13/04/2017
Brasil volta a ser país-membro do CYTED
Após mais de três anos sem participar das chamadas do Programa Iberamericano de Ciência y Tecnologia para el Desarrollo (CYTED), o Brasil, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), retorna à condição de país membro do Programa.
No período de 2005 a 2014, houve a participação de 399 grupos brasileiros no programa, com a presença de 2.514 pesquisadores e 47 empresas, sendo que 21 projetos foram coordenados por grupos brasileiros.
O CYTED, criado em 1984 e implementado por meio do chamado ACORDO MARCO, é um programa ibero-americano de cooperação multilateral científica e tecnológica voltado à inovação, do qual o organismo signatário brasileiro é representado pelo CNPq.
Os países signatários do CYTED são Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.
Cada organismo signatário é responsável pela gestão do Programa em nível nacional e pela representação de seus países nos seus órgãos de direção. O marco funcional se compõe dos grupos de P&D, Universidades e Institutos de Pesquisa e Centros de P&D de empresas inovadoras dos países signatários que participam segundo distintas modalidades: Redes Temáticas, Projetos de Pesquisa, Projetos de Pesquisa Consorciados e Projetos IBEROEKA.
Atualmente, as Áreas Temáticas componentes do CYTED são Agroalimentação; Saúde; Promoção do Desenvolvimento Industrial; Desenvolvimento Sustentável, Mudança Global e Ecossistemas; Tecnologias de Comunicações e informações; e Ciência e Sociedade.
O orçamento do Programa CYTED é constituído por aportes financeiros dos países participantes, diretamente à Secretaria Geral ou aos gestores de área temáticas e coordenadores científicos do Programa.
A submissão de propostas para obtenção de financiamento do Programa CYTED é realizada em atendimento a editais publicados na Página do CYTED, os quais contêm as informações sobre linhas científicas apoiadas em cada Área Temática, modos de participação e orçamento específico para cada ano, entre outras informações.
Chamada CYTED 2017
Até 27 de Abril está aberta a chamada para participar de redes temáticas do Programa CYTED 2017. Os interessados podem acessar as informações necessárias para apresentar propostas no seguinte endereços: http://www.cyted.org/es/I%2Bd_redes.
O objetivo da chamada é financiar as atividades de coordenação das redes temáticas, que tem um limite de 30.000 euros por ano, a mobilidade dos grupos constituintes, e oficinas de organização, cursos e publicações.
Fonte:
Coordenação de Comunicação do CNPq
|