.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1204

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



21/01/2016



Sessão temática une áreas distintas da Química em torno de materiais para sensores


Especialistas em Química de Materiais, Analítica e Eletroquímica trocarão, na 39ª RASBQ, experiências sobre o desenvolvimento de novos materiais para estes dispositivos largamente utilizados na Saúde, Alimentação e Preservação Ambiental

A fabricação de sensores é uma das áreas multidisciplinares dentro da Química. Para se chegar a estes pequenos dispositivos capazes de reconhecer moléculas específicas – com importantes aplicações em diversas áreas, como alimentos e saúde –, é preciso uma cooperação entre profissionais da área de Química de Materiais, Química Analítica e Eletroquímica, entre outros.

  Fracassi, da Unicamp: "Estratégias para Modificação de Poli(dimetilsiloxano) e Polímeros de vinil-tiol não estequiométricos (OSTE) para aplicações em Lab-on-a-Chip"

A Sessão Temática "Novos materiais para a Fabricação de Sensores" irá proporcionar a integração entre estas três áreas da Química na 39ª Reunião Anual da SBQ, que será realizada de 30 de maio a 2 de junho, em Goiânia.

Bianchi, da Ufop: "Making sense of luminescent polymer-based radiation sensors"  

A coordenadora da Sessão, professora Roselena Faez (UFSCAR Araras), diretora da Divisão de Química de Materiais da SBQ, explica que a área de Química de Materiais trabalha no desenvolvimento de materiais mais eficientes para a fabricação de sensores, ao passo que as áreas de Analítica e Eletroquímica trabalham no desenvolvimento e aplicação dos sensores em diferentes áreas. "Será uma sessão muito interessante, que deve atrair a atenção de químicos de diferentes áreas", disse a coordenadora ao Boletim SBQ. "Basicamente são três passos que compõem o desafio de obter sensores mais eficientes: encontrar o material capaz de ser sensível a determinada molécula, projetar e montar o dispositivo e utilizá-lo para a aplicação desejada. Uma área depende da outra."

  Iolanda, da UFSC: "Desenvolvimento de sensores eletroquímicos empregando nanomateriais"

Participarão da sessão os químicos José Alberto Fracassi da Silva (UNICAMP), Rodrigo Fernando Bianchi (UFOP), e Iolanda Cruz Vieira (UFSC). Cada um tem realizado pesquisas em diferentes aspectos relacionados aos novos materiais e sensores."Fracassi tem um trabalho importante com polímeros e aplicações em Lab-on-a-Chip, Iolanda vai apresentar seu trabalho com nanomateriais para desenvolvimento de sensores e Bianchi falará sobre sensores com materiais luminescentes para fototerapia neonatal", explicou Roselena.


A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Curta a página da RASBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!


Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299