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19/10/2017



Diretora de Avaliação da CAPES discute integridade acadêmica


A diretora de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Rita Barradas Barata, afirmou na manhã desta terça-feira, 17, que a questão da integridade acadêmica e das boas práticas no meio científico somente alcançarão o patamar de importância que lhes é devido com uma mudança de comportamento e pensamento. "Não será a disciplina de integridade científica na grade curricular que resolverá o problema da originalidade e qualidade na produção do conhecimento, mas sim o exemplo e a exposição de alunos e pesquisadores a situações íntegras", afirmou Rita.

Evento discutiu necessidade de adoção de políticas de educação na área de integridade acadêmica (Foto: Vinícius Tristão - CCS/CAPES)

A declaração foi dada durante mesa-redonda no evento "Integridade Acadêmica: Originalidade e Qualidade na Produção de Conhecimento", que reuniu jornalistas, profissionais e interessados na área com o objetivo de discutir o papel da educação na garantia de originalidade e qualidade na produção acadêmica.

A diretora ressaltou a importância da relação orientador-orientado como forma de prevenção de más condutas. "Não se trata de adquirir títulos, mas sim de criar competências nos alunos, por meio da dedicação de mais tempo à orientação e da proposição de exercícios que conduzam o aluno a um engajamento, por exemplo", disse.

Para Barradas, agências de fomento como a CAPES devem estimular e divulgar esse tipo de discussão. "Precisamos ter uma cultura que torne mais visível esse tipo de problemática. A cultura brasileira de que não existe punição deve ser abandonada. Temos uma série de campos nessa área que precisam ser discutidos para que desenvolvamos a consciência clara do prejuízo que essas condutas trazem", completou.

Diretora ressaltou a importância da relação orientador-orientado como forma de prevenir más condutas científicas (Foto: Vinícius Tristão - CCS/CAPES)

Também foi discutida no evento a necessidade de adoção de políticas claras de ação, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), que definam as formas de educação, prevenção e punição ao plágio, ao falseamento de bibliografia, à fabricação de resultados e a outras más condutas científicas.


Fonte: Gisele Novais – Brasília – CCS/CAPES








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