04/05/2017
IUPAC 2017: Simpósio de QPN traz especialista em esponjas marinhas
O canadense Raymond Andersen já pesquisou centenas de metabólitos de centenas de espécies e tem quatro candidatos a fármacos em testes pré-clÃnicos
Nos últimos 40 anos o quÃmico Raymond Andersen (Universidade de British Columbia, Canadá) tem estudado esponjas marinhas, com o objetivo de encontrar moléculas com atividades farmacológicas úteis. Quatro das descobertas de seu grupo evoluÃram para testes pré-clÃnicos (fases I, II e III) como fármacos anti-inflamatórios e antitumorais. "As esponjas marinhas têm um potencial maravilhoso para inspirar o desenvolvimento de novos fármacos", afirma Andersen, que será um dos palestrantes do Simpósio de QuÃmica dos Produtos Naturais e Biodiversidade no 46º. Congresso Mundial de QuÃmica (IUPAC 2017), de 9 a 14 de julho, em São Paulo.
|
Raymond Andersen (Universidade de British Columbia): "As esponjas marinhas têm um potencial maravilhoso para inspirar o desenvolvimento de novos fármacos"
|
O Professor fará um apanhado das suas décadas de pesquisa com produtos marinhos bioativos com potencial farmacológico. "Falarei sobre alguns compostos recém-descobertos e sobre a jornada de alguns compostos isolados de esponjas (pelorol e contignasterol) rumo ao fármaco AQX1125, atualmente em testes pré-clÃnicos fase III", revela. "Espero que venha a aprovação para uso humano, mas ainda há um bom caminho e sempre existe a chance de o fármaco não se revelar eficiente em algum ponto."
Andersen graduou-se em QuÃmica em 1969 na Universidade de Alberta (Canadá). Fez mestrado em Berkeley, doutorado em San Diego e Pós-Doc no MIT, em 1975. Tenho colaborações fortes e de longo prazo no Brasil, por isso estou particularmente animado para esta viagem. Espero ter a oportunidade de me encontrar com muitos quÃmicos de diversas regiões para trocar ideias e informações", declara o Professor, que colabora com o Professor Roberto Berlinck (USP-São Carlos), atual diretor da Divisão de Produtos Naturais da SBQ, e recebeu alguns alunos brasileiros para doutorado sanduÃche.
Raymond Andersen, uma das referências mundiais em seu campo de estudos, dividirá a bancada com 14 especialistas em outras áreas de interface da QPN como atividade biológica e farmacológica, ecologia quÃmica, biossÃntese, avanços em protocolos e novas fronteiras ômicas, em um Simpósio organizado no princÃpio pelo Professor Norberto Peporine Lopes (FCRP-USP), presidente sucessor da SBQ, e depois pelo Professor Paulo Cezar Vieira (UFSCAR), ex-presidente da SBQ.
"Será um evento muito bom para os quÃmicos brasileiros no sentido de mostrar novos aspectos da QuÃmica de Produtos Naturais", destaca o Professor Vieira. Em sua visão, o PaÃs tem bons grupos pesquisando na QPN, mas tem potencial para evoluir ainda mais. "O Brasil tem condições de fazer bons trabalhos, mas precisamos de mais desenvolvimento em algumas áreas", avalia.
Para saber mais:
Página de Raymond Andersen:
https://www.eoas.ubc.ca/people/raymondandersen
Artigo recente sobre o tema:
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0006295217302010
Programação completa do Simpósio:
http://www.iupac2017.org/symposia.php#nb
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|