11/08/2016
SBQ se manifesta contra cortes de bolsas de Iniciação Científica
Prof. Hernan Chaimovich Guralnik
Presidente do CNPq
Prezado Prof. Guralnik,
É com profunda preocupação que a Sociedade Brasileira de Química recebe o resultado relativo à concessão de bolsas de Iniciação Científica do CNPq para o interstício 2016-2017. O corte médio de 20% no número de bolsas é um grave retrocesso e representa mais um abalo nas estruturas do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), justamente no momento em que toda a comunidade científica está mobilizada contra os sucessivos cortes no orçamento destinado à C,T&I, e reivindicando que este orçamento seja no mínimo recomposto aos valores de 2013.
Todos sabemos da importância da Iniciação Científica na estrutura da C,T&I, por se tratar da base do sistema, onde se incentiva jovens talentos, e se estimula o início de carreiras promissoras. Mas além de uma fonte importante na geração de novos e talentosos recursos humanos, a Iniciação Científica representa também uma significativa parcela da geração de conhecimento, principalmente quando associada a Programas de Pós-Graduação recentes e a grupos de pesquisa ainda não-consolidados, que representam a parcela da comunidade mais afetada com os cortes anunciados.
Na certeza que a Diretoria do CNPq tem consciência dos pontos mencionados acima, e da importância da manutenção (e ampliação) do número de bolsas de IC disponibilizado pela agência, a Sociedade Brasileira de Química solicita que os cortes nas bolsas sejam reconsiderados.
Com os mais sinceros votos de estima e consideração,
Aldo José Gorgatti Zarbin
Presidente da Sociedade Brasileira de Química
|