DESTAQUES:



Siga o

da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ

OPORTUNIDADES


  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

  • 14/06/2017

    Oportunidade bolsa projeto PIPE

    Selecionamos pesquisador para projeto PIPE- I

    PERFIL: conhecimentos em nanotecnologia e/ou óxidos metálicos

    Marcar entrevista (URGENTE):

    Dra. Shirley Possidonio - shipossi@gmail.com

    Enviar Curriculum Lattes

    Tel: 3091-3864
    (11) 968271299 –TIM

    Fonte: Shirley Possidonio (UNIFESP-Campus Diadema)


  • 25/05/2017

    Processo seletivo para Mestrado e Doutorado - CTQ/UFABC

    Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química da Universidade Federal do ABC para ingresso no 3º quadrimestre de 2017.

    Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá acessar, no período de 11 de maio a 9 de junho de 2017 (horário de Brasília), o formulário de inscrição do programa disponível no site: http://propg.ufabc.edu.br/processos-seletivos/.

    Para mais informações acesse:
    http://propg.ufabc.edu.br/ppgquimica/index.php/pt/

    Dúvidas: ctq.adm@ufabc.edu.br


    Fonte: Ivanise Gaubeur (UFABC)


  • 25/05/2017

    Pós-Graduação em Química do IQSC recebe inscrições

    Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso e atribuição de bolsas institucionais do programa de pós-graduação em Química oferecidas pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

    Os candidatos aos níveis de mestrado, doutorado ou doutorado direto devem se inscrever até 04 de junho de 2017 para uma das seguintes áreas de concentração: "Físico-Química", "Química Analítica e Inorgânica" e "Química Orgânica e Biológica". A seleção será feita pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), que avaliará a candidatura de acordo com disposições do edital. Sendo aprovado, o candidato poderá efetuar a sua matrícula.


    Bolsas institucionais

    Para concorrer às bolsas institucionais concedidas pela CPG do IQSC com recursos do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES e da Demanda Social do CNPq, os candidatos também devem fazer a inscrição até 04 de junho de 2017 e realizar a prova escrita.

    São oferecidas duas opções para a realização da prova escrita: através do Graduate Record Examinations – GRE Chemistry ou através do IQSC.

    O GRE Chemistry é aplicado pela ETS nas condições, datas e taxas por eles praticadas e com base no programa por eles fixado, entretanto para esta modalidade é reservada um bolsa para mestrado e uma para doutorado ou doutorado direto.

    Os que optarem pela prova escrita do IQSC, devem fazê-la no dia 20 de junho de 2017, às 14h (horário de Brasília). A prova é oferecida simultaneamente em capitais de vários estados do país. Na região Nordeste, as cidades são: Arapiraca em Alagoas, Fortaleza no Ceará, São Luís no Maranhão, Teresina no Piauí, São Cristóvão em Sergipe, João Pessoa na Paraíba e Recife em Pernambuco; na região Sul, a prova será na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina; na região Centro-Oeste, Cuiabá, em Mato Grosso; na região Sudeste, a prova será na cidade de São Carlos no estado de São Paulo, onde se localiza o IQSC.

    Quem faz a pós-graduação no IQSC adquire uma bagagem de conhecimento e relações que capacitam sua independência acadêmica e científica. Alguns retornam para a região de origem e contribuem no desenvolvimento das instituições de ensino e pesquisa.

    Os candidatos devem estar atentos aos prazos, orientações e normas constantes no edital IQSC 005/2017 que estabelece a abertura do processo seletivo.


    Pós-graduação no IQSC


    O programa de pós-graduação do IQSC tem mais de 45 anos de tradição na formação de pessoal, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje atuam em instituições de ensino e pesquisa, indústrias e diversos meios do setor produtivo do Brasil e também do exterior.

    O engajamento da Unidade em programas de pesquisas básicas e aplicadas, desenvolvendo grande interação com instituições nacionais e internacionais, faz com que a Unidade alcance um dos níveis mais altos de produtividade científica da USP, segundo dados estatísticos da própria universidade, o que reflete de forma positiva na pós-graduação.

    O curso tem recebido a nota "7" em avaliação da CAPES, sendo o mais alto nível atribuído, concedido aos cursos reconhecidos com nível de excelência internacional. Promover a internacionalização e o duplo diploma é uma das políticas do programa.

    Informações sobre o corpo docente e linhas de pesquisa podem ser encontradas no site institucional.

    Outras informações:
    Edital IQSC 005/2017 e inscrições: goo.gl/rdbDDA
    Site do IQSC-USP: www.iqsc.usp.br
    Site ETS: www.ets.org/gre
    Contato: (16) 3373-9909

    Fonte: Pós-Graduação do IQSC


  • 25/05/2017

    Processo Seletivo para o preenchimento de vagas do Curso de Mestrado e Doutorado - UFSJ

    O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) da Universidade Federal de São João del-Rei, vem por meio deste tornar público o Edital do Processo Seletivo para o preenchimento de vagas do Curso de Mestrado e Doutorado.

    Para maiores detalhes sobre o Processo Seletivo acesse este link.

    Fonte: Jefferson Luis Ferrari (UFSJ)


  • 18/05/2017

    CNPq e Capes oferecem bolsas de doutorado na Alemanha

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançam edital para a concessão de bolsas de estudo para doutorado na Alemanha.

    O objeto da chamada é formar docentes e pesquisadores de alto nível e consolidar a cooperação científica entre Brasil e Alemanha, em todas as áreas do conhecimento. São oferecidas 30 bolsas pelo CNPq, 30 pela Capes e 20 pelo DAAD para realização de doutorado sanduíche, doutorado pleno, ou de duplo doutorado no exterior.

    O programa prevê ainda um curso de alemão, cuja duração será definida de acordo com o nível de proficiência dos candidatos no idioma, área de pesquisa na Alemanha e os pré-requisitos da universidade anfitriã. Além de gratuidade nas mensalidades, os selecionados receberão passagem aérea de ida e volta, auxílio-instalação, auxílio para aquisição de seguro-saúde e auxílio adicional caso morem em cidades consideradas de alto custo.

    Para concorrer às bolsas, é preciso: ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país ter confirmação formal de orientação científica na Alemanha, apresentar o projeto de pesquisa científica (em dois idiomas "português e alemão" ou "português e inglês"), não ter recebido anteriormente bolsa das agências brasileiras para realização de estudos no mesmo nível pretendido, não ter o título de doutor, o Currículo Lattes deve estar atualizado até a data da inscrição, ter mestrado, entre outros.

    As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo candidato, exclusivamente via internet por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas, até as 23h59min do dia 08 de junho de 2017, horário oficial de Brasília, mediante o preenchimento do formulário de proposta online, disponível em: http://carloschagas.cnpq.br.

    Acesse aqui o edital e saiba mais.

    Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq


  • 09/03/2017

    Bolsa de Doutorado CAPES - DQ-FFCLRP-USP

    Disponível: 01 bolsa. Doutorado no país (3 anos) + Sanduiche exterior (1 ano).

    Projeto: Desenvolvimento de testes preliminares colorimétricos e eletroquímicos para a determinação de drogas de abuso.

    Orientador: Prof. Dr. Marcelo Firmino de Oliveira

    Interessados: enviar link ou cópia do Lattes atualizado para o email: marcelex@usp.br

    Fonte: Marcelo Firmino de Oliveira (FFCLRP-USP)