.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1188

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



17/09/2015



CNPq participa da cerimônia de entrega do 28º Prêmio Jovem Cientista e lança o tema da próxima edição


A presidenta Dilma Rousseff e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, Hernan Chaimovich, participaram nesta terça-feira (15/09) da cerimônia de premiação dos estudantes e pesquisadores vencedores do 28º Prêmio Jovem Cientista, no Palácio do Planalto. O tema deste ano foi: "Segurança Alimentar e Nutricional".

Na ocasião, Chaimovich lançou o tema da 29ª edição do Prêmio. "Eu tenho o privilegio de anunciar o tema do próximo Prêmio Jovem Cientista no Brasil. O tema é: Ciência e Tecnologia Social para Aprender e Ensinar. Não poderia ser um tema mais adequado para esse Governo e para desvendar para o jovem cientista deste país, como usar ciência e tecnologia social para melhorar o nível de aprendizado no Brasil", declarou.

Uma ferramenta de incentivo à pesquisa e à inovação no País, o Prêmio é considerado uma das maiores honrarias aos cientistas brasileiros. Entre os premiados desta edição, estão projetos do Ceará, de Minas Gerais, do Pará, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo.

Participaram da cerimônia, ainda, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, o presidente da Fundação Roberto Marinho e vice-presidente de Responsabilidade Social do Grupo Globo, José Roberto Marinho, a vice-presidente do Conselho do Instituto Gerdau, Beatriz Gerdau, e o vice-presidente para assuntos corporativos da BG Brasil, Paulo Macedo.

No evento, a presidenta Dilma Rousseff afirmou a importância das pesquisas cientificas para o desenvolvimento do país. Dilma enfatizou que o premio é uma justa homenagem aos "jovens, professores e instituições que se dedicam a essa questão tão importante". "Esse país tem capacidade criativa e, sobretudo, somos capazes de superar desafios e dificuldades", disse a presidenta.

O presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, destacou a importância do prêmio para o desenvolvimento da ciência no país: "È só através de Ciência, Tecnologia e Inovação que nós vamos poder ultrapassar os desafios presentes e futuros. Sem isso é muito difícil ultrapassar qualquer desafio".

Chaimovich ainda lembrou que uma das mais importantes contribuições do prêmio é oferecer referências de jovens cientistas para as crianças brasileiras como forma de motivá-las a seguir a carreira de pesquisador.

O Prêmio Jovem Cientista é dividido em cinco categorias: Graduação, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Menção Honrosa. Nesta edição foram mais de 1900 inscrições de todas as regiões do país, que se candidataram aos R$ 800 mil em dinheiro, laptops e bolsas de estudos.

Saiba mais sobre o prêmio
Instituído em 1981, o Prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a primeira instituição federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação e pioneira na concessão de prêmios no Brasil. O Prêmio conta, atualmente, com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.



Fonte: CNPq
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299