31/03/2016
Projeto de bolsista do CNPq divulga ciência por meio de vÃdeos
O objetivo é despertar o interesse de meninas pela vida cientifica
O projeto Mulheres Cientistas: promovendo o interesse de meninas na ciência por meio da fÃsica surgiu quando a professora e vice-coordenadora do projeto, Daniela Borges Pavani da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) teve a ideia de discutir na escola e na universidade o porquê da baixa representatividade de mulheres na ciência, do desinteresse de meninas em idade escolar pelas carreiras nos campos de ciência e tecnologia.
Daniela explica que o objetivo foi produzir e testar um plano de ações capaz de impactar de maneira sensÃvel o interesse de meninas pela ciência e sua disposição para perseguir carreiras no campo de C&T. "Desde o inÃcio nos propusemos a enfrentar estas questões onde as primeiras decisões sobre que carreira seguir são tomadas (escola básica) e onde são executadas (Universidade). Neste último caso, sempre nos interessou também discutir a percepção das/dos estudantes e professoras(es) sobre a ocorrência ou não de discriminação de gênero e o impacto sobre a permanência na carreira".
A coordenadora e mais quatro bolsistas começaram a produzir vÃdeos motivacionais que estão disponÃveis no youtube. O conteúdo dos vÃdeos são depoimentos destacando a realização profissional de mulheres nos campos de C&T. Assim, nasceu em parceria com a UFRGS TV o programa "Lugar de Mulher". Os programas estão disponÃveis no canal da UFRGS TV na internet e também no canal de TV que a Universidade passa seus programas (canal 15 da net Porto Alegre).
O projeto é mais um dos 325 aprovados na Chamada 18/2013 - Meninas e Jovens fazendo Ciências Exatas, do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq) e foi desenvolvido ao longo de 2014. Daniela explica que além de produzir o programa Lugar de Mulher com entrevistas com mulheres bem estabelecidas em suas carreiras, em paralelo foram realizados estudos em escolas públicas. O estudos realizado com mais de 300 alunos e alunas do ensino médio e séries finais do ensino fundamental identificou o interesse dos estudantes em ciências e nas carreiras de C&T, dentre os quais se destacou a Astronomia. Após isso, foram realizados debates sobre questões de gênero, palestras e oficinas cientÃficas (em especial envolvendo temas astronômicos) e exposições.
"Como forma de empoderamento e com o objetivo de destacar que as discriminações de gênero ocorrem e que devemos dar voz as meninas e mulheres para que se desenvolvam pessoal e profissionalmente, levamos ao IF 100 meninas da escola, no que chamamos "Jornada de Mulheres na Ciência", para vivenciarem um dia especial. Neste dia elas visitaram os laboratórios de pesquisa do Instituto e participaram de oficinas envolvendo fÃsica e astronomia. Esta atividade teve grande impacto na mÃdia local com reportagens em jornais e TV", explica Daniela.
O projeto continua ativo como programa de extensão da universidade, e já está entrando em sua terceira edição. Em 2016, o programa entrou na grade fixa da TV da universidade e foi contemplado com recursos do edital MEC/Proext para realização de atividades que envolvem oficinas de robótica e de ciências para meninas e meninos de escolas públicas, oficinas de gênero, palestras para o público em geral, debates no Instituto de FÃsica.
Prêmio
Daniela Pavani recebeu no dia 09 de março o Troféu Mulher Cidadã 2016, na categoria Educação da Mulher, concedido pela Câmara legislativa do Rio Grande do Sul. O troféu é uma homenagem às personalidades femininas que se distinguirem na sociedade rio-grandense por relevantes serviços prestados.
A professora do Departamento de Astronomia, do Instituto de FÃsica da UFRGS, graduou-se em FÃsica também pela UFRGS, é mestre em FÃsica e doutora em Ciências, com pós-doutorados realizados na USP e UFRGS. Atua no ensino (graduação e pós), pesquisa (astrofÃsica e educação em astronomia) e extensão. Nessa área, é coordenadora do Programa de Extensão Observatório Educativo Itinerante (OEI), focado na formação continuada de professores em FÃsica, Astronomia e Ensino de Ciências, bem como atividades de divulgação cientÃfica voltadas ao público em geral. É fundadora e, atualmente, vice-coordenadora do Programa de Extensão Aventureiros do Universo, voltado à interação entre professores universitários e docentes de escolas das redes municipais e estaduais, prioritariamente em regiões de vulnerabilidade social, com atividades didáticas voltadas ao ensino de Ciências através da Astronomia. Também fundou e é vice-coordenadora do Programa de Extensão Meninas na Ciência, voltado à discussão sobre as questões de gênero, visando promover, entre meninas e jovens, carreiras cientÃficas.
Para saber mais sobre o projeto acesse: www.ufrgs.br/meninasnaciencia
Fonte:
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
|