25/05/2016
Kurt Wuthrich: um Nobel que veio da fazenda
Vencedor do Prêmio em 2002, por seu trabalho de ressonância magnética nuclear aplicada ao estudo de proteÃnas fará conferência na 39ª RA
|
Prêmio Nobel de QuÃmica de 2002
|
Ele cresceu em uma famÃlia rural, próximo à região suÃça de Emmental, famosa por seus queijos. Entre a fazenda de um avô, e o restaurante e a padaria da famÃlia, cresceu próximo à natureza e à s criações. Desde cedo desenvolveu gosto pelas ciências naturais – aprendeu sobre seres aquáticos em longas horas de observação de um lago particular de criação de trutas. É sócio do mesmo clube de pesca onde Ernest Hemingway se divertia na Nova Zelândia.
Aos 78 anos de idade, Kurt Wuthrich tem muitas histórias. Ele virá à 39ª Reunião Anual da SBQ para contar sobre sua vida acadêmica, que lhe rendeu o Prêmio Nobel de QuÃmica de 2002, pelo uso da ressonância magnética nuclear no estudo de proteÃnas do organismo. Suas descobertas possibilitaram estudar as moléculas em condições próximas à s fisiológicas. No campo da medicina, o achado contribuiu para o desenvolvimento de medicamentos, tratamentos e o entendimento de doenças como Alzheimer, câncer e diabetes.
Em sua conferência Wuthrich deve discorrer sobre a pesquisa ligada à ressonância magnética nuclear, desde o inÃcio do Século 20.
Página de Wuthrich no Nobel
Entrevista para a Revista Fapesp (em vÃdeo)
A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.
Curta a página da RASBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!
Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ
|