DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ

OPORTUNIDADES


  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

  • 21/03/2019

    Pós-doutoramento em Simulações Moleculares em Interfaces – Temático Fapesp – IFUSP - São Paulo

    O grupo SAMPA/Nanopetro do Instituto de Física da USP em São Paulo está selecionando, candidatos(as) pró-ativos(as) e motivados(as) para posição de pós-doutorado com bolsa Fapesp sob o tema "nanofluídica computacional e efeitos de confinamento em interfaces sólido-líquido".

    Buscamos candidatos(as) com experiência prévia em dinâmica molecular e/ou cálculos de primeiros princípios.

    O projeto será supervisionado pelo Prof. Caetano R. Miranda (IFUSP) e está vinculado ao Temático Fapesp - "Interfaces em materiais: propriedades eletrônicas, magnéticas, estruturais e de transporte", que envolve grupos teóricos e experimentais da USP, UFABC, UNESP e CNPEM. Informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em: www.fapesp.br/bolsas/pd.

    Interessados(as) devem enviar até dia 12/04/2019 , um CV em formato PDF, uma carta de apresentação e informações de contato para 2 referências para o Prof. Caetano R. Miranda através do email: crmiranda@usp.br com o assunto (SAMPAJOBS).

    Fonte: José Clóvis (IFUSP)


  • 21/03/2019

    Pós-doutorado em biomateriais no IQUSP com bolsa da FAPESP

    O Laboratório de Biomateriais Poliméricos do Instituto de Química da USP (http://www.iq.usp.br/catalani/) dispõe de uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado de dois anos para pesquisa junto ao Projeto Temático "Arcabouços sintéticos e naturais aplicados à medicina regenerativa", financiado pela FAPESP (2018/13492-2).

    O sub-projeto de pós-doutorado visa o desenvolvimento de arcabouço 3D a partir de proteína recombinante derivada de elastina para aplicações biomédicas. O objetivo é desenvolver método de produção de proteínas para uso como hidrogéis em impressão 3D e a criação de dispositivos para cultivo de células tronco mesenquimais.

    Os candidatos deverão ter título de Doutor obtido nos últimos 5 anos em áreas relacionadas ao projeto. Preferencialmente, devem apresentar experiência com biomateriais e técnicas correlatas, com materiais biológicos, além de testes in vitro e in vivo.

    O projeto será financiado pela FAPESP (http://www.fapesp.br/bolsas/pd). Os interessados enviar carta de interesse, súmula curricular (normas Fapesp) e duas cartas de referência para o Prof. Luiz Henrique Catalani (catalani@usp.br) até 31/03/2019. A oportunidade está aberta a brasileiros e estrangeiros.

    Fonte: Luiz Henrique Catalani (IQ-USP)


  • 21/03/2019

    Oportunidades de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Center for Innovation on New Energies (um dos centros de pesquisa FAPESP/SHELL)

    - Vaga mestrado: "Conversão seletiva de Metano a produtos por um Rota Eletroquímica/Química".

    - Vaga doutorado: "Selective conversion of Methane to products through Electrochemistry".

    - Vaga pós-doutorado: "Selective conversion of Methane to products in Electrochemical Systems coupled to Gas Chromatography - Mass Spectromeyry".

    Para se inscrever e tirar dúvidas, enviar e-mail para: opportunities.m2pcine@gmail.com

    Fonte: Eduarda Silva Francisco


  • 14/03/2019

    Seleção de bolsistas de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES/MEC - UFABC

    Estão abertas inscrições para a seleção de bolsistas de Pós-Doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES/MEC no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química da UFABC.

    Serão atribuídas 2 (duas) bolsas: 1 (uma) com início da vigência em abril/2019 e 1 (uma) com início da vigência em junho/2019.

    O período de inscrições vai de 01 a 15/03/2019.

    Para mais informações acesse este link.

    Fonte: Janaina Souza-Garcia (UFABC)


  • 14/03/2019

    Oportunidades de bolsa de Pós-Doutorado em São Carlos para profissional com conhecimento em Catálise Heterogênea

    (1) Bolsa na UFSCar em colaboração com o IQSC: Metanol
    Para o desenvolvimento de catalisadores sólidos para o processo de obtenção de metanol a partir da hidrogenação de dióxido de carbono.

    Os Químicos, Engenheiros Químicos ou profissionais de áreas correlatas, devem: ter obtido o título de doutor há no máximo 7 anos; inglês fluente; conhecimento avançado em preparação de catalisadores sólidos; conhecimento em técnicas físico-químicas para caracterização de catalisadores sólidos: ex-situ (XRD, TPR, TPD-CO2, ATG, SEM, TEM) e in-situ (DRIFTS, XPD, XAS). É importante ter conhecimento em cromatografia a gás e espectrometria de massas. É desejável ter publicado artigos em revistas de alto impacto.

    Inscrições até 15 de março de 2019: enviar e-mail para eassaf@iqsc.usp.br, contendo: currículo vitae, uma carta de interesse e uma carta de recomendação. Colocar no assunto do email: "Post-doctoral Metanol".

    Mais informações: https://bit.ly/2MJ63XI


    (2) Bolsa no IQSC: acoplamento oxidativo do metano

    Para o desenvolvimento de catalisadores sólidos para o processo de obtenção de eteno a partir do acoplamento oxidativo do metano.

    Os Químicos, Engenheiros Químicos ou profissionais de áreas correlatas, devem: ter obtido o título de doutor há no máximo 7 anos; inglês fluente; conhecimento avançado em preparação de catalisadores sólidos; conhecimento em técnicas físico-químicas para caracterização de catalisadores sólidos: ex-situ (DRX, TPR, TPD-CO2, ATG, SEM, TEM) e in-situ (DRIFTS, XPD, XAS); e conhecimento em cromatografia a gás e espectrometria de massas. É desejável ter publicado artigos científicos em revistas de alto impacto.

    Inscrições até 15 de março de 2019: enviar e-mail para eassaf@iqsc.usp.br, colocando no assunto "Pós-doctoral OCM" e anexar: currículo vitae, uma carta de interesse e uma carta de recomendação.

    Mais informações: https://bit.ly/2GeX0fT

    Fonte: Sandra Zambon (USP-IQSC, Comunicação)


  • 28/02/2018

    Inscrições para a seleção de 01 (um) bolsista em nível de Pós-Doutorado - PPGQ-IQ/UFG

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química (PPGQ-IQ) da Universidade Federal de Goiás (UFG) torna pública a abertura do edital de inscrições para a seleção de 01 (um) bolsista em nível de Pós-Doutorado, no contexto do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

    A inscrição poderá ser feita por meio do correio eletrônico coordenadoriappgq@gmail.com com o título "INSCRIÇÃO PNPD", no período entre 25/02/2019 e 08/03/2019. A inscrição também poderá ser efetuada diretamente na Secretaria de Pós-Graduação em Química, situada no pavimento superior do Instituto de Química (Bloco IQ-1), Campus Samambaia, CEP 74690-900, Goiânia/GO, das 13h00 às 17h00.

    Mais informações

    Fonte: Boniek Gontijo Vaz (UFG)


  • 28/02/2018

    Edital seleção bolsista de pós-doutorado PNPD PPGQ/UFSCar

    Seleção de uma (01) bolsa de Pós-Doutorado PNPD/CAPES disponível no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para inicio em 01/04/2019. O valor da bolsa é R$ 4.100,00.

    Abaixo, seguem algumas informações gerais:
    A inscrição deverá ser realizada pelo(a) supervisor(a), o qual deve ser docente do DQ e orientador permanente do PPGQ-UFSCar, enviando email para: ppgqufscar@gmail.com

    Prazo de inscrição: 26/02/19 a 19/03/19 até às 18 horas.
    Divulgação preliminar do resultado: 22/03/2019 às 17hrs.
    Prazo para recurso: 25 a 26/03/2019 até às 18hrs, enviando email para: ppgqufscar@gmail.com
    Resultado final: 27/03/2019

    O(A) candidato(a) por ordem de classificação, deverá assumir a bolsa em abril de 2019, em hipótese alguma esse prazo será prorrogado.

    Documentos necessários
    1. Projeto de pesquisa resumido com 1 a 2 paginas.
    2. Lista de artigos publicados do(a) candidato(a), com o fator de impacto das revistas.
    3. Carta do(a) candidato(a) a bolsista concordando em assumir a bolsa caso seja selecionado(a), favor incluir o email do candidato.
    4. link do CV lattes atualizado do candidato a bolsa.
    5. link do CV lattes atualizado do candidato supervisor.
    6. Índice H do(a) supervisor(a) no webofscience considerando as publicações a partir de 2009.
    7. Comprovante do titulo de doutor ou defesa de doutorado especificando a data em que foi realizada a defesa.
    8. Caso tenha realizado estágio no exterior, enviar comprovante indicando o local e o período.
    A seleção e classificação do(a) supervisor(a)/candidato(a) será feita obedecendo a normas aprovadas na reunião 459ª e com as alterações aprovadas nas reuniões 483ª e 487a da CPG.

    Mais informações

    Fonte: PPGQ/UFSCar


  • 21/02/2019

    3 bolsas para atuar no IQSC na área de Cromatografia

    O Laboratório de Cromatografia do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, coordenado pelo professor doutor Fernando Mauro Lanças, oferece 3 bolsas, em diferentes níveis, para atuarem no projeto temático FAPESP intitulado "Cromatografia líquida em uma gota e seu acoplamento com espectrometria de massas: estratégias instrumentais, desenvolvimento de materiais, automatização e aplicações analíticas".

    O prazo para inscrição termina no dia 08 de março de 2019.

    A bolsa de Iniciação Científica destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de graduação cursando química ou áreas correlatas, e não devem estar no semestre final do curso. Experiência prévia em cromatografia líquida será considerado um diferencial, bem como ter bom desempenho acadêmico. Outras informações: https://bit.ly/2GI40SR

    A bolsa de Doutorado Direto destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado de São Paulo, sem o título de mestre, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa que resulte em tese.

    A FAPESP, na análise das solicitações de bolsa de Doutorado Direto, prioriza candidatos que tenham recém-concluído a graduação, dentro do prazo normal de sua duração do curso, com excelente histórico escolar e, preferencialmente, com experiência comprovada de estágio de iniciação científica.

    Outras informações: https://bit.ly/2Gt0gFz

    Os candidatos interessados na bolsa de Pós-Doutorado devem ter concluído o doutorado há menos de 7 anos, na área química ou correlata, apresentar conhecimento científico no tema do projeto, possuir experiência prévia comprovada na área de desenvolvimento de colunas miniaturizadas (WCOT) e de cromatografia líquida de alta eficiência miniaturizada acoplada à espectrometria de massas em tandem (µ-LC e nano-LC MS/MS). Além disso, apresentar conhecimento básico sobre GC-MS, utilizando a fonte de ionização por impacto com elétrons (EI).

    Outras informações: https://bit.ly/2IevMZx

    Fonte: Sandra Zambon (Comunicação IQSC, com informações FAPESP)


  • 07/02/2018

    Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP para doutores com experiência em Síntese Orgânica - CERSusChem

    O Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem, www.cersuschem.ufscar.br), apoiado por FAPESP e GSK, oferece uma bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP para doutores com experiência em Síntese Orgânica.

    O bolsista, que poderá ser brasileiro ou estrangeiro altamente qualificado, integrará a equipe de pesquisadores do CERSusChem, localizado no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os candidatos de vem possuir título de Doutor obtido há no máximo 7 (sete) anos, no país ou no exterior, e experiência comprovada no desenvolvimento de reações envolvendo catálise assimétrica. Experiência em língua inglesa e capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares também são desejadas.

    As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentação anexa em formato PDF e enviadas aos cuidados da Profa. Arlene G. Corrêa para cersuschem@ufscar.br, até 28 de fevereiro de 2019. Documentos necessários: CV resumido incluindo trabalhos publicados que atestem a capacidade de realização do projeto.

    A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros altamente qualificados. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 7.373,10 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem por objetivo atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

    Para maiores informações: http://www.fapesp.br/oportunidades/2602/

    Fonte: CERSusChem (UFSCar)


  • 07/02/2018

    Postdoctoral Fellowship - Unique scientific opportunity to help drive drug discovery in Brazil for global neglected diseases

    One postdoctoral position is available at the Center for Research and Innovation in Biodiversity and Drug Discovery (CIBFar - http://cibfar.ifsc.usp.br), one of the "Research, Innovation and Dissemination Centers" (CEPIDs) supported by FAPESP (The São Paulo Research Foundation), to join a multidisciplinary project in partnership with the Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi - http://www.dndi.org), focused on the discovery and optimization of new chemical entities for the treatment of Leishmaniasis and Chagas disease. The registration perio d ends on 15th March, 2019.

    The position is available to join the team of investigators in Medicinal Chemistry at the University of Campinas (UNICAMP) and will be responsible for the (1) design of target molecules and synthetic routes to those targets, working on series provided by DNDi, and (2) then carry out the synthesis in the laboratory. The candidate must have training in synthetic organic chemistry. Experience in Medicinal Chemistry is an advantage.

    These activities comprise a key portion of a multidisciplinary consortium, and the selected candidate will be expected to play a leading role in the drug discovery project and liaise closely with other drug discovery scientists (e.g. medicinal chemistry, parasitology, DMPK, safety, formulation), contributing to the overall project team. These roles offer opportunities to work with leading drug discovery scientists in academia and industry.

    Candidates must have obtained their PhD degree within the last 7 (seven) years and show fluency in English and willingness to work within interdisciplinary teams.

    Applications can be submitted only by e-mail. Those interested should send curriculum vitae and letter of interest, accompanied by two (2) letters of recommendation. The vacancies are open to Brazilians and foreigners.

    Please send an email with the required documentation to Professor Luiz C. Dias (ldias@iqm.unicamp.br), CIBFar Principal Investigator, and Dr. Jadel M. Kratz, DNDi Discovery Manager (jkratz@dndi.org).

    The Postdoctoral FAPESP Fellowship grant a monthly stipend of R$ 7.373,10 (Brazilian Real, plus research contingence funds, equivalent to 15% of the annual stipend, which is intended for use in activities developed in accordance to the research project, and during its valid period. Candidates who need to move to Campinas/SP - Brazil, with displacement distance above 350 km (three hundred and fifty kilometers), may request the benefit of aid installation, consisting of an additional monthly fee and transport costs. This benefit must be approved by FAPESP.

    Fonte: Luiz Carlos Dias (UNICAMP)


  • 07/02/2018

    15 bolsas de doutorado Marie Skłodowska-Curie (MSC) para participação do projeto SENTINEL (Single-entity nanoelectrochemistry)

    15 bolsas de doutorado Marie Skłodowska-Curie (MSC) para participação do projeto SENTINEL (Single-entity nanoelectrochemistry)

    O projeto, baseado na União Europeia, conta com a participação dos melhores grupos de pesquisa nas áreas de eletroquímica e eletroanalítica da Europa e oferece vagas em 7 diferentes países. Além de desenvolver pesquisa de ponta, suportada pela prestigiosa bolsa MSC, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com cientistas referências em suas áreas de pesquisa ao redor do mundo através do programa de mobilidade já previsto no pro jeto e contarão com treinamento em divulgação científica, pensamento criativo e empreendedorismo. O projeto busca por candidatos altamente motivados e capazes de trabalhar de maneira independente e criativa.

    Para mais informações a respeito das vagas disponíveis e como aplicar para as mesmas, acessar o link: https://euraxess.ec.europa.eu/jobs/375060

    Fonte: Gabriel Meloni (Uni. of Warwick)


  • 07/02/2018

    The Newton Fellowship selects early stage post-doctoral researchers from all over the world

    The Newton International Fellowship selects the very best early stage post-doctoral researchers from all over the world and offers support for two years (or longer at 0.6 FTE for caring responsibilities). They provide grants of £24,000 (tax exempt) per annum to cover subsistence and up to £8,000 per annum to cover research expenses, plus a one-off relocation allowance of up to £3,000 (£2,000 for EEA nationals). The Fellowship also provides a contribution to overheads. In addition, Newton International Fellows may be eligible for follow-up funding of up to £6,000 per annum for up to 5 years following the completion of the Fellowship.

    The Newton International Fellowships are funded by the UK Government's Department for Business, Energy and Industrial Strategy to ensure that the UK engages with the world's most promising early career academics. Newton International Fellowships are awarded jointly by three of the UK's national research academies – the Royal Society, the British Academy and the Academy of Medical Sciences.

    The Fellowships provide an opportunity for some of the most talented post-doctoral researchers working overseas to carry out world class research in UK institutions across all disciplines of natural sciences and engineering, social science and humanities, and patient orientated research (or clinical research).

    The deadline for applications is 27th March 2019 3PM UK Time.

    Further information can be found on the following website.

    Fonte: Elizabeth Magalhaes (Royal Soc Chem)


  • 31/01/2019

    Vaga para bolsa de pós-doutorado - IQUSP

    Investigações em sistemas biológicos empregando sensores eletroquímicos miniaturizados

    Resumo
    O Laboratório de Sensores Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) possui uma vaga de pós-doutorado para o desenvolvimento do projeto intitulado "Investigações em sistemas biológicos empregando sensores eletroquímicos miniaturizados". A bolsa será concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e a pesquisa está vinculada ao Projeto Temático "Sensores químicos miniaturizados e integrados: novas plataformas de fabricação para aplicações biológicas, clínicas e ambientais" (Processo nº 2018/08782-1), cujo coordenador é o Prof. Mauro Bertotti (http://www.iq.usp.br/lseme/?lang=en).

    O candidato selecionado realizará pesquisas envolvendo o desenvolvimento de microeletrodos e matrizes de microeletrodos para posterior utilização em sistemas biológicos, particularmente no monitoramento da liberação de neurotransmissores, bem como no estudo de processos metabólicos. Os estudos serão realizados usando dispositivos montados em diferentes configurações, dependendo do tamanho das células e da informação desejada sobre o sistema celular. Com o objetivo de melhorar a sensibilidade e seletividade da resposta dos sensores fabricados, estratégias baseadas na modificação da superfície do eletrodo serão empregadas, se necessário. O projeto será desenvolvido em colaboração com pesquisadores do Depart amento de Bioquímica, portanto vislumbra-se uma abordagem multidisciplinar com ênfase na excelência e nos mais altos padrões científicos.

    A USP é a maior universidade pública brasileira (90.000 alunos matriculados) e é reconhecida por seu papel no avanço da pesquisa no país (atualmente, a USP é responsável por mais de 20% de toda a produção científica no Brasil). A USP é constituída por vários campi e nosso laboratório está localizado no campus da cidade de São Paulo. A FAPESP é uma fundação pública independente e tem como missão fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo.

    Habilidades necessárias e experiência
    Deseja-se contar com pesquisador motivado e criativo, capaz de projetar e realizar experimentos, bem como de apresentar trabalhos em reuniões e escrever artigos científicos. Os candidatos devem apresentar competitividade acadêmica em nível internacional, atestada por publicações em periódicos indexados nos temas de interesse do projeto de pesquisa. O treinamento avançado em Eletroanalítica, incluindo a fabricação e uso de microeletrodos, será considerado um importante diferencial. A experiência com Microscopia Eletroquímica de Varredura (SECM) é altamente desejada. Espera-se que o candidato selecionado ajude a orientar estudantes de graduação, pós-graduação e técnicos de laboratório, quando necessário.

    Período de contrato e início do projeto
    A duração da bolsa é de 24 meses, havendo a possibilidade de prorrogação por até mais 2 anos, dependendo da avaliação do trabalho realizado e do plano de pesquisa para o período estendido. A data de início do projeto é flexível, mas seria interessante que o candidato selecionado estivesse disponível em data anterior a 1º de junho de 2019.

    Valores e Condições
    1. Bolsa mensal (isenta de impostos) de R $ 7.373,10, acrescida de 15% do valor anual para despesas de contingência em itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa (Reserva Técnica);
    2. Apoio financeiro para despesas de viagem e instalação pode ser solicitado para candidato selecionado que não resida em São Paulo;
    3. O candidato deve ter concluído o doutorado há não mais do que 5 anos antes do início do projeto.

    Mais detalhes podem ser encontrados em: http://www.fapesp.br/en/5427.

    Inscrições
    O prazo de inscrição é 08 de março de 2019 e os candidatos interessados devem se inscrever exclusivamente por e-mail (mbertott@iq.usp.br), incluindo como assunto da mensagem a expressão "Bolsa de pós-doutorado FAPESP", seguida de seu nome. Os seguintes documentos devem ser incluídos em um único arquivo PDF):
    1. Currículo Resumido (máximo de duas páginas), contendo trabalhos publicados que atestem a competência para o desenvolvimento do projeto;
    2. Um texto com no máximo duas páginas, em que o candidato deve descrever sua experiência anterior em áreas associadas ao projeto de pós-doutoramento, bem como sugestões para tornar a pesquisa mais inovadora e desafiadora.
    3. Duas cartas de recomendação.

    Seleção
    O processo de seleção será iniciado assim que as propostas forem recebidas. A seleção será feita com base no currículo dos candidatos (experiência na área de pesquisa do projeto e na qualidade das publicações), motivação e avaliação da carta de recomendação. Entrevista por Skype pode ser requerida para alguns candidatos durante o processo de seleção. Os candidatos receberão a lista dos inscritos e o resultado do processo de seleção por e-mail até o dia 15 de março de 2019. O candidato selecionado deverá apresentar os documentos necessários para a solicitação de bolsa da FAPESP no prazo de 15 dias após sua aprovação.

    Fonte: Mauro Bertotti (IQ-USP)


  • 24/01/2019

    Post-doctoral Scholarships in Methane Conversion

    Nº: 0001
    Field of knowledge: Chemical Engineering, Chemistry, Materials Science and Engineering and related areas
    FAPESP process: 2017/11937-4
    Project title: Conversion of methane at ultra-high temperature through thermochemical redox reactions.
    Working area: Oxide-based Cathalysts, Thermochemical Reactors, Gas analysis

    Number of places: 1
    Main investigator: André S. Ferlauto
    Unit/Instituition: CECS/UFABC
    Deadline for submissions: 2019-02-23
    Publishing date: 2019-01-24
    Address: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciência Sociais
    Aplicadas, UFABC, Santo André, SP - Brazil
    E-mail for proposal submission: andre.ferlauto@ufabc.edu.br

    Summary

    The Center for Innovation on New Energies (CINE) at Federal University of ABC (UFABC) is seeking to hire one post-doctoral researcher to work in methane conversion, preferably with knowledge in more than one of the following areas: heterogeneous catalysis, oxide-based cathalysts, gas analysis techniques (gas chromatography and mass spectrometry), thermochemical reactions at high temperature.

    The UFABC M2P Lab has two permanent faculty members as well as several undergraduate and graduate students, and it is a part of the division 3 of the CINE, a new Shell – FAPESP Engineering Research Center, funded to develop new technological routes to convert methane into chemicals, amongst other goals.

    Located at Santo André city, in the region known as ABC (São Paulo state), Federal University of ABC (UFABC) is one of the youngest Brazilian universities. Founded in 2006, today it operates two campuses, both still partly under construction, but has already established a reputation for high-level interdisciplinary research and teaching.

    The positions are for two years, with a possibility for extension. Applications should include a CV (including a list of publications), research statement, and three letters of recommendation, all submitted through e-mail to: andre.ferlauto@ufabc.edu.br.

    Review of applications will begin on January 24th, 2019 and will continue until the position has been filled. An interview through remote connection will be requested for applicants.

    The starting date for successful candidates is flexible but is anticipated to be as soon as March 1st.

    This opportunity is open to candidates of any nationalities. The selected candidate will receive a Post-Doctoral scholarship in the amount of R$ 7,373.10 monthly.

    Fonte: Maria Luísa Papathanasiadis Miguel (UFABC)


  • 24/01/2019

    Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP na área de Ensino de Físico-Química

    Resumo
    O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo uma bolsa de pós-doutorado vinculada ao Projeto Temático – FAPESP "Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica" coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Lanza.

    O projeto visa a produção de novos materiais com atividade eletrocatalítica e a sua aplicação em sensores eletroquímicos de análise e em processos avançados de tratamento de efluentes. Além da divulgação dos conhecimentos científicos produzidos para os pares por meio de artigos científicos, a disseminação dos resultados obtidos ocorrerá também por meio da divulgação científica. Através da produção de material didático para melhoria do ensino de físico-química na Educação Básica e da realização de exposições interativas abertas a estudantes e à população em geral, espera-se despertar o interesse por ciência, especialmente entre jovens em idade escolar.

    Requisitos
    O(a) candidato(a) deverá atuar no desenvolvimento de pesquisas sobre divulgação científica e o ensino de físico-química na Educação Básica (alunos(as) com idade entre 10 e 18 anos). Nesse sentido, espera-se que o(a) bolsista saiba delinear questões de pesquisa e projetar estratégias de coleta de dados que possibilitem desenvolver atividades de divulgação científica e de educação química com publicação dos resultados em periódicos nacionais e internacionais da área de Educação Química.

    Deve ter disponibilidade imediata para residir em São Carlos/SP e ter concluído o doutorado há menos de 7 anos.

    Caso seja selecionado, o candidato terá uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP (www.fapesp.br/270) no valor mensal de R$ 7.174,80 (aproximadamente US$ 1,700.00 dólares americanos por mês) por 24 meses.

    As inscrições devem ser feitas através do e-mail marcoslanza@usp.br para o supervisor, Prof. Dr. Marcos Lanza, até o dia 01/03/2019. Devem ser anexados ao e-mail os seguintes documentos:

    1) Curriculum Vitae contendo a formação acadêmica e publicações (máximo de 4 páginas). Deve-se comprovar experiência em publicações internacionais e em atuação na área de Físico-Química e de Educação.

    2) Carta do candidato justificando o interesse sobre a vaga (máximo de 200 palavras).

    3) Plano de trabalho de duas propostas de pesquisa relacionadas aos temas de divulgação científica e Educação Química deste projeto contendo objetivo, referencial teórico, instrumentos de coleta de dados e periódico internacional de interesse para submissão (máximo de 5 páginas).

    Fonte: Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza (IQSC/USP)


  • 24/01/2019

    Vaga para Pós-Doutorado na UFABC – Bolsa FAPESP

    Área de conhecimento: Física/Química de materiais

    Nº do processo FAPESP: 2017/02317-2
    Título do projeto: Síntese e modificação da interface de nanocristais de óxidos metálicos para aplicação em dispositivos fotoeletroquímicos
    Pesquisador: Dr. Flavio Leandro de Souza
    Unidade/Instituição: Universidade Federal do ABC – Campus Santo André Data limite para inscrições: 18/03/2019
    Localização: Avenida dos Estados, 5001 - Bairro Santa Terezinha - Santo André, São Paulo.
    E-mails para inscrições: (flavio.souza@ufabc.edu.br)

    As atividades de pesquisa estão relacionadas ao projeto temático "Interfaces em Materiais: Propriedades Eletrônicas, Magnéticas, Estruturais e de Transporte", sob coordenação do Prof. Adalberto Fazzio (LNNano, CNPEM – Campinas). O supervisor do pós-doutorado será o Prof. Flavio Leandro de Souza da Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – São Paulo.

    Pretende-se desenvolver pesquisa envolvendo a síntese de fotoeletrodos nanoestruturados e modificar a interface entre os nanocristais de óxidos de metais de transição com adição de impurezas tais como: SnO2, NiFeOx, TiO2, entre outros. O objetivo principal é minimizar o efeito bloqueante dessas interfaces, isto é, reduzir os sítios de aprisionamento de cargas e consequente a taxa de recombinação. Espera-se com a engenharia da interface entre os nanocristais maximizar o desempenho dos materiais desenvolvi dos quando aplicados em células fotoeletroquímicas. A pesquisa será desenvolvida principalmente na Universidade Federal do ABC – Campus Santo André. No entanto, uma parte das caracterizações poderá ser realizada em colaboração com o Laboratório Nacional de Nanotecnologia, LNNANO, CNPEM – CAMPINAS. Também são esperadas intensas colaborações com os grupos de teoria e simulação na área de materiais, tanta da UFABC e quanto do LNNANO.

    A oportunidade está aberta igualmente a candidatos brasileiros e estrangeiros com título de doutor, no Brasil ou no exterior, em áreas relacionadas ao tema proposto. É imprescindível que o candidato tenha alguma experiência internacional, além de publicações nas áreas correlatadas ao projeto em revistas de relevante impacto internacional.

    Os seguintes documentos são necessários para candidatura:

    1. Curriculum vitae, apresentando a experiência acadêmica do candidato e a lista de trabalhos publicados em periódicos. O currículo deve ser submetido em formato eletrônico pdf (Portable Document Format), onde os artigos devem ser identificados pelo DOI;

    2. Documento que comprove que é portador de título de doutor;

    3. Carta de apresentação/motivação do candidato de no máximo 2 páginas.

    Para avaliação das propostas serão levados em consideração os seguintes aspectos: histórico de pesquisa do candidato e experiência na área. No que se refere à análise curricular, não será considerado somente o número de publicações do candidato, mas também sua qualidade e relevância. Adicionalmente, os candidatos serão convocados para uma entrevista presencial ou online com o supervisor para avaliar aderência das áreas de experiência do candidato aos temas de pesquisa relacionados ao projeto. Nesta etapa poderá ser solicitado ao candidato cartas de recomendação as quais deverão ser enviadas diretamente ao endereço informado na oportunidade.

    A implantação da bolsa está condicionada à aprovação do candidato selecionado pela FAPESP. Caso a decisão seja referendada pela FAPESP, o candidato selecionado receberá bolsa no valor de R$ 7.174,80 mensais e reserva técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa, destinada a realizar apenas despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. A FAPESP também financia despesas de transporte para mudança para São Paulo (Santo André). Mais informações sobre a bolsa podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.fapesp.br/bolsas/pd.

    O candidato deverá enviar toda a documentação via e-mail para o endereço eletrônico acima com o título "Fellowship PD - Application". O prazo para envio das inscrições se encerra em 30/01/19. Serão consideradas as inscrições em que todos os documentos (inclusive as cartas de recomendação) tenham sido recebidos impreterivelmente até a meia-noite do dia 18/03/2019, no horário de Brasília (UTC-3, horário de brasileiro de verão).

    Fonte: Flavio L Souza (UFABC)


  • 29/11/2018

    Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolver projeto no Laboratório de Espectroscopia Molecular do IQ-USP

    O Projeto Temático "Espectroscopia Vibracional com Resolução Espacial", apoiado pela FAPESP, 2016/21070-5, procura candidatos para Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolver projeto no Laboratório de Espectroscopia Molecular do Instituto de Química da USP, em São Paulo (http://lem.iq.usp.br).

    O projeto será na área de química quântica e simulação de líquidos iônicos. O projeto envolverá um estudo computacional da fase cristalina e mudanças estruturais ao longo de transições de fases conforme evidenciado em difração de raios-X e espectros

    vibracionais (Raman e infravermelho) de líquidos iônicos. A Bolsa de Pós-Doutorado será oferecida no período 01/05/2019 – 01/05/2021 durante o Projeto Temático. Os candidatos interessados devem enviar curriculum vitae até o dia 07/01/2019 para o Prof. Dr. Mauro C. C. Ribeiro (mccribei@iq.usp.br).

    Fonte: Mauro Carlos Costa Ribeiro (IQ-USP)


  • 08/11/2018

    Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado no IPEN

    Uma oportunidade de Pós-Doutorado com Bolsa da FAPESP está disponível no Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CCCH) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) como parte do Projeto Temático "Estudos sobre o uso do bioetanol em células a combustível tipo PEMFC e SOFC". A bolsa tem duração de 6 meses, com início em Fevereiro/2019.

    O candidato selecionado integrará a investigação na produção de hidrogênio pelo processo de reforma a vapor, sendo desejável experiência na preparação e caracterização de catalisadores e na realização de testes catalíticos. Na preparação de catalisadores é desejável experiência na síntese de nanopartículas metálicas e de catalisadores suportados. Na caracterização de catalisadores espera-se habilidade no uso de diferentes técnicas como: espectroscopia por energia dispersiva de raios-X (EDX), difração de raios-X (DRX), microscopia eletrônica de transmissão (TEM), medidas de área metálica e dispersão (quimi ssorção), área específica (BET) e espectroscopia na região do infravermelho (IV). É desejável conhecimento em técnicas espectroscópicas de absorção de raios-X como XPS, EXAFS e XANES, com experiência em projetos em fontes de luz síncrotron. Habilidade na operação de estações de testes catalíticos e cromatografia em fase gás (CG) é de fundamental importância.

    Interessados devem enviar: i) curriculum vitae no formato Lattes (lattes.cnpq.br), contendo link de citações do perfil do candidato na base Researcher ID (researcherid.com); ii) uma carta de motivação em inglês (máx. 2 páginas), demonstrando a experiência na área e destacando a aderência ao perfil desejado; e iii) duas cartas de recomendação, enviadas diretamen te do e-mail das pessoas escolhidas como referência (preferencialmente, ex orientadores e supervisores). Os documentos deverão ser enviados por e-mail, com assunto "Post-doc Ethanol – Nome do Candidato", para o endereço egp01@ipen.br. Mais informações podem ser solicitadas por meio desse mesmo endereço eletrônico. Prazo: 30 de novembro de 2018. Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

    Post-Doc Fellowship at IPEN

    A FAPESP Post-Doctorate Fellowship is available at the Fuel Cell and Hydrogen Center (CCCH), Energy and Nuclear Research Institute (IPEN-CNEN/SP), Brazil, as a part of the thematic project "Studies on the use of bioethanol in Proton Exchange Membrane and Solid Oxide Fuel Cells" funded by FAPESP. The fellowship has duration of 6 months, starting in February 2019.

    The post-doc fellow will take part in the research of hydrogen production by steam reforming process. We seek a candidate with laboratory experience in the preparation and characterization of catalysts and catalytic tests. Skills in the preparation of catalysts, including the synthesis of nanoparticles and supported catalysts, are requested. The candidate is expected to have expertise in different characterization techniques such as: energy dispersive X-ray spectroscopy (EDX), X-ray diffraction (XRD), transmission electron microscopy (TEM), metal area and dispersion measurements (chemisorption), specific area (BET) and infrared spectroscopy (IR). It is desirable knowledge on X-ray absorption spectroscopy techniques, such as XPS, EXAFS, and XANES, with previous projects on synchrotron light sources. Experience in vapor phase catalytic test system and gas chromatography (GC) is essential.

    The interested candidates may send: i) Curriculum Vitae in Lattes format, found in lattes.cnpq.br, containing the citations link to the Researcher ID (researcherid.com) profile of the candidate ; ii) letter of motivation (max. 2 pages), describing the skills of the candidate with emphasis on the expertise required for this project; and iii) two recommendati on letters, sent directly from the e-mail address of the person selected as reference (preferably, ex supervisors). The documents must be sent by e-mail with subject "Post-doc Ethanol – Candidate's Name", to the electronic address egp01@ipen.br. Additional information can be obtained on the same e-mail address. The deadline for the application is November 30, 2018.

    Information concerning the FAPESP fellowship is available in http://www.fapesp.br/en/postdoc.

    Fonte: Estevam V. Spinac´ (IPEN/CNEN-SP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299