09/02/2017
Causos da SBQ
Dentre as comemorações do 40º aniversário da Sociedade de QuÃmica no ano de 2017, vamos abrir espaço no Boletim Eletrônico para que nossos associados nos contem causos e/ou fatos pitorescos que ocorreram durante esses 40 anos de existência da nossa Sociedade. A nova Seção, chamada "Causos da SBQ", busca relembrar as memórias felizes desses anos de encontros entre quÃmicos do Brasil desta grande famÃlia SBQ. Caso você seja bom de prosa e queira nos contar uma boa história ocorrida em uma Reunião Anual ou por causa da SBQ, por favor, envie um e-mail para rossimiriam@sbq.org.br. Abaixo, alguns exemplos de causos que foram publicados para comemorar os 30 anos da SBQ:
BOLETIM ELETRÔNICO Nº 732
FATOS PITORESCOS, A HISTÓRIA DO BOM LADRÃO...
Para iniciarmos essa coluna de fatos pitorescos, relacionados aos 30 anos da SBQ, foi selecionada uma nota publicada no Boletim Informativo de Janeiro de 1993.
O acontecido teve inÃcio em 1992 quando dois micros foram furtados do laboratório do então Editor do Boletim, sendo um de sua propriedade e outro da SBQ. O editor tentou de várias maneiras obter financiamento para repor o material, mas por sua surpresa, quando passados 10 meses e diga-se de passagem em uma sexta feira-13, o auxÃlio surgiu... Como num passe de mágica (afinal era sexta feira-13) todos os computadores reapareceram e com uma nota: "Venho por meio desta, por dor de consciência, devolver o fruto do roubo dos micros ocorrido nos últimos 6 meses, e desejo expressar minha vergonha por vil atitude. Peço Perdão"
Pois é... não se fazem mais ladrões como antigamente.
Boletim Informativo da SBQ no 1, janeiro de 1993
BOLETIM ELETRÔNICO NO 733
FATOS PITORESCOS
O fato aconteceu na 27ª Reunião Anual da SBQ e XXVI Congresso Latino Americano de QuÃmica que ocorreu em Salvador em 2004. No calor da organização, não se percebeu que a conferência de abertura começou sem ter na mesa de cerimônia a medalha Simão Mathias que seria entregue ao conferencista Prof. Oswaldo L. Alves. Ao final da conferência o presidente da SBQ falou da homenagem e da entrega de medalha e como não a tinha em mãos, rapidamente sacou a sua caixa de óculos e simbolicamente a passou ao Prof. Oswaldo. Logicamente, no calor dos abraços o presidente disse ao pé do ouvido do homenageado: "Não abre a caixa..."
|
|
Mesmo com fotos e todo o glamour ninguém percebeu o ocorrido. DifÃcil foi logo que terminou a cerimônia o Prof. Oswaldo posar com sua medalha juntamente com vários convidados do exterior, principalmente aqueles que conheceram o Prof. Simão Mathias e que faziam questão de fotografar o homenageado com a medalha.
Paulo C. Vieira
Rossimiriam Freitas
Secretária Geral da SBQ
|