28/04/2016
Governo confirma demissão de Pansera. EmÃlia Ribeiro assume MCTI
A ministra interina é secretária executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, se especializou em legislação e tem 30 anos de serviço público
Confirmando as expectativas, Celso Pansera, deputado do PMDB do Rio de Janeiro, não voltará ao comando do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), após votar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, no domingo, 17. Na noite de quarta-feira, 20, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou nota confirmando a saÃda de Pansera e de outros dois ministros do governo.
Dessa forma, Celso Pansera reassumirá seu mandato na Câmara dos Deputados. A pasta de CT&I é comandada, por enquanto, pela secretária executiva, EmÃlia Ribeiro, que já respondia interinamente pelo órgão, desde que Pansera foi exonerado para votação no processo de impeachment.
O ex-ministro atendeu à direção nacional do PMDB. Ele avisou a assessores e amigos mais próximos que, caso retornasse à pasta, estaria contrariando orientação do PMDB. Ao votar contra o impeachment, o deputado honrou seu compromisso com o governo, mas não pretende deixar o partido.
Na mesma nota divulgada na quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff anunciou ainda a saÃda dos ministros Eduardo Braga, da pasta de Minas e Energia; e Helder Barbalho, da Secretaria de Portos da Presidência da República.
Assumirá o lugar de Eduardo Braga, como ministro interino, Marco Antônio Martins Almeida, atualmente secretário de Petróleo, Gás Natural e CombustÃveis Renováveis. Já na Secretaria de Portos, quem assume é MaurÃcio Muniz, atual secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme a nota do Palácio do Planalto.
Perfil de EmÃlia Ribeiro
Bacharel em direito, Ribeiro é servidora de carreira do órgão. Possui 30 anos de experiência no serviço público federal, além de amplo conhecimento em legislação do setor público e gestão pública.
Antes de trabalhar no MCTI, dedicou-se à regulação de serviços e mercados de telecomunicações e radiodifusão por um perÃodo de oito anos. Na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi vice-presidente do Conselho Consultivo, 2005 a 2008. No perÃodo de 2008 a 2012, foi diretora conselheira da agência reguladora.
De acordo com informações do MCTI, EmÃlia participou diretamente da organização e regulamentação da legislação educacional brasileira e da gestão orçamentária de recursos destinados aos programas estratégicos nacionais.
Fonte:
Viviane Monteiro/ Jornal da Ciência
|