.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1195

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



05/11/2015



Minas Gerais reúne mais de 600 químicos para falar dos desafios da expansão e da internacionalização


29º Encontro Regional da SBQ-MG teve predomínio de trabalhos de Orgânica, Ambiental e Materiais

Foi realizado no último final de semana, em Belo Horizonte, o 29º Encontro Regional da SBQ-MG, com a participação de mais de 600 químicos, que apresentaram mais de 420 trabalhos. O encontro, organizado pela UFMG, o CEFET-MG e a SBQ-MG, teve como tema "Química nas Gerais: Expansão e Internacionalização".

Mesa de abertura, a partir da esquerda: Prof. Dario Windmoller, chefe do Departamento de Química da UFMG; Prof. Paulo Sérgio Lacerda Beirão, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig; Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, reitora em exercício da UFMG; Profa. Angela de Mello Ferreira, do CEFET/MG; Prof. Adriano D. Andricopulo, presidente da SBQ; Profa. Glaura Goulart Silva, UFMG, presidente da comissão organizadora; Profa. Raquel Mambrini, CEFET/MG, vice-presidente da comissão organizadora; Profa. Hállen Calado, UFMG; Prof. Wagner José Pedersoli, presidente do CRQ/MG

"São questões muito importantes aqui em Minas, onde vimos um crescimento acelerado, nos últimos cinco anos, dos cursos de química e correlatos oferecidos", explica a professora Glaura Goulart Silva, do Departamento de Química da UFMG e secretária regional da SBQ no estado. Segundo ela, hoje existem 13 instituições de ensino com cursos de química e correlatos, número que vem aumentando desde a implementação do Reuni, programa federal de expansão de universidades federais. "Temos o desafio de manter a qualidade do ensino e pesquisa e aprender a trabalhar de forma colaborativa, porque se aumentou o número de cursos, professores e alunos, não tivemos um aumento proporcional dos recursos federais e estaduais", explica a professora.

Exposição de pôsteres foi organizada de modo que todos puderam discutir seus trabalhos com a comissão científica.

Ela conta que a maior internacionalização, ou seja, um maior intercâmbio entre as instituições mineiras e estrangeiras é uma meta a ser buscada no intuito de aumentar a qualidade da pesquisa científica no estado. "É muito importante que tenhamos acordos com instituições de fora do País, tanto para que nossos alunos saiam para conhecer pesquisas de alto nível, como para que possamos receber mais professores e pesquisadores estrangeiros", observa Glaura. Essa foi a primeira vez que o ERSBQ-MG trouxe conferencistas estrangeiros para participar desta discussão. "Tivemos uma mesa redonda com este tema, com a participação muito importante da professora Vanderlan Bolzani (Unesp), ex-presidente da SBQ, e o evento contou com quatro cientistas estrangeiros proferindo palestras", revelou a secretária regional da SBQ.

Professor Andricopulo, presidente da SBQ, falou na conferência de abertura sobre as oportunidades na química de descobrir novos fármacos

A conferência de abertura foi feita pelo presidente da SBQ, professor Adriano D. Andricopulo, que falou sobre o trabalho que realiza na USP de São Carlos: "Descobertas de novos fármacos: um universo molecular de oportunidades". "Foi muito gratificante e animador ver tantos químicos jovens motivados por apresentar seus trabalhos e assistir às conferências de alto nível. Os encontros regionais da SBQ têm esta característica de, muitas vezes, ser a primeira experiência do estudante com eventos científicos", afirmou o professor Andricopulo.

Dos trabalhos apresentados, mais da metade foram das áreas de Orgânica, Materiais e Ambiental. Para a professora Glaura, isso reflete em parte a vocação da Química em Minas Gerais. "Somos um estado com muita mineração e agronegócio, e isso reforça a importância da química ambiental, sobretudo na questão de tratamento de efluentes e resíduos. Já Química de Materiais é muito forte em todo o Brasil e não seria diferente aqui", pondera.

Em termos de público, dos 622 participantes, 58% são alunos de graduação e 25% alunos de pós-graduação. "Nosso evento tem a característica de ser massivamente frequentado por estudantes, que nem sempre têm a oportunidade de ir às RASBQs. Posso dizer que os estudantes presentes estavam com alto grau de entusiasmo, verificado pelas salas cheias e pela animação na sessão de pôsteres. Foi muito difícil para a comissão de avaliação escolher os pôsteres agraciados com premiação entre os muitos trabalhos de qualidade.", destacou Glaura.

Professora Glaura, secretária regional da SBQ-MG, segunda à esquerda, com a comissão organizadora do Encontro

Segundo ela, a SBQ tem hoje 237 associados em Minas Gerais. "Vamos falar bastante com toda a comunidade química para aumentar o número de associados, com vistas à 39ª RA", declarou a professora.

Para saber mais:

Site do 29º ERSBQ-MG

Página do 29º ERSBQ-MG no Facebook

Página da regional Minas Gerais no site da SBQ


Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299