25/08/2016
Indústria Química debate saúde, segurança de processos e sustentabilidade em São Paulo
16º. Congresso de Atuação Responsável reúne químicos da indústria e representantes do setor público para debater melhores práticas; associados da SBQ terão condições especiais
Com seus 2 milhões de empregos diretos e indiretos e um faturamento anual de 112 bilhões de dólares (10% do PIB industrial do País), a indústria química brasileira é fundamental para todos os setores da economia, que dependem dos chamados produtos químicos de uso industrial. E um dos temas que faz parte do dia-a-dia das indústrias, representadas pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), é como tornar processos mais seguros e sustentáveis.
Em outubro, em São Paulo, a entidade realiza o 16º Congresso de Atuação Responsável, evento que reúne cerca de 500 especialistas e representantes da indústria para debater questões de Saúde, Segurança e Meio-Ambiente e sustentabilidade e celebrar o programa Atuação Responsável®, adotado pela indústria química como ferramenta de melhoria contínua de seus processos. O evento, que tem este ano o tema "Química – Criando soluções para uma sociedade responsável", é realizado desde 1997 e se consolidou como o mais importante da indústria química no que tange as boas práticas em sustentabilidade.
A programação tem sessões plenárias, salas temáticas e mini-cursos. "Temos uma programação diversificada", afirma a assessora de assuntos técnicos da Abiquim, Yáskara Barrilli. As salas temáticas vão discutir de "Patrimônio Genético", a "Atendimento a Emergências", passando por especificidades como "Silicones" e "Solventes de uso Industrial". Segundo a assessora da Abiquim, as discussões aprofundam temas ligados ao mundo do químico dentro da indústria. "Vamos a fundo em algumas discussões. Um exemplo é a presença de representantes do poder executivo e legislativo para debater a Legislação Brasileira de Substâncias Químicas", explica Yáskara.
Associados da SBQ, em dia com a Sociedade, terão preço diferenciado na inscrição. Entre os convidados internacionais, destaca-se o químico suíço Joachim Krueger, vice-presidente global para Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios da Clariant, uma das principais empresas do mundo em produtos químicos especializados. Virão também representantes da indústria canadense e argentina.
Durante o evento serão divulgados os indicadores de desempenho ambiental das indústrias associadas à Abiquim referentes a 2015. Na série histórica (2006 a 2014), o setor tem conseguido ganhos como a redução de 48% na quantidade de resíduos sólidos gerados por tonelada produzida, a redução de 30% nas emissões de carbono por tonelada produzida, a redução da captação de água em 36% por m3 de produto entre outros, ligados também a acidentes de trabalho e transporte.
 |
| Os indicadores de desempenho da indústria química são monitorados no âmbito do Atuação Responsável®. Este gráfico mostra a redução do lançamento de efluentes desde 2006, bem como o aumento na sua reciclagem desde 2009. |
O Programa Atuação Responsável é uma grande iniciativa voluntária da indústria química global. É adotado por empresas em dezenas de países e busca melhorar práticas e padrões e desempenho ambiental, social e de segurança de processos. Foi implementado no Brasil em 1992 e sua adoção é compulsória para empresas associadas à Abiquim. "Nosso atual desafio é estender o Atuação Responsável para pequenas e médias empresas que não são associadas à Abiquim", afirma Yáskara.
Para saber mais:
Site da Abiquim
Programação do Congresso de Atuação Responsável
Texto: Mario Henrique Viana (assessor de imprensa da SBQ)
|