18/05/2017
IUPAC 2017 celebra 40 anos de conquistas da SBQ
Sociedade foi protagonista em marcos da quÃmica brasileira, como o PADCT, os INCTs, o sistema nacional de pós-graduação, o Profqui...
A realização do 46º. Congresso Mundial de QuÃmica (IUPAC 2017) no Brasil marca os 40 anos da SBQ, fundada dentro da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). "Sua criação foi um dos muitos movimentos de organização da sociedade civil brasileira, em oposição ao regime militar iniciado em 1964. A SBPC exercia um papel importante na crÃtica e oposição ao regime e nas suas reuniões anuais ocorriam grandes debates, com repercussão nacional. Vários dos fundadores eram afiliados à SBPC e também à Associação Brasileira de QuÃmica, ABQ. Insatisfeitos com a atuação da ABQ, decidiram fundar uma nova SBQ para que os cientistas brasileiros atuando em QuÃmica e áreas afins fossem representados com vigor nos fóruns cientÃficos e de polÃtica cientÃfica e desenvolvimento", escreveu o professor Fernando Galembeck (Unicamp), no site da SBQ (http://www.sbq.org.br/pagina/sobre-sbq).
Muito mudou nestes 40 anos, seja no ambiente para a pesquisa no Brasil, na tecnologia, ou na estrutura educacional. "A SBQ chega aos 40 anos com uma força impressionante", avalia o professor Aldo Zarbin (UFPR), presidente da entidade. "Nestas quatro décadas tomamos muitas iniciativas e tivemos participação ativa nas discussões e planejamento de diversas ações que fortaleceram demais a quÃmica no Brasil, como o PADCT, os INCTs, o sistema nacional de pós-graduação, o Profqui e outros."
|
Professor Aldo Zarbin (UFPR), presidente da SBQ: a Sociedade está comprometida com o fortalecimento das publicações cientÃficas e educativas, o aumento da representatividade nacional e o protagonismo no ambiente de ciência e tecnologia no Brasil
|
Zarbin destaca o diálogo crescente mantido pela SBQ com variados atores do cenário da ciência e tecnologia no Brasil e no mundo, como a própria IUPAC, o governo, em diversos nÃveis e esferas, a SBPC, a Abiquim... "A SBQ é a entidade representativa da quÃmica brasileira", define.
Outra conquista da SBQ nos anos recentes tem sido sua atuação na área de publicações. A entidade publica quatro revistas cientÃficas. O Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) e a QuÃmica Nova, "duas revistas de altÃssimo valor, que dão suporte aos nossos programas de pós-graduação, e que têm crescido em importância internacional. São revistas que nos dão muito orgulho", descreve Zarbin. A Sociedade publica ainda a QuÃmica Nova na Escola, para professores e estudantes do ensino médio, a Revista Virtual de QuÃmica, que se propõe a ser uma fonte de consulta e de divulgação na lÃngua portuguesa ou inglesa para alunos e professores de graduação e pós-graduação, e os portais QNESC (http://qnesc.sbq.org.br/) e QNINT (http://qnint.sbq.org.br/novo/), dirigidos a estudantes, além do Boletim Eletrônico Semanal. "Todo o material de todas as publicações pode ser facilmente encontrado no site da PubliSBQ", enfatiza o presidente da SBQ.
Em termos regionais, o grande desafio atual da SBQ é fazer com que todo o Brasil se sinta representado pela Sociedade. "Hoje temos grupos fortes de pesquisa em todas as regiões do PaÃs e sócios em todos os estados, coisa que não ocorria há tempos atrás. Tenho ido aos encontros regionais e posso afirmar que o envolvimento dos quÃmicos com a SBQ tem crescido", relata Zarbin.
Sessões Coordenadas e A.G.O. - No 46º. Congresso Mundial de QuÃmica/40ª RASBQ, entre 9 e 14 de julho em São Paulo, a SBQ realizará sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) e sessões coordenadas das suas 13 divisões cientÃficas. "Serão oito apresentações em cada sessão", informa a secretária-geral, Professora Rossimiriam Freitas (UFMG). Será entregue também o Prêmio QuÃmica Nova, concedido a pesquisadores jovens, no começo da sua carreira independente, que prestigiam as revistas da SBQ com o envio de trabalhos de qualidade e transmitam assim esta prática para as novas gerações de jovens cientistas que estão formando. (Veja o ganhador nesta edição do Boletim Eletrônico). "As sessões coordenadas divisionais serão realizadas na quarta-feira, dia 12 de julho, à tarde, a AGO na quarta à noite, e logo após teremos uma grande festa comemorativa dos 40 anos da SBQ, em local que será divulgado em breve", relata Freitas.
Os trabalhos escolhidos para apresentação oral nas sessões coordenadas da SBQ estão sendo selecionados, e os autores serão comunicados a partir da próxima semana.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de Imprensa da SBQ)
|