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OPORTUNIDADES


  OUTRAS VAGAS

  • 08/06/2017

    Prêmio Professores do Brasil

    O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

    Em 2017 o Prêmio está em sua 10ª edição e convida todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Seu relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional.

    Mais informações

    Fonte: MEC


  • 01/06/2017

    Prêmio reconhece professores de escolas públicas

    Estão abertas, até 25 de agosto, as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras, entre elas a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

    Em 2017, o Prêmio está em sua 10ª edição e convida todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Os relatos serão avaliados e poderão ser selecionados para uma premiação estadual, regional e nacional.

    Seis categorias compõem o Prêmio este ano: Educação infantil (creche); Educação infantil (pré-escola); Ensino fundamental 1º, 2º e 3º ano (ciclo de alfabetização); Ensino fundamental 4º e 5º ano; Ensino fundamental 6º ao 9º ano; e Ensino médio.

    Prêmios
    Na etapa estadual receberão uma placa em sua homenagem os professores autores dos relatos de prática selecionados entre os três mais bem avaliados, por categoria, em cada unidade da federação (UF), totalizando 486 premiados. Passarão para a seleção regional 162 professores autores dos relatos de prática selecionados como o melhor de sua categoria em sua UF.

    Na etapa regional serão premiados 30 professores, sendo um por categoria de cada região geográfica, que receberão cada um: R$ 7 mil, troféu e uma viagem de 8 dias para a Irlanda, em 2018, para participar de capacitação custeada pela CAPES.

    Na etapa nacional, além dos prêmios recebidos nas etapas estadual e regional, os seis professores autores dos melhores relatos de prática pedagógica, um de cada categoria – dentre 30 trinta classificados na etapa regional - receberão adicionalmente cada um: R$ 5 mil e troféu.

    As escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas na etapa regional serão premiadas com placas comemorativas e equipamentos de informática/conteúdo educacional que facilitem o processo de ensino/aprendizagem.

    Temáticas Especiais
    Além disso, haverá premiações em temáticas especiais. Segundo o regulamento, durante a etapa de avaliação regional, o Comitê de Avaliação selecionará, dentre os 162 relatos de prática pedagógica oriundos das etapas estaduais/distrital, os melhores relatos que receberão uma premiação especial por apresentarem em seu relato de prática pedagógica um dos seguintes temas: Esporte como estratégia de aprendizagem; Conservação e uso consciente da água; Estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação; e Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional.

    A premiação é diferente para cada um dos temas. Os detalhes estão no regulamento.

    Podem concorrer ao Prêmio professores de escolas públicas da educação básica. Para participar, é preciso realizar a inscrição por meio da página eletrônica do prêmio. A previsão é de que o resultado final seja divulgado em dezembro.

    Fonte: CCS/CAPES


  • 01/06/2017

    UNESCO: abertas inscrições de prêmio sobre uso social da matemática e ciências da natureza

    A Samsung abriu as inscrições para a quarta edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. Apoiada pela UNESCO, iniciativa estimula alunos do ensino médio de escolas públicas do Brasil a aplicar conceitos das Ciências da Natureza e Matemática para desenvolver propostas de melhoria das comunidades onde vivem. Professores e estudantes podem inscrever soluções até 14 de agosto.

    Mais informações

    Fonte: Nações Unidas no Brasil - ONUBR


  • 13/04/2017

    Vaga para técnico em análise qualitativa e quantitativa de biomoléculas por espectrometria de massas - CEFAP-USP

    Espectrometria de massas e proteômica
    Modalidade: Bolsa TT (Treinamento Técnico) – Projeto FUSP

    O Centro de Facilidades de Apoio à Pesquisa (CEFAP-USP), divisão de apoio científico do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), torna pública a disponibilidade de 1 vaga para técnico em análise qualitativa e quantitativa de biomoléculas por espectrometria de massas.

    Esta vaga representa uma ótima oportunidade para interessados em cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas, proporcionando contato com os quadros da Universidade que desenvolvem pesquisas nessas áreas.

    O candidato deve possuir graduação nas áreas de Biologia, Química, Biotecnologia ou correlatas. É desejável possuir o título de Mestre. É necessária experiência em:
    • Preparo de amostras biológicas para análise por LC-MS;
    • Calibração e manutenção de espectrômetros de massa de baixa e alta resolução;
    • Análise e desenvolvimento de métodos por LC-MS/MS;

    Conhecimento e experiência nas seguintes áreas são desejáveis e constituirão um diferencial para o candidato ou candidata:

    • Análise de amostras biológicas por MALDI-TOF;
    • Análise proteômica em larga escala por nanoLC-MS/MS;
    • Busca em bancos de dados de proteinas e interpretação dos resultados.

    O candidato aprovado deverá cumprir jornada de 40 horas semanais. O contrato terá duração mínima de 1 ano, com possibilidade de prorrogação. O programa de bolsas da FUSP não permite o recebimento de bolsas de outras agências ou exercício de atividade com vínculo empregatício durante a vigência da bolsa.

    Interessados devem enviar CV até o dia 12/05/2017 para biomass@icb.usp.br com o assunto da mensagem: Bolsa TT 2017.

    Fonte: Fernando Gonçalves de Almeida (USP)


  • 23/02/2017

    Projeto Imagine leva acesso à ciência à África, América Latina e Caribe

    O projeto Imagine é uma iniciativa criada em 2013, com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), African Gong e RedePOP e que tem como objetivo democratizar o conhecimento e despertar o gosto pela ciência em comunidades onde há pouco ou nenhum acesso ao universo científico. Por meio dele, a Universidade Federal de Santa Catarina, em conjunto com instituições parceiras, leva conhecimento científico a comunidades rurais e indígenas de diferentes países.

    A rede criou a iniciativa Imagine-PanGea, uma competição de comunicação científica com foco nos públicos da África, América Latina e Caribe.

    Os concorrentes devem ser estudantes de Mestrado ou Doutorado matriculados em alguma instituição de ensino da África ou da América Latina. Os interessados devem gravar um vídeo de 3 minutos, explicando seu tema de pesquisa de forma que pessoas simples e de qualquer lugar compreendam. O candidato deve fazer sua explanação em um dos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês ou francês. Os vídeos vencedores serão traduzidos para mais de 10 idiomas, incluindo línguas nativas como Guarani, Quechua e Iorubá, e divulgados em toda a África e América Latina através da rede de parceiros.

    Veja o site do projeto para saber mais sobre como participar.

    Fonte: Ascom com dados do Projeto Imagine, 21/02/2017


  • 16/02/2017

    Participe de uma das maiores competições de comunicação científica do mundo!

    Você consegue explicar um conceito científico para o público em geral em apenas três minutos? Então, o FameLab é perfeito para você!

    Lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, o FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores. Em 2017, a competição acontece pela segunda vez no Brasil, em parceria com o CNPq, a Confap e a Fapesp.

    Inspire-se com os participantes das edições anteriores e inscreva-se!

    Mais informações

    Fonte: FameLab Brasil


  • 16/02/2017

    Unesco abre concurso de curta metragem sobre mulheres na ciência

    A Oficina Regional de Ciências da Unesco para América Latina e Caribe está convocando produtores para um curta metragem animado que reflita a importância das mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática ( disciplinas STEM).

    Os participantes terão a oportunidade de realizar um curta metragem utilizando diferentes técnicas de animação como desenhos animados, stop motion, rotoscopia, animação computadorizada, entre outras.

    O curta metragem vencedor receberá um prêmio de três mil dólares e o segundo e terceiro colocados receberão um certificado da Unesco Montevideo.

    Informações sobre como participar, especificações técnicas do filme e outras podem ser encontradas no edital.

    Fonte: Ascom ABC


  • 16/02/2017

    Preocupados com futuro da ciência, cientistas se organizam em Marcha em Washington

    Com um desejo de trazer à tona a discussão sobre a ciência e pesquisa na sociedade e divulgar a importância do saber científico, cientistas, pesquisadores e simpatizantes da área vem se organizando na Marcha pela Ciência, que acontecerá no dia 22 de abril, em Washington.

    A iniciativa começou com uma parceria entre Caroline Weinberg, escritora científica e educadora de saúde pública e Jonathan Berman, pesquisador da Universidade do Texas, que, preocupados com os rumos que a política americana vem tomando, acreditavam que a sociedade científica deveria se unir. Ainda que a motivação do tweet de Caroline que deu início à parceria tenha sido sua preocupação com os impactos das políticas de Trump na ciência, o grupo de organizadores defende que a Marcha não é partidária.

    A dupla se uniu a Valorie Aquino, doutorando de antropologia e, num esforço de comunicação, conseguiu cerca de 300 mil seguidores na conta da Marcha no Twitter, um grupo no Facebook e um site onde vendem camisas para arrecadar fundos. O trio formou ainda um comitê que se organiza nas redes sociais para divulgar a marcha.

    Importantes associações já mostraram apoio à ação como a Earth Day Network, a Sigma Xi, relevante sociedade de pesquisa, e a AAPA (Associação Americana de Antropólogos Físicos). Esta última cancelou, inclusive, a reunião do último dia de seu encontro anual, que aconteceria no mesmo dia da Marcha, para que os que estariam presentes no encontro pudessem mostrar apoio à ação.

    O movimento se espalhou não só pelos Estados Unidos como também por outros países, principalmente da Europa, que se mobilizaram em torno da iniciativa e criaram suas próprias Marchas locais. No site da ação é possível se inscrever e localizar uma marcha em sua região ou se inserir em uma rede de contatos para que uma nova possa ser criada.

    Fonte: Ascom ABC com informações da revista Science


  • 09/02/2017

    SciFinder Future Leaders recebe inscrições de estudantes e pesquisadores

    Estão abertas até este domingo (12) as inscrições para o SciFinder Future Leaders. O programa é uma oportunidade para estudantes de doutorado e pesquisadores com pós-doutorado participarem do encontro anual da American Chemical Society, evento realizado em Washington, nos Estados Unidos, com a comunidade científica internacional.

    A participação no SciFinder Future Leaders proporciona uma série de benefícios, como aumento da rede profissional, ao conhecer e trocar experiências com cientistas do mundo todo; aquisição de habilidades que podem impulsionar a carreira; ampliação de conhecimentos e troca de ideias sobre soluções de pesquisa atuais e futuras; visita a centros de tecnologia e inovação para expansão de conhecimentos sobre desenvolvimento científico.

    O 254º American Chemical Society National Meeting & Exposition, evento do qual o grupo selecionado fará parte, ocorrerá de 14 a 24 de agosto. Além de ser uma ocasião para dar um importante passo na carreira, os pesquisadores e estudantes selecionados poderão ajudar a definir o futuro da informação científica investigativa em âmbito internacional.

    A plataforma do SciFinder indexa periódicos científicos que englobam temas como química orgânica, química inorgânica, físicoquímica, química analítica, engenharia química, ciências ambientais, farmacologia, toxicologia, medicina experimental, biologia celular e molecular, genética, bioquímica, microbiologia, enzimologia e outros temas afins. Agrega informações de mais de 61 autoridades de patentes incluindo as anteriores a 1907. São seis bases de dados disponíveis: Caplus, Registry, Chemical Reactions, Substâncias Químicas Regulamentadas, Chemcats e Medline.

    Os interessados devem entrar no site www.cas.org/futureleaders e preencher as informações solicitadas para requerer inscrição.

    Portal de Periódicos

    O SciFinder pode ser acessado pela opção Buscar base do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. O portal conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. A ferramenta foi criada devido ao déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, pois seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal.

    Fonte: Agência ABIPTI, com informações da Capes


  • 19/01/2017

    Applications for the position of rector of the University of Madeira

    Documentation to be submitted: Formal application addressed to the President of the General Council of the University of Madeira including:

    a) full identification (name, marital status, affiliation, place of birth, date of birth, number and issue date of identity card or passport, expiry date and issuing entity, home address, postcode and telephone);
    b) Documentary certification or proof of the candidate's fulfilment of the requirements set out in Article 1. of the Regulation for the Election of the Rector of the University of Madeira (which may be consulted at the University website);
    c) Curriculum vitae including all data which the applicants consider to be relevant to the evaluation of their qualifications for the position they apply for;
    d) Candidacy programme;
    e) Date and signature.

    Deadlines to submit documentation: Documentation may be hand-delivered by the candidate, sent by e-mail (properly certified) via the button below, between 16th January and 14th February 2017, or even sent by registered mail, between 16th January and 12th February 2017. The intention to apply should, however, be sent by e-mail until February 14, 2017.

    Applicants' Public Hearing: The application process includes a public hearing for each candidate, which consists of:

    a) Candidate's presentation of his/her programme of action, which shall not exceed 30 minutes;
    b) A period of time, which shall not exceed 30 minutes, devoted to questions from the audience, in general;
    c) Discussion among members of the General Council and the candidate, about the submitted program of action; this discussion shall not exceed 45 minutes.
    The public hearing will be hold at the Auditorium of the Colégio dos Jesuítas, on 20th of February 2017, from 9.30 a.m. onwards.

    Fonte: Luiz Guerreiro Lopes


  • 22/12/2016

    Royal Society of Chemistry's Research Fund

    Apply to the Royal Society of Chemistry's Research Fund for grants of up to £4000 to purchase chemicals and/or equipment for your research project. Applications are now closed for 2016 and will reopen in summer 2017.

    More info at http://www.rsc.org/ScienceAndTechnology/Funding/research-fund/.

    Fonte: Elizabeth Magalhaes (Royal Soc Chem)