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26/11/2015



Presidente do CNPq lança novo painel de investimentos


A novidade foi anunciada durante o 6º encontro de coordenadores do PIBIC. O Painel dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica servirá como base de dados para divulgar resultados dos investimentos em Iniciação Cientifica.

 
Fotos: Claudia Marins  

No painel é possível encontrar diversos dados sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), o Programa de Iniciação Científica e Mestrado em Matemática/OBMEP e OBM (PIBICME) e o Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ).

São dados como: número de bolsas vigentes por programa (por instituição, unidade da federação e grande área), total de investimentos, quantidades de bolsas, de projetos de pesquisa e de pessoas, evolução histórica, entre outros.

Para Hernan Chaimovich, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o painel possibilita uma visibilidade maior dos resultados dos investimentos na Iniciação Cientifica e é um grande passo para mostrar o impacto das pesquisas na sociedade. "O CNPq sozinho não pode avançar, são os coordenadores de cada programa PIBIC e PIBIT, que tem a responsabilidade de ajudar a medir o impacto de um dos programas mais importantes de formação intelectual desse país".

"Esse painel é extremamente rico e possibilita uma visão de cada um dos coordenadores do que está acontecendo no seu programa e o que está acontecendo no Brasil". Finalizou Hernan.

O painel está acessível em: http://cnpq.br/painel-programas-institucionais-de-ict

Encontro

Essa é a 6° edição da reunião que reuniu cerca de 230 coordenadores do PIBIC e PIBITI na sede do CNPq, em Brasília.

A diretora de Cooperação Institucional do CNPq. Glenda Mezarobba, participou da cerimônia de abertura da reunião e traçou um panorama do programa de Iniciação Cientifica. "A iniciação é um momento super importante para introduzir na cabeça dos futuros cientistas e na prática, as boas praticas cientificas. È um momento de trabalhar a ética na pesquisa e como usar a informação".

"Um estudante que passa meses num laboratório durante a iniciação cientifica de forma orientada, já muda a cabeça" Afirmou o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich.

A iniciação científica é um modelo de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras, em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos de pesquisa científica, sendo acompanhados por orientadores durante a função.

O CNPq possui um programa estruturado para bolsas de iniciação científica financiado com recursos próprios e externos. As modalidades que estão sendo geridas pelo programa institucional do conselho ou contam com parcerias estabelecidas, em 2013, são: PIBIC (dadosbolsas); PIBIC-EM (dados bolsas); FAPs (dados bolsas); Obmep/Impa dados bolsas); PIBITI (dados bolsas); PIBIC-Af (dados bolsas); e PICME/Impa (dados bolsas).

Criado em 1988 o programa concedeu logo no primeiro ano 14.175 bolsas a 120 instituições e em 2015 já são 24.210 bolsas a 352 instituições.

Prêmios

O Chefe do Serviço de Prêmios, Altino Lisboa, fez uma breve apresentação sobre os prêmios concedidos pelo CNPq anualmente. O destaque foi para o Prêmio Jovem Cientista e o Prêmio Destaque na Iniciação Científica, edições 2015.

O Prêmio Jovem Cientista, cujo tema deste ano é Ciência e Tecnologia Social para Aprender e Ensinartemcomo objetivo revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.

O prêmio Destaque na Iniciação Científica é destinado aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Tem como objetivo estimular bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano pela relevância e qualidade do seu relatório final e as instituições participantes do PIBIC que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq
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