.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1275

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



22/06/2017



Brasil na liderança em participação feminina na pesquisa científica


Um novo estudo produzido pela Elsevier analisa questões de gênero na pesquisa científica mundial

Em colaboração com a Academia Brasileira de Ciências e com o GenderInSITE, a Elsevier, editora com foco nas áreas de ciência e saúde, lança, no dia 22 de junho, no Rio de Janeiro, o relatório "Gender in the Global Research Landscape", que promove a discussão sobre questões de gênero na pesquisa. Aberto ao público, o evento será realizado às 14h30, na Academia Brasileira de Ciências.

Com base em fontes de dados de alta qualidade, experiência analítica e uma metodologia única de identificação de gênero, o "Gender in the Global Research Landscape" mede o desempenho da pesquisa e representação de gênero ao longo de 20 anos, em 12 países ou regiões geográficas e 27 disciplinas.

"A participação das mulheres na pesquisa tem progredido, embora de forma incremental e desigual. Esse é um sinal de que os esforços para encorajar as mulheres a se envolverem em pesquisas, inclusive nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, em inglês), estão dando resultados positivos", afirma Dante Cid, Vice-Presidente de Relações Acadêmicas para a América Latina da Elsevier.

O relatório se baseia nos dados do SciVal e Scopus, da Elsevier, combinados com dados de nomes de mídias sociais, onomástica aplicada e Wikipedia. As análises foram ainda enriquecidas por contribuições de organizações e indivíduos de diversas regiões, como a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, sigla em inglês).

"Muitas discussões sobre a disparidade de gênero carecem de evidências, e esta lacuna torna difícil executar intervenções e políticas eficazes. Com este relatório, trazemos uma visão empírica a estas discussões. Esses dados podem ser usados por gestores de pesquisa, agências de fomento e áreas de governo que trabalham em temas críticos em STEM", diz Dante.

Este relatório é uma continuação do relatório inovador de 2015 da Elsevier, o "Mapping Gender in the German Research Arena", e reflete uma das várias iniciativas de gênero pelas quais a Elsevier apoia, isto é, o quinto objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas ("Alcançar a igualdade de gênero e o fortalecimento de todas as mulheres") e a Declaração de Princípios e Ações do Conselho Global de Pesquisa: Promovendo a Igualdade e o Status da Mulher na Pesquisa do Conselho Global de Pesquisa. Para participar do evento no dia 22 de junho, na Academia Brasileira de Ciências, basta se inscrever neste link.

Para fazer o download de uma cópia do relatório, visite Elsevier's Gender and Science Resource Center.


Fonte: Flávia Menna Barreto








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299