DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ

OPORTUNIDADES


  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

  • 25/02/2021

    Bolsa de Doutorado (CNPq) - PPGPUR/UFSCar (Sorocaba)

    Bolsa: início previsto para abril/2021
    Requisitos: desejável conhecimento de TG/MS e FTIR
    Programa: Planejamento e Uso de Recursos Renováveis - PPGPUR/UFSCar (Sorocaba)
    Linha de pesquisa: Biomassa e Bioenergia
    Contato: Prof. Fabio M Yamaji (fmyamaji@ufscar.br)

    Fonte: Fabio M. Yamaji (UFSCar)


  • 18/02/2021

    Bolsa de Doutorado (CNPq) - PPGPUR-UFSCar/Sorocaba

    Bolsa de Doutorado (CNPq) / Programa: PPGPUR-UFSCar/Sorocaba.

    Conhecimento TG/MS e FTIR.

    Início (previsão): 04/2021.

    Informações: fmyamaji@ufscar.br

    Fonte: Fabio Minoru Yamaji (UFSCar-Sorocaba)


  • 11/02/2021

    Bolsa PD para o laboratório de Bioquímica de Oxidantes e Radicais do Instituto de Química da USP, em São Paulo

    Uma posição de pós-doutorado em tempo integral, financiada pela FAPESP, está disponível no laboratório de Bioquímica de Oxidantes e Radicais do Instituto de Química da USP, em São Paulo. A meta do projeto é caracterizar ligações cruzadas de proteínas produzidas por processos oxidativos in vitro e em amostras biológicas, investigando o papel dessas ligações na disfunção, oligomerização e agregação de proteínas. O desenvolvimento do projeto ocorrerá no ambiente altamente colaborativo do CEPID Redoxoma (http://redoxoma.iq.usp.br/).

    O candidato deve ter doutorado (há menos de seis anos) em Bioquímica, Química ou áreas afins. Experiência anterior com LS-MS/MS de proteínas oxidadas (incluindo ferramentas de bioinformática) e/ou em química de radicais livres e análise de RMN serão priorizadas. Os interessados deverão enviar carta de motivação de até uma página, curriculum vitae e duas cartas de recomendação para o e-mail da professora Ohara Augusto (oaugusto@iq.usp.br). Esta oportunidade está aberta a candidatos de qualquer nacionalidade por 30 dias após a publicação.

    O candidato selecionado receberá uma bolsa de Pós-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no valor de R$ 7.373,10 mensais e um fundo de contingência de pesquisa, equivalente a 10% do valor anual da bolsa para ser despendido em itens diretamente relacionado à atividade de pesquisa.


    Fonte: Ohara Augusto (IQ-USP)


  • 11/02/2021

    Bolsa pos-doutorado FAPESP em Fisico Quimica - CDMF

    O Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CPMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, hospedado pela UFSCar, oferece uma vaga de pós-doutorado para desenvolver o projeto "Simulação de processos e materiais eletroquímico para armazenamento e conversão de energia usando o método de elementos finitos".

    O candidato que desejar se candidatar a esta oportunidade deverá possuir o título de Doutor em Química, experiência na área de eletroquímica fundamental, com ênfase em modelagem de processos eletroquímicos. Deve ter domínio das equações diferenciais parciais que regem os fenômenos de transporte por difusão, migração e convecção em meios aquosos e porosos. Ter conhecimento dos mecanismos envolvidos na variação do pH interfacial, transporte iônico através de nanocanais e interação das nanoestruturas com a luz. Fornecer a capacidade de calcular a contribuição faradaica real em voltametria ultrarrápida por simulação e distribuição de c orrente em células de camada fina. Ao mesmo tempo, o candidato deve ter experiência com o método numérico de elementos finitos, em particular para comprovar seu conhecimento do software COMSOL Multiphysics, bem como estratégias de minimização de erros numéricos e contornar problemas de convergência.

    Para concorrer à vaga, por favor envie e-mail para bolsapdecp@gmail.com com a seguinte documentação:

    1. Carta apresentando seu interesse;
    2. Um CV resumido, apresentando a formação acadêmica, publicações, e informações que comprovem a sua experiência científica na área do projeto;
    3. Nomes e e-mails de duas pessoas como referência.

    Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais.

    Mais informações

    A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

    Fonte: Ernesto Chaves Pereira (UFSCar)


  • 11/02/2021

    IQSC oferece duas bolsas de doutorado direto na área de eletrocatálise

    O Grupo de Eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) recebe inscrições para duas bolsas de doutorado direto da FAPESP, para início imediato.

    Os selecionados atuarão junto a um projeto temático em andamento, na área de eletrocatálise, nos seguinte temas:
    1) Investigação de eletrocatalisadores de selenetos e teluretos de Ni dopados com Ir para a REH/RRO em meio alcalino.
    2) Eletrocatalisadores bimetálicos Pt-M (M = Rh, Ir) suportados em grafeno funcionalizado para a eletrooxidação da amônia.

    Uma condição para implantação da bolsa junto à FAPESP é que o candidato tenha excelente histórico escolar no curso de graduação, além de apresentar boa média geral de notas.

    As normas e condições para ingresso no Doutorado Direto do IQSC são regidas pelo edital IQSC/USP 12/2020 disponível no website do Serviço de Pós-Graduação do IQSC: https://bit.ly/3cu7OqB

    Para concorrer às bolsas, os interessados devem enviar um e-mail para edsont@iqsc.usp.br ou jperez@iqsc.usp.br, com cópia do histórico escolar completo da graduação (incluindo trancamentos e reprovações, se houverem), curriculum vitae resumido e especificando sua preferência de tema de pesquisa, conforme acima mencionados.

    A Comissão de Seleção é composta pelos professores Edson Antonio Ticianelli e Joelma Perez.

    Fonte: Comunicação IQSC - USP


  • 11/02/2021

    JAAS Emerging Investigators Lectureship

    As indicações para o JAAS Emerging Investigators Lectureship de 2021 foram prorrogadas até dia 14 de Fevereiro.

    O ganhador de 2020 George Donati (Wake Forest University, USA) fez sua formação de mestrado na UFSCar. Ele falará virtualmente dia 18 de fevereiro. Inscreva-se gratuitamente aqui.

    A ganhadora de 2019 foi a Profa. Marcia Mesko (UFPel) que integrará o Corpo Editorial principal do JAAS brevemente.

    Lectureship details
    The recipient of the lectureship will present their research at a relevant high-profile international meeting (to be agreed with the Editorial Office) and receive a contribution of £2000 to cover associated travel and accommodation costs. They will be awarded a certificate and asked to contribute a Primary Research or Review Article to JAAS.

    Detalhes da Lectureship

    O destinatário da bolsa de Lectureship apresentará sua pesquisa em um encontro internacional de alto nível (a ser acordado com o Escritório Editorial) e receberá uma contribuição de £ 2.000 para cobrir os custos de viagem e acomodação. Eles receberão um certificado e serão convidados a contribuir com uma Pesquisa Original ou Artigo de Revisão para o JAAS.

    Eligibility
    The lectureship is open worldwide to researchers working in atomic spectrometry within the scope of JAAS who are at an early stage of their independent career. The nominee has to be under ten years* from gaining their PhD. (*Appropriate consideration will be given to those who have taken a career break or followed a different study path.) The nominee should also have a level of engagement with the journal JAAS and be a published author in it.

    Elegibilidade
    A bolsa está aberta mundialmente a pesquisadores que trabalham com espectrometria atômica no âmbito do JAAS e que estão em um estágio inicial de sua carreira independente. O nomeado deve ter menos de dez anos * de obtenção de seu doutorado. (* Consideração apropriada será dada àqueles que interromperam a carreira ou seguiram um plano de estudos diferente.) O nomeado também deve ter um nível de envolvimento com a revista JAAS e ser um autor publicado nela.

    Nominations
    Nominations must be received by the Editorial Office by February 14th 2021; researchers cannot nominate themselves and members of the Editorial Board judging panel are not eligible to receive the lectureship.

    Nominations must include:
    • A letter of recommendation (max. 2 pages), including achievements and evidence of research independence of the nominee. Please indicate if the nomination is for a series of contributions to the field or a single key piece of high impact work
    • A completed JAAS Emerging Investigator nomination form (please request a form from the office.) Editorial Office at jaas-rsc@rsc.org

    Nomeações
    As indicações devem ser recebidas pelo Escritório Editorial até 14 de fevereiro de 2021; os pesquisadores não podem se auto candidatar e os membros da comissão julgadora do Conselho Editorial não são elegíveis para receber a bolsa.

    As nomeações devem incluir:
    • Uma carta de recomendação (máx. 2 páginas), incluindo realizações e evidências de independência de pesquisa do nomeado. Indique se a nomeação é para uma série de contribuições para a área ou uma única peça-chave de trabalho de alto impacto
    • Um formulário de nomeação de Investigador Emergente JAAS preenchido (solicite um formulário do Escritório Editorial em jaas-rsc@rsc.org )

    Selection
    The Editorial Office will screen each nomination for eligibility and draw up a shortlist of candidates based on the nomination documents provided. The lectureship winner will be selected by the JAAS Editorial Board based on the originality, quality, impact and significance of the candidate's research, as highlighted in their nomination.

    Seleção
    O Escritório Editorial selecionará cada nomeação para elegibilidade e elaborará uma lista de candidatos com base nos documentos de nomeação fornecidos. O vencedor da Lectureship será selecionado pelo Conselho Editorial da JAAS com base na originalidade, qualidade, impacto e importância da pesquisa do candidato, conforme destacado em sua indicação.

    Submit a nomination
    To make a nomination please send the Editorial Office a letter of recommendation, and a completed nomination form no later than February 14th 2021.

    Editorial Office: jaas-rsc@rsc.org
    Envie uma indicação
    Para fazer uma indicação, envie ao Escritório Editorial uma carta de recomendação e um formulário de indicação preenchido até 14 de fevereiro de 2021.
    Escritório Editorial: jaas-rsc@rsc.org

    Dúvidas: magalhaese@rsc.org

    Fonte: Elizabeth Magalhães (RSC)


  • 04/02/2021

    Funding opportunities - RSC

    The RSC provides a range of grants to support academic researchers such as grants for scientific meetings and travel, grants for international research visits, grants for chemicals and equipment, and bursaries for undergraduate summer projects. In view of the continued restrictions on holding physical events and on travel, CBID members may be interested in the following schemes:

    • Research Fund – up to £4000 to members with limited access to research funds to start new projects, particularly those working in less well-funded institutes, those in developing countries and early career researchers. We will be running another round of applications in spring 2021, and will broaden the scope to include funding to mitigate the impact of research disruption.

    • Researcher Development Grant – up to £250 for PhD students and postdoctoral researchers for development activities. Examples include (but are not limited to) virtual conference registration, training courses and organising virtual meetings. Applications will be reviewed on a monthly basis.

    • Undergraduate research bursaries – bursaries to fund 6–8 week undergraduate summer research placements in chemistry-related research areas, for both lab-based and remote projects. We have made changes to our scheme in response to the ongoing COVID-19 pandemic, making it more flexible to reflect current uncertainties.

    Fonte: Elizabeth Magalhães RSC


  • 28/01/2021

    Bolsa de pós-doutoramento - FAPESP/MMV/DNDI/UNICAMP/USP

    Uma bolsa de pós-doutoramento está disponível para o projeto "Consórcio FAPESP/MMV/DNDI/UNICAMP/USP para descobrir novos medicamentos para o tratamento de doenças parasitárias tropicais" na Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos, sob a supervisão do Prof. Dr. Rafael Guido. 

    O objetivo deste projeto é a identificação de novos candidatos clínicos para a malária. Para isso compostos sintetizados em colaboração com o Instituto de Química da UNICAMP e a MMV (Malária for Medicine Venture) terão o perfil antiplasmodial avaliados.

    Durante 2021, a equipe expandirá suas atividades, com base em colaborações anteriores de sucesso. Neste sentido, buscamos:

           • 1 (um) pós-doutor(a) altamente qualificado da FAPESP com experiência em cultura de células e ensaios de inibição, preferencialmente aplicados a parasitas, para ingressar no consórcio de descoberta de medicamentos da USP, São Carlos, São Paulo, sob a supervisão do Prof. Rafael Guido. O pós-doutor(a) selecionado(a) será responsável pela caracterização do perfil antimalárico de séries químicas fornecido pelo MMV.

    O(A) pós-doutor(a) selecionado(a) devem desempenhar papel de liderança no projeto de descoberta de fármacos e manter contato próximo com outros cientistas do consórcio (por exemplo, químicos medicinais, parasitologistas, especialistas em DMPK, segurança e formulação). Portanto, esse projeto oferece a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com os principais cientistas na área de descoberta de fármacos na academia e na indústria.

    A bolsa de pós-doutoramento da FAPESP inclui auxílio mensal, reserva técnica e custos de realocação (acima de 350 Km). O valor mensal da bolsa é de R$ 7.373,10, sendo a duração da mesma de 24 meses. A reserva técnica, para uso exclusivo em atividades de pesquisa diretamente relacionadas ao projeto, é de 15% do valor anual da bolsa de pós-doutoramento. O auxílio instalação pode ser requisitado caso seja necessária a realocação para a cidade São Carlos (a partir de distâncias superiores a 350 Km) e inclui um mês adicional de bolsa, além de custos de transporte. Para mais informações, favor consultar: www.fapesp.br/en/5427 e https://fapesp.br/7771.

    As inscrições devem ser enviadas apenas por e-mail, com documentação anexa em formato PDF, até o dia 28 de fevereiro de 2021 para o Prof. Rafael Guido no endereço rvcguido@ifsc.usp.br

    Documentação necessária:
           • carta de motivação do candidato(a)
           • currículo atualizado incluindo trabalhos publicados atestando capacidade de execução do projeto
           • uma carta de recomendação.

    Qualificação necessária
    - O processo seletivo está aberto a candidatos com Ph.D., ou grau equivalente, em Química Medicinal, Parasitologia, Biologia Celular, Bioquímica, Farmacologia ou disciplinas afins. Os candidatos devem ter obtido o título de doutor há no máximo sete anos.
    - Registro de realizações científicas conforme evidenciado por publicações, patentes, etc.
    - O candidato deverá ter inglês em nível avançado (escrito e falado) e interesse em trabalhar em um grupo multidisciplinar.

    Qualificação desejável

    - Experiência em pelo menos uma das seguintes áreas é desejável: Cultivo de Plasmodium falciparum e ensaios de atividade antiplasmodial utilizando o método de SYBR GREEN.

    Fonte: Rafael V. C. Guido (IFSC-USP)


  • 14/01/2021

    Bolsas de Mestrado e Doutorado Direto FAPESP em Astropartículas no IFSC-USP

    O Grupo de Astrofísica de Partículas do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo está oferecendo uma (1) bolsa de Mestrado (duração: 24 meses) e uma (1) bolsa de Doutorado Direto (48 meses) em Astropartículas associada a um projeto Jovem Pesquisador da FAPESP. O projeto de pesquisa propõe uma ampla diversidade de tópicos de estudos nos campos de busca de matéria escura e astrofísica de altas energias do Centro Galáctico, com foco especial na modelagem e análise de dados de telescópios de raios gama.

    Podem concorrer à bolsa alunos do último semestre de graduação, recém-formados ou transferências do Mestrado para o Doutorado Direto, nas áreas de Física, Astronomia ou áreas afins – preferencialmente aprovados na prova escrita EUF (Brasil) ou GRE (exterior) – com excelente histórico escolar e nível de inglês, de acordo com os critérios estabelecidos pela FAPESP.

    O(A) candidato(a) à vaga terá a oportunidade de estágio no exterior visando realizar parte de seu trabalho de tese em Instituições de Pesquisa na Europa (França ou Alemanha) ou Estados Unidos.

    A bolsa poderá ser iniciada no primeiro ou segundo semestre de 2021.

    Os interessados devem entrar em contato com Prof. Aion Viana (aion.viana@ifsc.usp.br). No campo "assunto", colocar "Candidato a Bolsa FAPESP". Os candidatos devem enviar os seguintes documentos (como um único arquivo PDF):

    a) Histórico Escolar completo do seu curso de graduação (incluindo reprovações, quando for o caso);
    b) Currículo Vitae (com link para o Currículo Lattes do CNPq, atualizado).
    c) Um ou dois contatos de referência (de preferência orientador de iniciação científica, TCC ou mestrado)
    d) Nota EUF ou GRE (se já tiver)
    Encerramento das inscrições: 22/02/2021

    Valor da bolsa: conforme tabela FAPESP (http://www.fapesp.br/3162).
    Mais informações sobre Doutorado Direto: https://fapesp.br/bolsas/dd
    Mais informações sobre as atividades do grupo de Astrofísica de Partículas do IFSC-USP: http://www.astro.ifsc.usp.br/


    Fonte: Aion Viana (IFSC-USP)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299