03/03/2016
Ministro participa de cerimônia para liberação de recursos para obras em institutos de ciência e tecnologia
Recursos do CT-Infra da Finep somam R$ 100 milhões e serão usados para concluir 91 obras de infraestrutura fÃsica e laboratorial em 31 instituições.
| |
No discurso na Finep, Celso Pansera afirmou que escutar as reivindicações da comunidade cientÃfica é fundamental para o bom andamento dos trabalhos nos institutos de pesquisa.
Crédito: Ascom/MCTI
| |
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, participou nesta sexta-feira (26) de cerimônia na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), no Rio de Janeiro, para liberação de R$ 100 milhões para conclusão de obras nos institutos de ciência e tecnologia (ICTs). Os convênios assinados, que contemplam 91 construções de 31 instituições, revigoram as pesquisas cientÃficas.
"Temos que acreditar que o sistema de ensino e de pesquisa criou massa crÃtica para aprofundar todas as questões, resolvendo os gargalos e, sobretudo, fazendo com que, independente de quem estiver à frente da gestão, as estratégias das instituições não sejam comprometidas. Reunir quem entende do assunto e escutar as reivindicações é fundamental para um bom andamento desse trabalho", disse o ministro em discurso.
As obras aprovadas foram apoiadas em chamadas anteriores do Fundo Setorial de Infraestrutura (CT-Infra), que financia projetos para implantação de infraestrutura fÃsica e laboratorial em universidades, institutos tecnológicos e centros de pesquisa.
Pansera também comentou as negociações de um empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que, segundo ele, possibilitará ao Brasil dar um salto em C&T. O projeto, considerado estratégico para o paÃs, tem três desafios principais: expansão, consolidação e integração do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; apoio ao aumento da capacidade de inovação empresarial; e desenvolvimento e domÃnio de tecnologias crÃticas.
O presidente da Finep, Wanderley de Souza, destacou a importância da liberação desses recursos para que, de fato, haja uma infraestrutura cientÃfica de ponta no Brasil.
"O que estamos consolidando hoje é uma grande vitória para a comunidade cientÃfica. Temos, na Finep, a possibilidade de consolidação dos trabalhos dos pesquisadores, através dos investimentos que são feitos. O cumprimento de obras é de fundamental importância, assim como rever a questão dos investimentos em manutenção de equipamentos, que também é indispensável ao bom funcionamento do trabalho", afirmou.
Também estiveram presentes na cerimônia a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria Paiva, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); o reitor da Universidade do Centro Oeste do Paraná, Aldo Nelson Bona, representando a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); além de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, e presidentes de fundações de apoio das universidades selecionadas.
Fonte: MCTI
|