26/11/2015
Presidente do CNPq lança novo painel de investimentos
A novidade foi anunciada durante o 6º encontro de coordenadores do PIBIC. O Painel dos Programas Institucionais de Iniciação CientÃfica e Tecnológica servirá como base de dados para divulgar resultados dos investimentos em Iniciação Cientifica.
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Fotos: Claudia Marins
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No painel é possÃvel encontrar diversos dados sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação CientÃfica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), o Programa de Iniciação CientÃfica e Mestrado em Matemática/OBMEP e OBM (PIBICME) e o Programa de Iniciação CientÃfica Júnior (ICJ).
São dados como: número de bolsas vigentes por programa (por instituição, unidade da federação e grande área), total de investimentos, quantidades de bolsas, de projetos de pesquisa e de pessoas, evolução histórica, entre outros.
Para Hernan Chaimovich, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq), o painel possibilita uma visibilidade maior dos resultados dos investimentos na Iniciação Cientifica e é um grande passo para mostrar o impacto das pesquisas na sociedade. "O CNPq sozinho não pode avançar, são os coordenadores de cada programa PIBIC e PIBIT, que tem a responsabilidade de ajudar a medir o impacto de um dos programas mais importantes de formação intelectual desse paÃs".
"Esse painel é extremamente rico e possibilita uma visão de cada um dos coordenadores do que está acontecendo no seu programa e o que está acontecendo no Brasil". Finalizou Hernan.
O painel está acessÃvel em: http://cnpq.br/painel-programas-institucionais-de-ict
Encontro
Essa é a 6° edição da reunião que reuniu cerca de 230 coordenadores do PIBIC e PIBITI na sede do CNPq, em BrasÃlia.
A diretora de Cooperação Institucional do CNPq. Glenda Mezarobba, participou da cerimônia de abertura da reunião e traçou um panorama do programa de Iniciação Cientifica. "A iniciação é um momento super importante para introduzir na cabeça dos futuros cientistas e na prática, as boas praticas cientificas. È um momento de trabalhar a ética na pesquisa e como usar a informação".
"Um estudante que passa meses num laboratório durante a iniciação cientifica de forma orientada, já muda a cabeça" Afirmou o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich.
A iniciação cientÃfica é um modelo de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras, em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos de pesquisa cientÃfica, sendo acompanhados por orientadores durante a função.
O CNPq possui um programa estruturado para bolsas de iniciação cientÃfica financiado com recursos próprios e externos. As modalidades que estão sendo geridas pelo programa institucional do conselho ou contam com parcerias estabelecidas, em 2013, são: PIBIC (dadosbolsas); PIBIC-EM (dados bolsas); FAPs (dados bolsas); Obmep/Impa dados bolsas); PIBITI (dados bolsas); PIBIC-Af (dados bolsas); e PICME/Impa (dados bolsas).
Criado em 1988 o programa concedeu logo no primeiro ano 14.175 bolsas a 120 instituições e em 2015 já são 24.210 bolsas a 352 instituições.
Prêmios
O Chefe do Serviço de Prêmios, Altino Lisboa, fez uma breve apresentação sobre os prêmios concedidos pelo CNPq anualmente. O destaque foi para o Prêmio Jovem Cientista e o Prêmio Destaque na Iniciação CientÃfica, edições 2015.
O Prêmio Jovem Cientista, cujo tema deste ano é Ciência e Tecnologia Social para Aprender e Ensinartemcomo objetivo revelar talentos, impulsionar a pesquisa no paÃs e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.
O prêmio Destaque na Iniciação CientÃfica é destinado aos bolsistas de Iniciação CientÃfica e Tecnológica do CNPq e à s instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação CientÃfica (PIBIC). Tem como objetivo estimular bolsistas de Iniciação CientÃfica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano pela relevância e qualidade do seu relatório final e as instituições participantes do PIBIC que contribuÃram para alcançar os objetivos do programa.
Fonte:
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
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