11/05/2017
IUPAC 2017: As contribuições da mecânica quântica à quÃmica no trabalho de Peter Gill
Palestrante no Simpósio de QuÃmica Teórica e Computacional, pesquisador neozelandês trabalhou com Nobel John Pople e aplica equações para entender e prever o comportamento molecular
Mais perto de bites e bytes do que de pipetas e reagentes, o Professor Peter Gill, da Universidade Nacional da Austrália tem feito expressivas contribuições à QuÃmica Quântica, disciplina que, em suas palavras "aplica o conhecimento da mecânica quântica para entender e prever o comportamento molecular". Seu desafio maior é estender os domÃnios da quÃmica computacional para sistemas maiores, complexos, especialmente aqueles de interesse biológico, sem o dispêndio de intermináveis horas de hardwares fazendo cálculos.
|
Peter Gill é um entusiasta da computação, e o software desenvolvido pelo seu grupo de pesquisa deu origem a uma empresa: "O desenvolvimento da quÃmica quântica só foi possÃvel graças à evolução dos hardwares e sua velocidade de processamento, que cresceu 100 mil vezes entre 1991 e 2012."
|
Gill é um dos destaques do Simpósio de QuÃmica Teórica e Computacional do 46º. Congresso Mundial de QuÃmica, a ser realizado em São Paulo, de 9 a 14 de julho. Ele formou-se em Auckland em 1982 e obteve seu doutorado na Universidade Nacional da Austrália. Na Carnegie Mellon University estudou com John Pople (Nobel de QuÃmica 1998, pelo desenvolvimento de métodos computacionais em quÃmica quântica) entre 1988 e 93 e passou por Cambridge e Nottingham.
"QuÃmicos sempre falam sobre o "estado excitado" de moléculas, mas é surpreendentemente difÃcil determinar o número de elétrons que ficam excitados. Minha palestra apresentará um método novo e simples para determinar esse número e também mostrará que o estado excitado de algumas moléculas importantes, como o benzeno e o butadieno foram incorretamente caracterizados no passado", contou Gill em entrevista ao Boletim SBQ.
Gill coordena o grupo de QuÃmica Quântica Teórica, na faculdade de QuÃmica da Universidade Nacional da Austrália. É um grupo razoavelmente pequeno com três doutorandos, três pós-docs e um aluno de iniciação cientÃfica. "Cada pessoa trabalha em um projeto. Por exemplo, um doutorando está desenvolvendo novos métodos para prever o comportamento quÃmico de átomos pesados (actinÃdeos) enquanto um pós-doc está conduzindo cálculos de alta precisão sobre as propriedades de gases de elétrons uniformes", explica o professor.
No inÃcio dos anos 90 Gill criou uma empresa para desenvolver e comercializar um software que utiliza equações fundamentais da mecânica quântica para prever o comportamento quÃmico. "Fiz isso para facilitar a transferência de tecnologia do meu grupo de pesquisa para o mercado. Hoje o pacote Q-Chem é utilizado por milhares de pesquisadores mundo afora, tanto no ambiente acadêmico, quanto governamental e industrial", afirma Gill, um entusiasta da computação. "O desenvolvimento da quÃmica quântica só foi possÃvel graças à evolução dos hardwares e sua velocidade de processamento, que cresceu 100 mil vezes entre 1991 e 2012."
Gill é um entre 12 pesquisadores de seis paÃses diferentes que comporão o Simpósio de QuÃmica Teórica e Computacional. O programa, organizado pelo Professor Watson Loh (Unicamp) e pela Professora Angela K. Wilson (Michigan State University, EUA), é formado por outros quatro sub-tópicos: QuÃmica BiofÃsica; FÃsico-QuÃmica da Auto-Organização (Self-Assembly); Novas Fronteiras em Espectroscopia; e QuÃmica Atmosférica. "É um programa abrangente, em que procuramos trazer nomes relevantes de diversas áreas componentes ou correlatas da FÃsico-QuÃmica", descreve o Professor Loh.
Veja pequena palestra de Peter Gill na Academia Australiana de Ciências:
https://www.youtube.com/watch?v=lCWUG_Odlss&t=323s
Página do Grupo de QuÃmica Quântica da Universidade Nacional Australiana:
https://rsc.anu.edu.au/~pgill/
Página de Peter Gill:
http://chemistry.anu.edu.au/people/peter-gill
Programação completa do Simpósio:
http://www.iupac2017.org/symposia.php#pc
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|