08/06/2017
IUPAC 2017: Indústria quÃmica fará eventos focados em inovação
Simpósio "Chemistry for Industry Innovation" e IV Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação trazem representantes das grandes indústrias brasileiras e multinacionais
A indústria quÃmica brasileira participará do 46º. Congresso Mundial de QuÃmica, que será realizado em São Paulo, de 9 a 14 de julho, com dois eventos em que espera a participação maciça de quÃmicos da academia. São o Simpósio QuÃmica para Inovação Industrial e o IV Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação. "Queremos mostrar nossos temas atuais, nossos desafios, obstáculos e preocupações. Queremos trocar ideias, informação, conhecimento. Inovação se faz dessa união entre indústria e academia", declara Fernando Tibau, gerente de Inovação e Assuntos Regulatórios da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria QuÃmica).
A programação dos dois eventos da Abiquim é focada em inovação e tecnologia. "Nos últimos anos tivemos uma reconstrução do ecossistema de inovação no Brasil com a criação dos Institutos Senai e da Emprapii. Temos uma base forte para gerar resultados concretos nos próximos cinco anos", afirma Tibau. A indústria quÃmica brasileira faturou aproximadamente US$ 113,5 bilhões em 2016, sendo a oitava maior do setor liderado pela China.
|
Fernando Tibau, da Abiquim: "Queremos mostrar nossos temas atuais, nossos desafios, obstáculos e preocupações. Queremos trocar ideias, informação, conhecimento. Inovação se faz dessa união entre indústria e academia."
|
O Simpósio terá apresentações de executivos de indústrias como Fibria, 3M e Braskem e também trará visão da academia, pelo Professor José Carlos Pinto, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ. "Procuramos conceber o Simpósio em pequenas seções, principalmente relacionadas ao setor privado, para discutir os temas com o público alvo do Congresso: gestão da inovação, quÃmica sustentável, oportunidades de fomento, biorrefinaria, relacionamento indústria-universidade, e indústria de baixo-carbono", explica o executivo da Abiquim.
O Seminário de Tecnologia e Inovação é composto por quatro painéis, cada um com quatro a cinco integrantes, com pequenas apresentações seguidas de mesa-redonda
O painel 'Soluções Tecnológicas da QuÃmica para o Setor de Óleo & Gás' debaterá os avanços tecnológicos nesses segmentos e já tem confirmada a participação do coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Óleo & Gás da Oxiteno, Guilherme Fonseca; do chefe de Serviços Técnicos da Clariant para América Latina, Antonio Pedro Oliveira Filho; do pesquisador sênior e gerente de Desenvolvimento de Negócios do setor de Óleo & Gás da Solvay, Eder Torres; do engenheiro quÃmico da Petrobras, Rodrigo Pio; e do diretor executivo de Saúde, Segurança e Regulatórios da Amyris, Giani Valent.
Para debater a adequação dos marcos regulatórios, o investimento e a formação de profissionais voltados para as necessidades da bioindústria, será realizado o painel 'Desafios da Biotecnologia Industrial no Brasil', com a participação da gerente da American Chemical Society no Brasil, Denise Ferreira; do presidente executivo da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI), Bernardo Silva; e do diretor de Pesquisa e Inovação da Solvay, Gabriel Gorescu.
O painel 'O Setor QuÃmico e a Indústria 4.0' promoverá um debate sobre a aplicação em larga escala da digitalização no processo industrial. O painel contará com a participação internacional do professor e doutor da Sociedade de Engenharia QuÃmica e Biotecnologia da Alemanha (Dechema), Willie Meier; do responsável pela Indústria Eletrônica na América Latina e Produtos Industriais no Brasil da IBM, Luis Arouche; do gerente geral da Ecolab, Jatyr Drudi Junior; e do vice-presidente de Serviços Técnicos da Basf para América do Sul e vice-presidente tesoureiro da VDI-Brasil, Willi Nass.
E finalmente o painel 'Venture Capital como Mecanismo de Fomento à Inovação' abordará sistemas de captação de recursos financeiros para inovação. Participarão a gerente executiva da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), Ângela Ximenes; o diretor da gestora Inseed Investimentos, Alexandre Alves; o gerente de Marketing Digital da Basf na América Latina, Almir Araújo; o CEO da OXI Ambiental, Juliano Andrade; e o diretor da I.Systems, Igor Santiago.
Para Fernando Tibau, a realização do Congresso Mundial de QuÃmica no PaÃs mostra a importância da QuÃmica para o Brasil, e do Brasil para a QuÃmica. "Esperamos que do evento surjam ideias novas, mecanismos de apoio e fomento à inovação em quÃmica no Brasil. Para inovar temos que ter todos os atores juntos."
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|