher o curso de Engenharia e Tecnologia Espaciais com área de concentração em Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores (ETE/CMS);

    Observações:
    a) Na modalidade Doutorado-Direto, com bolsa FAPESP e (a) candidato(a) será aceito(a) após análise e decisão do conselho geral do curso, no  Programa de Pós-Graduação em ETE/CMS;
    b) O(a) candidato(a) passará à condição de bolsista após sua indicação aceita pela FAPESP. De acordo com o item V, artigo 12 do Regimento ETE/CMS, os alunos aceitos para Doutorado Direto deverão obter 48 créditos, no mínimo, de acordo com os itens II, III e IV.
    http://www3.inpe.br/pos_graduacao/cursos/ete/arquivos/regimento_ cms_2018.pdf.

    Maiores informações poderão ser obtidas no site do Serviço de Pós-Graduação do INPE: http://www3.inpe.br/pos_graduacao/

    TEMA IV
    Prof. Dr. Mauro Coelho dos Santos (drmcsa@gmail.com):
    1) Histórico Escolar completo de graduação;
    2) Currículo Vitae (ou link para o Currículo Lattes do CNPq);
    3) Nome e e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências sobre o(a) candidato(a);

    Observações:
    a) Depois de aprovado o candidato e tendo s ua bolsa aceita pela Fapesp, o mesmo passará pelos trâmites legais do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia / Química - UFABC para ser aluno regularmente matriculado.
    b) O(a) candidato(a) passará à condição de bolsista após sua indicação aceita pela FAPESP.

    Fonte: Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza (IQSC-USP)


  • 08/11/2018

    Bolsa de pós-doutorado - IQSC-USP

    Resumo

    O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo uma bolsa de pós-doutorado vinculada ao Projeto Temático – FAPESP "Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica" coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Lanza.

    O projeto visa a produção de novos materiais com atividade eletrocatalítica e a sua aplicação em sensores eletroquímicos de análise e em processos avançados de tratamento de efluentes. Além da divulgação dos conhecimentos científicos produzidos para os pares por meio de artigos científicos, a disseminação dos resultados obtidos ocorrerá também por meio da divulgação científica. Através da produção de material didático para melhoria do ensino de físico-química na Educação Básica e da realização de exposições interativas abertas a estudantes e à população em geral, espera-se despertar o interesse por ciência, especialmente entre jovens em idade escolar.

    Requisitos
    O(a) candidato(a) deverá atuar no desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao tema deste Projeto Temático sobre divulgação científica e o ensino de Química na Educação Básica (alunos(as) com idade entre 10 e 18 anos). Nesse sentido, o candidato(a) deverá ser graduado em Química ou áreas correlatas e possuir experiência em estatística aplicada à Educação, comprovada por meio de publicação em revistas científicas internacionais de impacto.

    Deve ter disponibilidade imediata para residir em São Carlos/SP e ter concluído o doutorado há menos de 7 anos.

    Caso seja selecionado, o candidato terá uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP (www.fapesp.br/270) no valor mensal de R$ 7.174,80 (aproximadamente US$ 1,700.00 dólares americanos) por 24 meses.

    As inscrições devem ser feitas através do e-mail marcoslanza@usp.br para o supervisor, Prof. Dr. Marcos Lanza, até o dia 05/12/2018. Devem ser anexados ao e-mail os seguintes documentos:

    1) Curriculum Vitae contendo a formação acadêmica e publicações (máximo de 4 páginas). A experiência em estatística aplicada à Educação deve ser comprovada por meio de publicação em revistas científicas internacionais de impacto.

    2) Carta do candidato justificando o interesse sobre a vaga (máximo de 200 palavras).

    3) Plano de trabalho de quatro propostas de pesquisa relacionadas aos temas de divulgação científica e Educação Química deste projeto contendo objetivo, referencial teórico, instrumentos de coleta de dados e periódico internacional de interesse para submissão (máximo de 5 páginas).

    Fonte: Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza (IQSC/USP)


  • 08/11/2018

    Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado no IPEN

    Uma oportunidade de Pós-Doutorado com Bolsa da FAPESP está disponível no Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CCCH) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) como parte do Projeto Temático "Estudos sobre o uso do bioetanol em células a combustível tipo PEMFC e SOFC". A bolsa tem duração de 6 meses, com início em Fevereiro/2019.

    O candidato selecionado integrará a investigação na produção de hidrogênio pelo processo de reforma a vapor, sendo desejável experiência na preparação e caracterização de catalisadores e na realização de testes catalíticos. Na preparação de catalisadores é desejável experiência na síntese de nanopartículas metálicas e de catalisadores suportados. Na caracterização de catalisadores espera-se habilidade no uso de diferentes técnicas como: espectroscopia por energia dispersiva de raios-X (EDX), difração de raios-X (DRX), microscopia eletrônica de transmissão (TEM), medidas de área metálica e dispersão (quimi ssorção), área específica (BET) e espectroscopia na região do infravermelho (IV). É desejável conhecimento em técnicas espectroscópicas de absorção de raios-X como XPS, EXAFS e XANES, com experiência em projetos em fontes de luz síncrotron. Habilidade na operação de estações de testes catalíticos e cromatografia em fase gás (CG) é de fundamental importância.

    Interessados devem enviar: i) curriculum vitae no formato Lattes (lattes.cnpq.br), contendo link de citações do perfil do candidato na base Researcher ID (researcherid.com); ii) uma carta de motivação em inglês (máx. 2 páginas), demonstrando a experiência na área e destacando a aderência ao perfil desejado; e iii) duas cartas de recomendação, enviadas diretamen te do e-mail das pessoas escolhidas como referência (preferencialmente, ex orientadores e supervisores). Os documentos deverão ser enviados por e-mail, com assunto "Post-doc Ethanol – Nome do Candidato", para o endereço egp01@ipen.br. Mais informações podem ser solicitadas por meio desse mesmo endereço eletrônico. Prazo: 30 de novembro de 2018. Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

    Post-Doc Fellowship at IPEN

    A FAPESP Post-Doctorate Fellowship is available at the Fuel Cell and Hydrogen Center (CCCH), Energy and Nuclear Research Institute (IPEN-CNEN/SP), Brazil, as a part of the thematic project "Studies on the use of bioethanol in Proton Exchange Membrane and Solid Oxide Fuel Cells" funded by FAPESP. The fellowship has duration of 6 months, starting in February 2019.

    The post-doc fellow will take part in the research of hydrogen production by steam reforming process. We seek a candidate with laboratory experience in the preparation and characterization of catalysts and catalytic tests. Skills in the preparation of catalysts, including the synthesis of nanoparticles and supported catalysts, are requested. The candidate is expected to have expertise in different characterization techniques such as: energy dispersive X-ray spectroscopy (EDX), X-ray diffraction (XRD), transmission electron microscopy (TEM), metal area and dispersion measurements (chemisorption), specific area (BET) and infrared spectroscopy (IR). It is desirable knowledge on X-ray absorption spectroscopy techniques, such as XPS, EXAFS, and XANES, with previous projects on synchrotron light sources. Experience in vapor phase catalytic test system and gas chromatography (GC) is essential.

    The interested candidates may send: i) Curriculum Vitae in Lattes format, found in lattes.cnpq.br, containing the citations link to the Researcher ID (researcherid.com) profile of the candidate ; ii) letter of motivation (max. 2 pages), describing the skills of the candidate with emphasis on the expertise required for this project; and iii) two recommendati on letters, sent directly from the e-mail address of the person selected as reference (preferably, ex supervisors). The documents must be sent by e-mail with subject "Post-doc Ethanol – Candidate's Name", to the electronic address egp01@ipen.br. Additional information can be obtained on the same e-mail address. The deadline for the application is November 30, 2018.

    Information concerning the FAPESP fellowship is available in http://www.fapesp.br/en/postdoc.

    Fonte: Estevam V. Spinac´ (IPEN/CNEN-SP)


  • 11/10/2018

    Duas bolsas de doutorado direto da FAPESP disponíveis

    O Grupo do Prof. Jean Marcel Gallo no DQ-UFSCar (www.greencat.ufscar.br) tem 2 bolsas de doutorado direto da FAPESP disponíveis: (i) Desenvolvimento de catalisadores heterogêneos bifuncionais para a conversão de biomassa, celulose e glicose em 5-hidroximetilfurfural (HMF); (ii) Conversão do 5-hidroximetilfurfural no 2,5-furanodicarboxilato de metila.

    Seguindo as normas da FAPESP para bolsa de Doutorado Direto, são elegíveis alunos que ainda não tenham concluído o mestrado. Dessa forma o aluno deverá ingressar no programa de mestrado da PPGQ do DQ-UFSCar e então será promovido para o doutorado após exame de qualificação.

    Candidatos interessados deverão entrar em contato com o Prof. Jean Marcel R. Gallo (jmrgallo@gmail.com) até 20/11 declarando interesse na vaga e enviando:
    1) Histórico escolar da graduação
    2) Curriculum viate (ou link do curriculum lattes)
    3) Nome e email de três docentes que podem dar referência sobre o candidato.

    Os candidatos deverão se inscrever no exame de seleção do mestrado acadêmico da PPGQ do DQ-UFScar até 30/11/18. Para assumir a bolsa, o candidato deverá ter sido aprovado na prova de ingresso e ter sua indicação aceita pela FAPESP.

    Mais informações podem ser obtidas no site do PPGQ/UFSCar.

    O exame de seleção da PPGQ pode ser realizado em qualquer instituição de ensino superior. Para tanto, um responsável da instituição deve preencher o Anexo II disponível no link.

    Fonte: Jean Marcel Ribeiro Gallo (UFSCar)


  • 04/10/2018

    Pós-doc em elementos traço em água do mar utilizando ICP-MS

    Vaga para pós-doc (12 meses) para trabalhar com elementos traço em água do mar utilizando ICP-MS nos laboratórios do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente, UFBA-Salvador. O candidato trabalhará em grupo de pesquisa com projetos relacionados a biogeoquímica de elementos traço nos oceanos e em sistemas costeiros. Ênfase será dada ao estudo de elementos terras raras e elementos do grupo platina.

    O candidato deverá:
    (i) capacitar os usuários sobre o uso e as técnicas adequadas do ICP-MS;
    (ii) ajudar a desenvolver métodos analíticos;
    (iii) supervisionar a operação diária dos laboratórios (ICP-MS e preparo de amostras);
    (iv) participar dos projetos de pesquisa em andamento que testam hipóteses relacionadas a biogeoquímica de elementos traço em água do mar.

    É fundamental que o candidato tenha experiência em ICP-MS e suas aplicações e, preferencialmente, experiência no uso de diluição isotópica.

    O candidato terá possibilidade de participar de projetos multidisciplinares em uma ampla rede de colaboração internacional (Projeto GEOTRACES)

    Para maiores informações:
    Vanessa Hatje
    vanessahatje@gmail.com; vhatje@ufba.br
    Tel: 71-32835648

    Fonte: Vanessa Hatje (UFBA)


  • 13/09/2018

    Pós-doutoramento em ecologia química no IQUSP

    Encontra-se aberta uma (01) vaga para pós-doutorando vinculada ao Projeto Temático "Dimensions US-Biota São Paulo: Chemically mediated multi-trophic interaction diversity across tropical gradients".

    O candidato (químico ou biólogo) desenvolverá seu projeto junto ao Instituto de Química da USP (Massuo J. Kato; majokato@iq.usp.br). O projeto em ecologia química envolve estudos de respostas de plantas durante o processo de herbivoria buscando descrever fenômenos de ativação de vias metabólicas e suas possíveis consequências em diferentes níveis tróficos. Experiência anterior comprovada por publicações em temas correlatos são imprescindíveis. A duração inicial da bolsa é de 12 meses e os critérios de seleção seguirão as diretrizes disponíveis (http://www.fapesp.br/5389), sendo possível renovação por outro período.

    O valor da bolsa é de R$ 7.373,10 mensais e conta com recursos adicionais de taxa de bancada.


    Fonte: Massuo Jorge Kato (USP)


  • 13/09/2018

    Bolsa de pós-doutorado - IQSC/USP

    O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo uma bolsa de pós-doutorado vinculada ao Projeto Temático – FAPESP "Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica" coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Lanza.

    O projeto visa a produção de novos materiais com atividade eletrocatalítica e a sua aplicação em sensores eletroquímicos de análise e em processos avançados de tratamento de efluentes. Além da divulgação dos conhecimentos científicos produzidos para os pares por meio de artigos científicos, a disseminação dos resultados obtidos ocorrerá também por meio da divulgação científica. Através da produção de material didático para melhoria do ensino de físico-química na Educação Básica e da realização de exposições interativas abertas a estudantes e à população em geral, espera-se despertar o interesse por ciência, especialme nte entre jovens em idade escolar.

    Requisitos
    O(a) candidato(a) deverá atuar no desenvolvimento de pesquisas sobre divulgação científica e o ensino de físico-química na Educação Básica (alunos(as) com idade entre 10 e 18 anos). Nesse sentido, espera-se que o(a) bolsista saiba delinear questões de pesquisa e projetar estratégias de coleta de dados que possibilitem desenvolver atividades de divulgação científica e de educação química com publicação dos resultados em periódicos nacionais e internacionais da área de Educação Química.

    Deve ter disponibilidade imediata para residir em São Carlos/SP e ter concluído o doutorado há menos de 7 anos.

    Caso seja selecionado, o candidato terá uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP (www.fapesp.br/270) no valor mensal de R$ 7.174,80 (aproximadamente US$ 1,700.00 dólares americanos) por 24 meses.

    As inscrições devem ser feitas através do e-mail marcoslanza@usp.br para o supervisor, Prof. Dr. Marcos Lanza, até o dia 15/10/2018. Devem ser anexados ao e-mail os seguintes documentos:

    1) Curriculum Vitae contendo a formação acadêmica e publicações (máximo de 4 páginas). A experiência nas áreas de Físico-Química e Educação Química deve ser comprovada por meio de publicações em revistas científicas.
    2) Carta do candidato justificando o interesse sobre a vaga (máximo de 200 palavras).
    3) Plano de trabalho de quatro propostas de pesquisa relacionadas aos temas de divulgação científica e Educação Química deste projeto contendo objetivo, referencial teórico, instrumentos de coleta de dados e periódico internacional de interesse para submissão (máximo de 5 páginas).


    Fonte: Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza (IQSC/USP)


  • 19/07/2018

    Edital de seleção de candidatos à 4 vagas de pós-doutorado no PPGQUI com bolsa PROFIX/FAPES

    O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUI) da UFES em sua 3ª Reunião Ordinária do dia 11 de julho de 2018, com base no Edital FAPES/CAPES Nº 10/2018 - Bolsa de Fixação de Doutores, torna público, por meio do endereço eletrônico http://www.quimica.vitoria.ufes.br/ a abertura de inscrições para seleção de bolsistas para realização de estágio pós-doutoral no PPGQUI/UFES, para fixação de doutores no estado do Espírito Santo.

    Fonte: Valdemar Lacerda Jr. (UFES)


  • 19/07/2018

    Bolsa PNPD-CAPES - IQ-UFG

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química (PPGQ - IQ) da Universidade Federal de Goiás (UFG) torna pública a abertura do edital de inscrições para a seleção de 01 (um) bolsista em nível de Pós-Doutorado, no contexto do Programa Nacional d e Pós–Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

    A bolsa do PNPD destina-se a doutores que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas, considerando as linhas de pesquisa do PPGQ-IQ, bem como colaborar na orientação de alunos de mestrado e doutorado do Programa, participar de bancas examinadoras de qualificação e defesa de dissertações e teses de mestrado e doutorado respectivamente, entre outras atividades inerentes ao PPGQ-IQ previstas na Portaria CAPES 086/13 e Resolução CONSUNI - UFG 04/11.

    Inscrição e Seleção

    A inscrição poderá ser feita por meio do correio eletrônico coordenadoriappgq@gmail.com com o título "INSCRIÇÃO PNPD", no período entre 23/07/2018 e 08/08/2018. A inscrição também poderá ser efetuada diretamente na Secretaria de Pós-Graduaçãoo em Química, situada no pavimento superior do Instituto de Química (Bloco IQ-1), Campus Samambaia, CEP 74690-900, Goiânia/GO, das 08h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00. Os seguintes documentos deverão ser enviados por meio de correio eletrônico, no ato da inscrição:

    a) Cópia da Carteira de Identidade;
    b) Cópia do Diploma de Doutor ou Ata de Defesa do Doutorado;
    c) Currículo Lattes atualizado ou, no caso de candidato estrangeiro, modelo de currículo indicado pela CAPES preenchido (anexo III da referida portaria);
    d) Projeto de pesquisa pertinente a uma das linhas do PPGQ-IQ/UFG, passível de ser vinculado a projeto de docente permanente do programa, com plano de atividades e cronograma para o período de 12 meses. O projeto deverá ter, no máximo, 20 páginas incluindo resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados esperados e bibliografia.
    e) Carta de anuência emitida por docente do corpo permanente do PPGQ-IQ/UFG, atestando o compromisso de supervisão das atividades do candidato, em caso de aprovação. O potencial tutor deverá declarar a existência de condições adequadas para a realização da pesquisa proposta, pelo candidato, na instituição

    Mais Informações

    Fonte: Boniek Gontijo Vaz (UFG)


  • 05/07/2018

    Bolsa Jovens Pesquisadores em Ciências Forenses para participação no 71st Annual Scientific Meeting da American Academy of Forensic Sciences

    Oportunidade de bolsa Jovens Pesquisadores em Ciências Forenses para participação no 71st Annual Scientific Meeting da American Academy of Forensic Sciences, em Baltimore-USA em 2019.

    Esta é uma parceria inédita entre a Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF, https://www.cienciasforenses.org.br/) e a Fredric Rieders Family Foundation.

    A bolsa possibilita o pagamento de todas as despesas do Congresso da AAFS de 2019, neste que é o maior congresso mundial de ciências forenses.

    Veja os pré-requisitos de participação no link: http://docdro.id/amoUV0t

    Fonte: Mario Henrique Palis Santana (Polícia Federal)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299