28/01/2016
MCTI institui comitê de busca para diretor do Inpe
Foi publicada no Diário Oficial da União a portaria que cria a instância para subsidiar o ministro Pansera na escolha do novo titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A presidente da SBPC, Helena Nader, participa do comitê
No dia 22/01, foi publicada no Diário Oficial da União a portaria que institui o comitê de busca que irá subsidiar o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, na escolha do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), cujo mandato é de quatro anos.
A instância será presidida por Marco Antonio Raupp, do Parque Tecnológico de São José dos Campos, e tem ainda como membros: Rogério Cézar Cerqueira Leite, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Luiz Bevilacqua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Helena Bonciani Nader, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Reginaldo dos Santos, da Empresa Binacional Alcântara Cyclone Space (ACS). Acesse a Portaria 73/2016.
O processo seletivo é realizado por meio do comitê de especialistas, que recebe e avalia as inscrições dos interessados. A seleção dará origem a uma lista trÃplice a ser encaminhada ao titular do MCTI, que escolherá o diretor entre os três nomes indicados.
Esse sistema foi instituÃdo pelo Ministério para os cargos de direção de suas unidades de pesquisa. Os procedimentos para inscrição de candidaturas para o Inpe ainda serão divulgados.
O atual diretor do Inpe, Leonel Perondi, assumiu o Instituto em maio de 2012, durante a gestão do ministro Marco Antonio Raupp.
Fonte:
MCTI com informações do Inpe
|