13/04/2017
IUPAC 2017:
A Química Inorgânica e
suas várias interfaces
Simpósio trará especialistas em diversas áreas de interação com a Química Inorgânica e Estrutural
Talvez uma das principais características da Química Inorgânica é a grande extensão daquilo que se pode fazer por meio de suas interfaces, como Biologia, Química de Materiais, Organometálica, e outras. Foi com essa visão que o Professor Rochel Lago, da UFMG, organizou o Simpósio de Química Inorgânica e Estrutural, que fará parte do 46º. Congresso Mundial de Química, a ser realizado em São Paulo, de 9 a 14 de julho.
"Procuramos escolher os palestrantes de acordo com o impacto acadêmico de suas produções mais recentes, dentro das diversas interfaces da Inorgânica", explica Rochel, coordenador do Simpósio. "Queríamos também ter, se possível, representantes de todos os continentes."
|
| Professor Chris Orvig, da Universidade de British Columbia, no Canadá: "Sempre que fui ao Brasil tive ótimas viagens, tanto do ponto de vista científico, quanto de lazer. Espero que seja assim de novo"
|
O resultado é um Simpósio com 19 palestrantes para sete subtemas, com pesquisadores multidisciplinares, e exemplos de ciência de base e aplicada."A presença dos estrangeiros é uma chance única de conhecer essa Química de fronteira", enfatiza Rochel. "É uma oportunidade de mostrar aos químicos brasileiros que esses 'supercientistas' são de carne e osso, como nós."
Um deles é Chris Orvig, do Departamento de Química da Universidade de British Columbia, no Canadá. Ele é especialista em isótopos radioativos de metais, e vai falar sobre suas pesquisas em novas abordagens para diagnósticos por imagem e tratamentos para o câncer com a utilização desses isótopos.
O Professor destaca a importância da cooperação da academia com a indústria para que as descobertas científicas cheguem mais rapidamente ao dia-a-dia das pessoas. "Em nossa universidade, fundamos um Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos (CDRD - http://www.cdrd.ca/) cujo principal objetivo é diminuir a distância entre os dois setores, pela realização de projetos cooperados", disse ao Boletim SBQ.
Orvig já esteve no País antes e afirmou estar feliz em participar da IUPAC 2017. "Sempre que fui ao Brasil tive ótimas viagens, tanto do ponto de vista científico, quanto de lazer. Espero que seja assim de novo", declarou.
Veja a programação completa do Simpósio de Química Inorgânica e Estrutural:
http://www.iupac2017.org/symposia.php#ic
E a página do Professor Chris Orvig:
https://www.chem.ubc.ca/chris-orvig
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|