06/10/2016
Embrapii lança Chamada Pública
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), presidida pelo Acadêmico Jorge Guimarães, está lançando a Chamada Pública 01/2016 para seleção de cinco Instituições de Pesquisa CientÃfica e Tecnológica, públicas ou privadas sem fins lucrativos, para constituir Unidades EMBRAPII (UEs). O credenciamento será exclusivo para o segmento da Unidade Candidata responsável pela área de competência definida no Plano de Ação.
A área de competência caracteriza a especialização temática da UE. Ela deve permitir um entendimento claro do seu eixo de atuação para o desenvolvimento de projetos de inovação. Sua delimitação não deve ser tão estrita, de forma a restringir sua atuação e seu mercado, nem tão genérica que configure um conjunto de especializações dispersas.
As áreas de conhecimento a serem selecionadas são as seguintes:
Robótica, mecatrônica e manufatura avançada: aplicações à indústria, biomedicina e defesa; virtualização; sensoriamento e conectividade (M2M); Indústria 4.0 e temas correlatos em robótica, mecatrônica e manufatura avançada.
QuÃmica: quÃmica fóssil; adesivos e tintas; engenharia de processos quÃmicos; insumos para HPPC e temas correlatos em quÃmica.
QuÃmica Verde: biopesticidas; tintas a partir de renováveis; insumos para HPPC; quÃmica analÃtica verde e catálise; quÃmica de produtos naturais; engenharia de processos quÃmicos e bioquÃmicos; bioprocessos sustentáveis; quÃmica orgânica aplicada e temas correlatos em quÃmica verde.
Materiais: compósitos e materiais avançados - terras raras, silÃcio grau solar, nióbio, lÃtio, cobalto, tântalo, tálio, vanádio; nanotecnologia e nanocompósitos; ligas; superfÃcies funcionais e temas correlatos em materiais.
Energia renovável: solar fotovoltaica; eólica; biocombustÃveis; baterias e acumuladores; inversores; integração, controle da rede e temas correlatos em energia renovável.
Biotecnologia, Biomassa e biodiversidade: biotecnologia industrial; engenharia de bioprocessos; sustentabilidade da biomassa; biocombustÃveis; novas tecnologias para biomassa; biossensores; biorrefinaria e temas correlatos em biotecnologia, biomassa e biodiversidade.
Tecnologias de alimentos: embalagens bioativas e inteligentes; novos processos de conservação; novos materiais e temas correlatos em tecnologias de alimentos.
Biofármacos e fármacos: insumos e produtos quÃmicos, vacinas, anticorpos monoclonais e temas correlatos em biofármacos e fármacos.
Para mais informações sobre o processo de seleção, acesse http://embrapii.org.br/chamada-publica-01-2016/
Fonte: Academia Brasileira de Ciências
|