25/08/2016
Manifesto da SBQ pela manutenção das atividades e da administração do Parque Nacional da Serra da Capivara
A Sociedade Brasileira de QuÃmica manifesta publicamente seu apoio ao trabalho incansável da admirável cientista Niède Guidon, na administração do Parque Nacional Serra da Capivara, e lamenta profundamente o descaso das autoridades responsáveis e a sequência de episódios lamentáveis que resultaram na digna decisão da cientista em se desligar da administração.
É bastante constrangedora a realidade de abandono e desinteresse ao maior e mais importante sÃtio arqueológico do paÃs, cuja organização e estrutura são frutos diretos do trabalho apaixonado de Niède Guidon. Sua dedicação e empenho na conservação e manutenção do parque, bem como os resultados cientÃficos por ela coletados desde suas primeiras incursões no sÃtio no inÃcio da década de 1970, têm reconhecimento internacional, e levantaram importantes contribuições relativas à ocupação do homem nas Américas. O corte de recursos mÃnimos para manutenção do parque representa um duro golpe à ciência, uma demonstração de descaso pelo patrimônio histórico e cultural do paÃs, e um abalo significativo à economia local, que deixará de receber os vários turistas que não poderão mais realizar as visitas diárias ao parque, fechado por falta de recursos.
A Sociedade Brasileira de QuÃmica espera que as autoridades competentes rapidamente se mobilizem para reverter esse quadro desolador, e que a Dra. Guidon possa retornar à s suas atividades, para que o Parque Nacional Serra da Capivara não fique na lembrança, somente como uma menção na cerimônia de encerramento dos Jogos OlÃmpicos Rio-2016.
Aldo José Gorgatti Zarbin
Presidente da Sociedade Brasileira de QuÃmica
|