01/06/2017
IUPAC 2017: Regionais organizam caravanas
Critério para obter apoio no transporte para o Congresso Mundial de QuÃmica é ser sócio da SBQ e estar inscrito no evento
Com pouco mais de um mês para o inÃcio do 46º. Congresso Mundial de QuÃmica (IUPAC 2017), em São Paulo, quÃmicos de todo o PaÃs estão se preparando para aproveitar ao máximo essa oportunidade única. As secretarias regionais da SBQ estão, dentro do possÃvel, organizando caravanas e auxiliando no transporte dos sócios para São Paulo.
|
Professora Elisa Orth (UFPR), secretária regional da SBQ-PR: "Acredito que este incentivo é muito importante porque vai facilitar a ida de muitas pessoas que certamente terão uma experiência inesquecÃvel"
|
"No Paraná já temos 84 pessoas interessadas, todos inscritos na IUPAC e sócios da SBQ", conta a Professora Elisa Orth (UFPR), secretária regional da SBQ-PR, que teve a ideia de buscar financiamento para auxiliar na viagem. É um público diversificado, sendo aproximadamente um terço doutorandos, um terço alunos de iniciação cientÃfica, além de mestrandos, professores de ensino médio e técnicos. Eles vêm de cinco universidades em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Maringá.
"Acredito que este incentivo é muito importante porque vai facilitar a ida de muitas pessoas que certamente terão uma experiência inesquecÃvel", afirma a Professora. "A grande maioria dos sócios que vamos levar estão com trabalhos aceitos para apresentação oral ou em pôster." A logÃstica da caravana ainda não está fechada, mas a secretaria regional está dialogando com os representantes dos alunos e programas de pós-graduação para viabilizar a ida de todos, possivelmente com dois ônibus: um direto de Curitiba e outro do interior.
|
Professora Hállen Daniel Rezende Calado (UFMG), secretária regional da SBQ-MG: "Pudemos financiar esta iniciativa com o saldo positivo deixado pelo encontro regional de 2015 (UFMG).
|
Em Minas Gerais, a secretaria regional, coordenada pela Professora Hállen Daniel Rezende Calado (UFMG), também está organizando uma caravana. "Por enquanto, dos mais de 180 inscritos de Minas Gerais, temos 62 alunos interessados no transporte, de nove instituições de ensino de todo o estado, incluindo a particular Newton Paiva", conta. A Professora Hállen fez uma chamada no Facebook, no final de abril, e rapidamente recebeu muitos pedidos. Assim como no Paraná, o critério é ser sócio da SBQ e estar inscrito na IUPAC. "A SBQ nacional batalhou muito para trazer a IUPAC 2017 para a América Latina, para o Brasil. Não poderÃamos deixar que a crise econômica impedisse nossos alunos de vivenciar esta oportunidade sem precedentes", celebra.
Ela conta que a SBQ-MG fez um levantamento que mostrou que o transporte até São Paulo era o maior limitante, pois para hospedagem os alunos já estavam vislumbrando outras estratégias como a divisão de quartos, hostels, e hotéis mais distantes associados ao uso do metrô. "Pudemos financiar esta iniciativa com o saldo positivo deixado pelo encontro regional de 2015 (UFMG)."
|
Daniela Ribeiro Silva, doutoranda em QuÃmica Teórica e Computacional da UFSJ: "Sem a SBQ eu não poderia participar do evento, a começar pelo desconto na inscrição"
|
Daniela Ribeiro Silva, doutoranda em quÃmica teórica e computacional da UFSJ, é uma das beneficiadas pelo apoio da SBQ-MG. "Sem a SBQ eu não poderia participar do evento, a começar pelo desconto na inscrição", destaca. "Costumo participar dos encontros regionais, mas será a minha primeira vez em um encontro cientÃfico maior. Tenho que ver os nóbeis e tudo que for possÃvel de quÃmica teórica."
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|