05/10/2017
Encontros regionais se aproximam
Final do ano marca a realização de eventos da SBQ em todas as regiões do Brasil. O primeiro será no EspÃrito Santo
O último trimestre do ano será um perÃodo de intensas atividades na comunidade quÃmica do Brasil. De outubro a dezembro serão realizados encontros regionais da SBQ em quatro regiões do PaÃs. O Centro-Oeste terá seu encontro em março do ano que vem.
"Os encontros regionais são fundamentais porque estão próximos do associado. Muitas vezes são a porta de entrada dos estudantes, sobretudo de graduação, no mundo dos congressos cientÃficos. São espaços em que estudantes podem apresentar seus trabalhos e discuti-los com colegas. Isso ajuda a criar o hábito cientÃfico", afirma o presidente da SBQ, professor Aldo Zarbin (UFPR). "Outro ponto importante é que estes encontros discutem problemas regionais, que muitas vezes não podem ser discutidos em um evento nacional, de maior porte." Zarbin foi convidado para proferir conferências de abertura no Rio e Minas, e palestras em Roraima e no Sul (veja lista completa dos eventos regionais aqui: http://boletim.sbq.org.br/images/3003.png)
A temporada será aberta com o VI ENCAQUI-SBQ ES, Encontro Capixaba de QuÃmica, que será realizado em Vitória, de 29 de outubro a 1 de novembro, com o tema: "QuÃmica e sociedade: a ciência a favor da qualidade de vida". Nove pesquisadores de universidades de outros estados, e dois pesquisadores da iniciativa privada (das empresas Fibria e Celulose Nipo Brasileira) estão confirmados. "Será um evento excelente, mesmo com a crise tendo afastado parte do público", avalia o secretário regional da SBQ e coordenador da comissão organizadora, professor André Romero da Silva (IFES). Estão inscritos até o momento 240 participantes e mais de 100 trabalhos. "Em 2015 tivemos 400 participantes. Já prevÃamos uma queda para este ano."
|
|
| Prof. André Romero da Silva (IFES): "Com o passar dos anos e a consolidação do ENcaqui, agora bienal, UFES e IFES se aproximaram, e o EspÃrito Santo vem conseguindo melhorar o ambiente de pesquisa. Este ano fizemos um grande esforço para trazer pesquisadores de renome, e a comunidade está motivada para o evento."
|
Romero conta que antes do primeiro Encaqui, em 2008, era mais difÃcil o intercâmbio entre estudantes e pesquisadores do estado. "Com o passar dos anos e a consolidação do Encontro, agora bienal, UFES e IFES se aproximaram, e o EspÃrito Santo vem conseguindo melhorar o ambiente de pesquisa. Este ano fizemos um grande esforço para trazer pesquisadores de renome, e a comunidade está motivada para o evento."
No Rio de Janeiro o XVI ERSBQ-RJ surpreendeu os organizadores pela grande procura. "Imaginávamos um número em torno de 300 participantes, mas teremos 600", conta o professor David Rodrigues da Rocha (UFF), secretário regional da SBQ e coordenador da organização do evento, que será realizado, pela primeira vez, na PUC-Rio. "Acredito que este número seja resultado de um intenso trabalho de divulgação, por redes sociais, mala direta, e com o apoio de coordenadores dos diversos PPGQs do Estado."
|
|
| Professor David Rodrigues da Rocha (UFF): grande procura do público exigiu ampliação da grade cientÃfica do ERSBQ-RJ
|
A grande procura fez com que os organizadores do evento ampliassem a grade cientÃfica previamente planejada. "IncluÃmos sessões de quÃmica de materiais, de produtos naturais e ensino de quÃmica, diante do grande número de trabalhos inscritos nessas áreas", explica o professor. "Também abrimos, pela primeira vez, a possibilidade de estudantes apresentarem seus trabalhos oralmente, em sessões coordenadas."
Assim como no ENCAQUI-SBQ ES, o evento do Rio terá a presença de pesquisadores de diversos estados e a participação da iniciativa privada. "A Souza Cruz participará, e ainda buscamos mais duas empresas que tenham interesse e assunto para compartilhar com a comunidade quÃmica", avisa Rocha.
Para Silvio do Desterro Cunha (UFBA), secretário adjunto da SBQ, a questão financeira é o grande desafio para a organização desses eventos. "Nunca é fácil organizar um evento, e em tempos tão esquisitos como o que estamos vivendo, em que o orçamento das agências de fomento para financiamento de pesquisa em geral está praticamente inexistente, fica ainda mais difÃcil", observa. "Mas os secretários regionais esbanjam compromisso e competência, então estou otimista."
Página do VI ENCAQUI SBQ ES: https://www.encaqui.com/
Página do XVI ERSBQ RJ: http://www.metaeventos.net/sbqrio2017/
Página do XXIV SBQ Sul: http://www.sbqsul2017.com.br/
Página do II ERSBQ CO: https://seedmol.wixsite.com/iiersbqco
Página do XXI ERSBQ MG: http://xxxiersbqmg.unifei.edu.br/sgea/pg/index
Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de Imprensa da SBQ)
|