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Boletim Eletrônico Nº 1254

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26/01/2017



CNPq e Ministério do Planejamento assinam Acordo de Cessão do Sistema Eletrônico de Informações


Desde o início deste ano, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) passou a utilizar um sistema eletrônico para tramitação de documentos a fim de agilizar os processos e reduzir significativamente o uso do papel. A iniciativa foi oficializada nesta quinta-feira, 19, em Brasília, com a assinatura do Acordo de Cessão do Sistema Eletrônico de informações (SEI) entre o Presidente do CNPq, Mario Neto Borges e o Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Gleisson Cardoso Rubin.

Fotos: Marcelo Gondim

Como o processo de implantação sendo feito de forma gradual a partir de áreas prioritárias, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) passará a ser o sistema padrão para gestão de pessoas, compras e envio de ofícios, memorandos e pareceres, além dos programas de fomento a projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Com o SEI, todos os processos passarão a tramitar de forma digital, o que, segundo o Presidente do CNPq, Mario Neto Borges "irá reduzir o trabalho institucional, além de agilizar o andamento dos processos". Mario Neto ainda fez questão de mencionar que a redução da "quantidade de papéis" significa a preservação das nossas florestas. "Esta é uma iniciativa que tem, também, seu papel ecológico", concluiu o Presidente.

O Secretário de Gestão do MPDG, Gleisson Cardoso Rubin, destacou "os ganhos" da implantação de um sistema como SEI. Para o Secretario, "aspectos como a sustentabilidade, além da agilidade dos processos e a economia gerada pelo sistema são fatores que demonstram a importância da implantação do SEI".

O Diretor da Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação, Carlos Fortner, fez um breve resumo da implementação do SEI no CNPq destacando a "agilidade" com que a Casa implantou o sistema. Para ele foi impressionante a forma como os "servidores e colaboradores" abraçaram a causa do SEI. "Implantando o sistema em apenas um mês e já replicando o conhecimento adquirido" foi "impressionante", destacou.

A plataforma virtual foi criada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa do governo federal que reúne órgãos e entidades de diversas esferas. A utilização do sistema garante uma série de benefícios, como economia de recursos públicos, preservação ambiental, mais agilidade na tramitação dos processos e transparência, conforme previsto na Lei de Acesso à Informação.

Para sua implantação, o CNPq vem, desde outubro de 2016, elaborando estratégias de sensibilização, capacitação e operação, por meio da criação de um Grupo de Trabalho e do Comitê Gestor, formado por servidores da Agência.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq








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