DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ

OPORTUNIDADES


  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

  • 13/08/2020

    IFSC/USP: bolsa de doutorado CAPES no Edital nº 11/2020 - Fármacos e Imunologia

    Bolsa CAPES já aprovada e início em outubro/2020.

    Nosso grupo foi contemplado com uma bolsa de doutorado CAPES no Edital nº 11/2020 - Fármacos e Imunolgia. Trata-se de um projeto na área de bioquímica/biologia estrutural/enzimologia no valor de R$ 2.200 com duração de 36 meses.

    Caso vocês tenham alguma indicação de um aluno(a)/ex-aluno(a) que tenha interesse na área e perfil para esta vaga, a sua indicação será muito bem-vinda!

    Interessado(a)s devem enviar:

    1. uma carta de motivação com o link para o CV lattes
    2. uma carta de recomendação

    Endereçadas para Prof. Rafael Guido (rvcguido@ifsc.usp.br) até 15/09/2020. O início das atividades de pesquisa está previsto para 13/10/2020.

    Seguem mais algumas informações sobre o perfil da vaga:

    Área de conhecimento
    Biologia Molecular, Bioquímica, Enzimologia, Biologia Estrutural

    Modalidade e Nível
    Doutorado

    Perfil do Candidato(a)
    Estudante com título de Mestre e experiência em Biotecnologia, Bioquímica e áreas afins com experiência comprovada em atividades de pesquisa. Domínio em bioquímica e enzimologia (purificação de proteínas, desenvolvimento de ensaios enzimáticos e caracterização de enzimas em ensaios de atividade). Conhecimento em métodos de modelagem molecular de proteínas e inibidores é um grande diferencial.

    Atividades no Plano de Trabalho
    Produção e determinação estrutural de proteínas do SARS-CoV-2: i) clonagem, expressão purificação, ii) desenvolvimento de ensaios enzimáticos, iii) caracterização de enzimas; iv) coleta de dados e determinação da estrutura 3D; v) triagem de inibidores; vi) determinação de complexos cristalográficos ligante-proteína.



    Fonte:Rafael V. C. Guido


  • 11/06/2020

    Bolsa de Doutorado Direto FAPESP em Astropartículas no IFSC-USP

    O Grupo de Astrofísica de Partículas do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) está oferecendo uma (1) bolsa de Doutorado Direto em Astropartículas associada um um projeto Jovem Pesquisador da FAPESP. O projeto de pesquisa propõe estudos nos campos de busca de matéria escura e astrofísica de altas energias na região do Centro Galáctico, com foco especial na análise e interpretação de dados de telescópios de raios gama.

    As instruções para inscrições encontram-se disponíveis na página de oportunidades da Fapesp: http://fapesp.br/oportunidades/3689/

    Encerramento das inscrições: 19/07/2020

    Fonte: Aion Viana (IFSC-USP)


  • 14/05/2020

    Bolsa Pós-doc - FAPESP (IQUSP)

    Você quer trabalhar com armazenamento eletroquímico de energia?

    Boa oportunidade em nosso laboratório no Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Uma posição pós-doc., bolsa da FAPESP. Um ano com a possibilidade de prorrogar por mais oito meses. Candidatos interessados em eletroquímica e armazenamento de energia; trabalhando em baterias de íon sódio e lítio e matérias para capacitores eletroquímicos devem enviar um e-mail ao Prof. Roberto M. Torresi (rtorresi@iq.usp.br). A inscrição vai até o 24/05/2020. Enviar os seguintes documentos:

    - Uma carta justificando o interesse na posição;
    - curriculum vitae atualizado e
    - E-mail e telefone de dois (2) pesquisadores para referências.

    Os candidatos a essas bolsas devem ter experiência em técnicas eletroquímicas relacionadas a dispositivos de armazenamento de energia e caracterização física (SEM, TEM, espectroscopia vibracional, RXD, ICPOES etc.) de materiais. Também é desejável experiência anterior com síntese e caracterização de nanomateriais e compostos de metais de transição. O candidato selecionado deve realizar experimentos de forma independente; auxiliar na orientação de alunos e em atividades de laboratório; e ser proficiente na redação de relatórios e artigos científicos em inglês.

    Fonte: Roberto Manuel Torresi (IQUSP)


  • 14/05/2020

    Bolsa de mestrado FAPESP / Processo seletivo PPGEQ-DEQ/UFSCar

    Está aberta uma seleção extraordinária de candidatos a vagas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSCar para curso de Mestrado e Doutorado. Os interessados devem se inscrever entre 07/05/2020 e 15/05/2020. O edital encontra-se neste link.

    Neste edital, uma das vagas de mestrado destina-se ao desenvolvimento de um tema do "Projeto Jovem Pesquisador FAPESP" (Processo 2017/08420-0, vigência 01/03/2018 a 28/02/2022) na área de catálise heterogênea, especificamente envolvendo síntese, caracterização e aplicação de materiais à base de cobre à hidrogenação de CO2.

    Fonte: Janaina Fernandes Gomes (DEQ/UFSCar)


  • 30/04/2020

    UFABC-Abertas inscrições para processo seletivo de bolsistas de Mestrado e Doutorado CAPES/Ações Emergenciais

    A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) da Universidade Federal do ABC (UFABC) torna pública a abertura das inscrições para processo seletivo para ingresso de bolsistas de Mestrado e Doutorado Acadêmico stricto sensu no âmbito do processo CAPES 23038.003279/2020-11 de Ações Emergenciais, e estabelece as normas e procedimentos para o processo de seleção de candidatos.

    Serão atribuídas um total de 6 (seis) bolsas, sendo 1 (uma) de mestrado e 1 (uma) de doutorado para cada um dos seguintes Programas de Pós-Graduação:
    I. Ciência e Tecnologia/Química (PPG-CTQ)
    II. Física (PPG-FIS)
    III. Nanociência e Materiais Avançados (PPG-NMA)

    Mais informações


    Fonte: Janaina de Souza Garcia (UFABC)


  • 26/03/2020

    IQSC seleciona bolsistas DTI-A/CNPq

    O Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) está selecionando candidatos com título de doutor a serem indicados para três bolsas CNPq de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI-A), conforme descrito abaixo.

    Inscrição dos interessados
    Os interessados deverão encaminhar e-mail diretamente para o supervisor da bolsa na qual possui interesse, até o dia 10 de abril de 2020, com os seguintes documentos:
    1 – Duas cartas de recomendação;
    2 – Súmula curricular (máximo de duas páginas); e
    3 – Currículo atualizado na plataforma Lattes do CNPq

    Seleção
    A seleção constará primeiramente da análise do currículo e da experiência na área de interesse.

    Depois haverá uma entrevista com os candidatos selecionados, a ser agendada e realizada preferencialmente online.

    Perfil esperado e atividades a serem desenvolvidas
    O candidato deverá ter título de doutor, entre outros requisitos. O documento com o detalhamento do perfil esperado e o plano de trabalho a ser desenvolvido pelo bolsista, está disponível no link - http://assessoria.iqsc.usp.br/files/2020/03/Plano-de-trabalho-bolsas-DTI1.pdf .

    Projeto de pesquisa
    Os candidatos selecionados deverão apresentar um projeto de pesquisa ligado aos trabalhos a serem desenvolvidos, a ser elaborado em conjunto com o respectivo supervisor.

    Início das atividades
    Os bolsistas deverão iniciar sua atividades assim que a seleção for concluída (previsão entre o final de abril e início de maio de 2020).

    Informações sobre as bolsas
    Tipo da bolsa: Desenvolvimento Tecnológico Industrial – DTI-A

    Duração: 24 meses
    Valor mensal: R$ 4.000,00 (quatro mil reais)

    As informações acima se aplicam às três bolsas

    Bolsa número 1:
    Área: Espectroscopias Eletrônicas
    Título: Pesquisa e Análise Utilizando Técnica de Espectroscopia Eletrônica Raman
    Supervisor: Prof. Dr. Fabio H. B. Lima
    E-mail para enviar a inscrição: fabiohbl@iqsc.usp.br

    Bolsa número 2:
    Área: Espectrometria de Massas
    Título: Desenvolvimento da Técnica de Imagem por Maldi-TOF/TOF-MS (Maldi-IMS)
    Supervisor: Prof. Dr. Daniel Rodrigues Cardoso
    E-mail para enviar a inscrição: drcardoso@iqsc.usp.br

    Bolsa número 3:
    Área: Microscopias Eletrônicas
    Título: Desenvolvimento das Técnicas de Microscopias Eletrônicas de Transmissão, de Varredura e de Força Atômica.
    Supervisor: Prof. Dr. Laudemir Carlos Varanda
    E-mail para enviar a inscrição: lvaranda@iqsc.usp.br

    Maiores informações
    Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail diretamente para o supervisor da área de interesse ou para assessoria@iqsc.usp.br.

    Fonte: Assessoria IQSC-USP


  • 26/03/2020

    Edital interno PPGQUI/IQUFU/UFU Nº 2/2020 de seleção para bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES

    O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia - PPGQUI, torna público em 25 de março de 2020, o regulamento do processo seletivo para bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) - CAPES.

    Veja o conteúdo em http://www.cpgquimica.iq.ufu.br/pnpd ou acesse edital completo.

    Fonte: Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz (UFU)


  • 19/03/2020

    Bolsas de pós-doutorado FAPESP em Catálise na UNICAMP e na UFSCar

    Post-Doctoral – three (3) positions in Brazil

    Research Groups from two institutes in Brazil (UFSCar and UNICAMP) are offering three (3) post-doctoral fellowships linked to the Thematic Project -FAPESP "Novel chemical catalytic and photocatalytic processes for the direct conversion of methane and CO2 to products".

    Abstract

    In 20 years we are expected to reach the Natural Gas Golden Age, when methane will play a leading role as primary industrial feedstock. Hence, the main aim of this proposal is developing new alternatives to convert methane, as well as CO2, in methanol. Alternative products, such as carbon-based materials and syngas will be also studied. Methanol, an important industrial building-block, lies between the most important chemicals to be obtained from methane and CO2. Industrially, methanol is produced from syngas, which is mainly obtained by methane steam reforming. As it concerns the direct production of methanol from methane, the reaction has been an unsolved challenge for decades, although essential advances in understanding the reaction have been achieved. Below follow the titles of the three (3) post-doctoral projects and the contact of each supervisor.

    1) Understanding the nature of Cu sites in Zeolites exchanged with CuxOy single sites
    Link: http://fapesp.br/oportunidades/3486/
    Supervisor: José Maria C. Bueno, jmcb@ufscar.br
    Main Institute: Department of Chemical Engineering, Federal University of São Carlos - UFSCar , São Carlos, SP

    2) Theoretical Studies of zeolites with Cu and Fe
    Link: http://fapesp.br/oportunidades/3488/
    Supervisor: José Maria C. Bueno, jmcb@ufscar.br
    Main Institute: Department of Chemical Engineering, Federal University of São Carlos - UFSCar , São Carlos, SP

    3) From single atom to supported nanoparticles catalysts: the use of metal complexes to produce a new class of catalysts for methane and CO2 conversion.
    Link: http://fapesp.br/oportunidades/3484/
    Supervisor: Daniela Zanchet, zanchet@unicamp.br
    Main Institute: Institute of Chemistry, University of Campinas, Campinas, SP

    Requirements

    It is expected that the scholarship holders can work with the methods related to the synthesis, characterization and application of the developed material. They should also be actively involved in scientific dissemination, with publication of the results in national and international journals in the areas of Catalysis and Advanced Materials.The position is opened for Brazilians and foreigners candidates. The selected person will receive a FAPESP Post-Doctoral fellowship of R$ 7,373.10 (nearly US$ 1950) per month and a technical reserve, equivalent to 15% of the scholarship expenses directly related to the research activity. More details can be found at: http://www.fapesp.br/270

    Candidates must have completed a doctorate for less than 7 years, ability to work in interdisciplinary teams and speak English. Also must have immediate availability to live in Brazil and dedicate full-time to the research.

    Registrations

    Entries will be received exclusively by e-mail of each supervisor (described above) including as the subject of the message the expression "FAPESP postdoctoral fellowship", followed by the name. The deadline for registration is March 31st 2020. The following documents must be included in a single PDF file

    1. Summary Curriculum (four pages maximum) containing published works

    2. Letter justifying the interest in the vacancy (maximum 1 page)

    3. Two letters of recommendation

    Incomplete application will not be accepted. The projects are expected to begin no later than July 1st 2020.

    Fonte: Daniela Zanchet (IQ-UNICAMP)


  • 05/03/2020

    Vaga de PNPD no IQ-UFG

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química (PPGQ-IQ) da Universidade Federal de Goiás (UFG) torna pública a abertura do edital de inscrições para a seleção de 01 (um) bolsista em nível de Pós-Doutorado, no contexto do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

    A inscrição poderá ser feita por meio do correio eletrônico ppgq.iq@ufg.br com o título "INSCRIÇÃO PNPD", no período entre 02/03/2020 e 20/03/2020. A inscrição também poderá ser efetuada diretamente na Secretaria de Pós-Graduação em Química, situada no pavimento superior do Instituto de Química (Bloco IQ-1), Campus Samambaia, CEP 74690-900, Goiânia/GO, das 13h00 às 17h00.

    Informações no site: https://ppgq.quimica.ufg.br/

    Fonte: Danielle Cangussu (UFG)


  • 05/03/2020

    Oportunidades de bolsas de pós-doutorado na UNICAMP e na USP para participar de projetos na área de Doenças Tropicais

    A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade de São Paulo (USP) trabalham em conjunto por meio de equipes interdisciplinares com o objetivo comum de descobrir novos medicamentos inovadores para o tratamento de doenças tropicais em estreita colaboração com duas organizações internacionais líderes: (i) Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi, www.dndi.org), e (ii) Medicines for Malaria Venture (MMV, www.mmv.org) - ambas com um importante histórico na descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos para doenças infecciosas.

    Os grupos de pesquisa são apoiados pelo Programa de Parceria de Apoio à Pesquisa em Inovação Tecnológica (PITE-FAPESP) e pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Descoberta de Medicamentos (CIBFar - http://cibfar.ifsc.usp.br). Os principais objetivos são: (i) a entrega de candidatos pré-clínicos de alta qualidade para o tratamento da doença de Chagas, leishmaniose e malária; e (ii) a consolidação de um centro multidisciplinar de descoberta de fármacos para doenças tropicais na América Latina.

    Em 2020, a equipe de trabalho será ampliada com a incorporação de cientistas altamente qualificados que contribuirão no desenvolvimento dos projetos de pesquisa, incluindo:

    • 4 (quatro) bolsistas de pós-doutorado FAPESP com sólida experiência em síntese orgânica, de preferência aplicada à química medicinal, para trabalhar na UNICAMP (Campinas-SP) sob a supervisão do Prof. Luiz Carlos Dias (http://lattes.cnpq.br/2941335797138677). Os pesquisadores de pós-doutorado selecionados serão responsáveis pelo planejamento, síntese e caracterização de moléculas-alvo.

    • 1 (um) bolsista de pós-doutorado FAPESP com sólida experiência em química medicinal computacional, para trabalhar na USP (São Carlos-SP) sob a supervisão do Prof. Adriano D. Andricopulo (http://lattes.cnpq.br/5598322661148873). O pesquisador de pós-doutorado selecionado será responsável pela elaboração de estratégias e aplicação de ferramentas in silico para o planejamento e otimização de compostos bioativos.

    • 1 (um) bolsista de pós-doutorado FAPESP com vasta experiência em cultura celular e biologia molecular, para trabalhar na USP (São Carlos-SP) sob a supervisão do Prof. Rafael Guido (http://lattes.cnpq.br/2540731936765059). O pesquisador de pós-doutorado selecionado será responsável pela determinação do perfil antimalárico de séries de compostos.

    Todos os candidatos selecionados deverão ter interesse em trabalhar em equipes interdisciplinares de cientistas com experiência na descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos (por exemplo, química medicinal, parasitologia, DMPK, toxicologia e formulação), contribuindo para o avanço global do projeto.

    As bolsas da FAPESP serão concedidas por um período inicial de 24 meses, com a possibilidade de renovação por mais 12 meses. O valor mensal da bolsa, isento de impostos, é de R$ 7.373,10, mais um auxílio de custo (único) para a mudança para as cidades de Campinas (UNICAMP) ou São Carlos (USP), de acordo com as regras vigentes da FAPESP. Podem se candidatar pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

    As inscrições devem ser feitas por e-mail, com a documentação anexada em formato PDF, até 30 de março de 2020. Os candidatos na área de síntese orgânica e química medicinal deverão entrar em contato direto com o Prof. Luiz Carlos Dias (UNICAMP) (ldias@unicamp.br). Os candidatos na área de química medicinal computacional deverão entrar em contato com o Prof. Adriano D. Andricopulo (USP) (aandrico@ifsc.usp.br). Já para a vaga de parasitologia e biologia molecular, os candidatos deverão entrar em contato com o Prof. Rafael Guido (USP) (rvcguido@ifsc.usp.br).

    Documentos requeridos: (i) breve carta de interesse; (ii) currículo atualizado, incluindo a lista de trabalhos publicados, e (iii) duas cartas de recomendação.

    Requisitos essenciais:
    • Doutorado em química, química medicinal, ciência da computação, física, farmácia, biologia, parasitologia, biologia molecular ou microbiologia. Os candidatos devem ter obtido o diploma nos últimos 7 (sete) anos.
    • Histórico consistente de atividades científicas relevantes, evidenciado por publicações, participação em projetos, patentes, etc.
    • Experiência internacional e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.
    • Ótima comunicação em língua inglesa (escrita e oral).

    Fonte: Luiz Carlos Dias (UNICAMP)


  • 06/02/2020

    Postdoctoral fellowship in USA institution

    Subject area
    The position is within Biology/Biochemistry/Environmental Science.

    Background
    We seek a postdoctoral researcher within the field of environmental sciences and engineering to work in a multidisciplinary project involving the investigation of fungal-bacteria interaction in soils. In this investigation, we are using OMICS tools, including metabolomics and transcriptomics, as well as growth and microscopic investigations to determine the interactions between bacteria and fungi in soil. We want to identify the mechanisms of communications between bacteria and fungi as well as their role in each other growth and fitness. The researcher will investigate the role of endo and exobacterial interactions with different fungal isolates obtained from soil and interacting with plants.

    Duties and responsibilities
    The position as a postdoctoral researcher is intended to enable persons who have recently been awarded their doctoral degree, to consolidate and develop primarily their research skills. The postdoctoral researcher will be primarily in charge of the growth and experiments with fungi. Also, the postdoctoral fellow will be responsible to analyze volatile organic compounds (VOCs) via GC/MS, so good GC/MS instrumentation knowledge is important, as well as having skills working with microorganisms, such as bacteria and fungi. If the student has also molecular biology skills, such as transcriptomics and metagenomics, it will be a beneficial. Some bioinformatics knowledge would be beneficial as well. The researcher shall spend his or her working hours mainly on research but will be also responsible for the technical and administrative day-to-day management of students working in the project.

    Assessment criteria
    The researcher should have a strong background in the field of microbiology or biochemistry. Besides, the candidate should have some experience in transcriptome and metabolome. Knowledge in microbiology and GC/MS. Any experience in mycology and molecular biology is an advantage. Good oral and written communication skills in English are mandatory. General assessment criteria include good interpersonal skills and an ability to cooperate in an interdisciplinary environment and be able to work in a team. A demonstrated ability and desire to pursue an academic career is also of importance.

    Information
    The position is a position for a fixed term of one year, with potential to extend for three or more years. The salary depends on the successful candidate's qualifications and experience. For more information, please contact Debora F. Rodrigues, dfrigirodrigues@uh.edu, +1-713-743-1495. University of Houston actively pursues an equal work environment and values the qualities that diversity adds to our operations.

    Application
    Initial screening of applications will be made via email to Dr. Rodrigues.
    For the application to be complete, the following electronic documents must be included:
    - A cover letter, outlining how you believe your experience can contribute to the project
    - CV with a relevant description of your overall qualifications and experience
    - Copies of relevant course/degree certificates and references verifying eligibility and criteria met
    - PDF of Scientific publications for consideration (maximum of 10) (Not only publication list.)
    - Name of 2 to 3 Professors that can serve as references for your application

    Only documents written in English can be reviewed.

    Fonte: Solange Kazumi Sakata (USP)


  • 23/01/2020

    Bolsa para alunos Graduados do Nível Superior (Nível TT3) no LQOS/IQ-UNICAMP

    O Grupo de Pesquisas do Laboratório de Química Orgânica Sintética do Instituto de Química da Unicamp, coordenado pelo Prof. Luiz Carlos Dias, em parceria com FAPESP, MMV, DNDi e USP em projeto para Descoberta de Novos Medicamentos para o Tratamento de Doenças Parasitárias Tropicais.

    Divulga bolsa para alunos Graduados do Nível Superior (Nível TT3)

    PRÉ REQUISITOS:
    - Sem reprovações em seu histórico escolar
    - Sem vínculo empregatício
    - Dedicação de 40 horas semanais

    MAIORES INFORMAÇÕES:
    - http://www.fapesp.br/bolsas/tt
    - http://www.fapesp.br/3096
    - http://www.fapesp.br/valores/bolsasnopais

    Interessados entrar em contato com Bárbara pelo e-mail: blts@unicamp.br até 20/03/2020.

    Encaminhando: Carta de Interesse, Currículo e Histórico Escolar

    Fonte: Luiz Carlos Dias (UNICAMP)


  • 23/01/2020

    Oportunidade para Pós-Doutores em início de carreira: Newton International Fellowship

    Newton International Fellowships are awarded by three of the UK's national research academies – the Royal Society, the British Academy and the Academy of Medical Sciences.

    The Fellowships provide an opportunity for some of the most talented post-doctoral researchers working overseas to carry out world class research in UK institutions across all disciplines of natural sciences and engineering, social science and humanities, and patient orientated research (or clinical research).

    The Newton International Fellowship selects the very best early stage post-doctoral researchers from all over the world and offers support for two years (or longer at 0.6 FTE for caring responsibilities). They provide grants of £24,000 (tax exempt) per annum to cover subsistence and up to £8,000 per annum to cover research expenses, plus a one-off relocation allowance of up to £3,000 (£2,000 for EEA nationals). There is also financial support available for awardees dependants' visas. The Fellowship also provides a contribution to overheads. In addition, Newton International Fellows may be eligible for follow-up funding of up to £ ;6,000 per annum for up to 5 years following the completion of the Fellowship.

    The deadline for applications is 26th March 2020 3PM UK Time.

    Further information can be found on the following website

    Fonte: Elizabeth Magalhaes (Royal Soc Chem)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299