14/07/2016
Comunidade cientÃfica manifesta apoio à presidente da SBPC
Instituições como ABC, SBBq e SBQ enviaram cartas de apoio e ressaltaram o trabalho de Helena Nader em prol da educação de qualidade e do desenvolvimento cientÃfico e tecnológico do PaÃs
Representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira de BioquÃmica e Biologia Molécula (SBBq), Sociedade Brasileira de QuÃmica (SBQ), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), entre outras, se juntaram ao conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e manifestaram apoio à presidente da Sociedade, Helena Nader, após as agressões verbais sofridas durante o ato público realizado na quarta-feira (05) na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no campus Porto Seguro, onde está sendo realizada a 68ª Reunião Anual da SBPC. O ato havia sido convocado pela própria entidade que luta pela manutenção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e pela recomposição do orçamento da área de CT&I.
A ABC ressaltou que Nader "tem sido uma incansável batalhadora em prol da educação de qualidade e do desenvolvimento cientÃfico e tecnológico do PaÃs, e merece o respeito e a admiração da comunidade acadêmica e da sociedade brasileira em geral".
Os presidentes da SBBq, Jerson Lima Silva, e da SBQ, Aldo Zarbin, disseram em carta que o PaÃs enfrenta um momento de crise e que a comunidade cientÃfica não podia ficar dividida e correr o risco que a presidente, eleita pelos seus pares, renunciasse sua posição, exatamente por estar defendendo, como sempre o fez à frente da SBPC, um planejamento de estado para a Ciência e Tecnologia e um maior engajamento da ciência brasileira no desenvolvimento da nação.
A Anpei também manifestou apoio à presidente da SBPC, em nota em seu site, informando que ela havia sito "injustamente hostilizada".
Os secretários regionais da SBPC, por sua vez, também apresentaram apoio e solidariedade à Nader, exaltando sua luta incondicional em defesa da polÃtica cientÃfica, educacional e cultural.
Fonte:
Jornal da Ciência
|