30/03/2017
Herbário virtual recupera quase 1 milhão de imagens da flora brasileira de museus estrangeiros
Um total de 2,3 milhões de imagens está disponÃvel ao público no herbário criado pelo programa Reflora, uma iniciativa do governo brasileiro para repatriar dados e amostras de plantas de museus e instituições localizados fora do paÃs. Oito museus já enviaram imagens para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
|
|
| Repatriamento de imagens já foi feito de oito herbários estrangeiros. Crédito: Ascom/MCTIC
|
As imagens de 2,3 milhões de espécimes da flora brasileira estão disponÃveis ao público no herbário virtual do programa Reflora, uma iniciativa do governo brasileiro para resgatar dados e amostras de plantas brasileiras depositadas em museus e instituições localizados fora do paÃs. Do total, 959 mil imagens foram repatriadas de herbários estrangeiros.
A base fÃsica do Herbário Virtual Reflora está instalada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que é o responsável pelo recebimento, transcrição e padronização de dados e publicação online das imagens. O sistema permite aos taxonomistas realizar novas determinações online, realizar buscas direcionadas, indicar possÃveis duplicatas, salvar o histórico das determinações, gerar relatórios periódicos com novas determinações para instituições parceiras, dentre outras funcionalidades.
O repatriamento de imagens da flora brasileira já foi feito de oito herbários estrangeiros: Royal Botanic Gardens, Kew; Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris; Royal Botanic Garden Edinburgh; Missouri Botanical Garden; The New York Botanical Garden; Swedish Museum of Natural History; Smithsonian Institution e Natural History Museum of Vienna.
O programa Reflora tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq).
Fonte: MCTIC
|